Access manda bem na web

O problema maior do access não é quanto ao volume de dados que ele aguenta, já vi bases enormes em Access (1+ giga) e que funcionavam.

Access é trivial você ter dados corrompidos e problemas de concorrencia. A escalibilidade é quase zero. Se o teu site espera um número considerável de acessos, você vai precisar de um banco de dados de verdade.

Fora isso o driver Java pra ele é da pior qualidade, a ponte JDBC:ODBC só deve ser usada como último recurso, quando não tem opção melhor.

se eu só tivesse access eu mudaria de provedor, se fosse obrigado a permanecer eu usaria arquivo texto!!! :evil: :evil: :evil:

[quote=doglino]me expressei mal em um ano é improvável que que ele armazane 1000.000 de registros…
[/quote]

Rapaz, se você quer uma solução meia-boca, porque você vai ter menos trabalho de implementar ela, vai de Acess mesmo.

Só não reclame dos resultados e da “facilidade” de manter uma seboseira dessas.

sabe galera é a minha “primeira vez” depois eu implemento uma solução mais robusta

Lixo por lixo, use Access :wink:
[/quote]

Bem, acho que vou acabar sequestrando a thread, mas lá vai: Prevayler é muito superior ao Access e disso não tenho dúvida. Prevayler é uma implementação decente (não perfeita, obviamente) de prevalência enquanto Access é uma implementação sem-vergonha de banco de dados.

Prevalência de objetos funciona muito bem para sistemas pequenos e dá muito menos trabalho do que uso de banco de dados relacionais. Já fiz projetos pequenos - e de verdade - com o Prevayler, como, por exemplo, um aplicativo central que fazia testes de performance em implementações diversas de JVMs, coletava os dados e disponibilizava diversas formas de análise, e posso dizer que terminei o que tinha de fazer muito mais rápido do que se tivesse usado um banco de dados relacional e tive uma performance mais do que satisfatória para o que queria fazer.

Contudo, daí a dizer que eu usaria Prevayler em sistemas com milhões de transações, onde os dados devem ser compartilhados ou outras situações em que os dados tem uma importância maior e devem viver muito mais que a aplicação, é outra história. Como sempre, cada tecnologia tem a sua aplicabilidade.

Bom, eu nao tenho nada contra SQL ou banco de dados relacionais, mas tenho um fortissimo problema com falta de interesse por parte do(s) desenvolvor(es) de prover qualquer meio de consulta de dados que preste (e nao simplemente jogar xpath ou afins na cara).

Tambem tenho varios problemas em conseguir enxergar produtividade e eficiente nas acoes de mgiracao manual de objetos - uma tarefa bastante error prone e que a demora para executar eh proporcional ao tamanho dos dados ao quadrado.

Eu concordo que pegar uma entidadezinha e dar um save() nela eh bem mais facil que lidar com algumas instrucoes sql, mas o tanto que mexi e o monte que vi, que foge desse padrao, foi bem caotico.

Ate o Prevalence.NET, que eh mais bem feito que o Prevayler, alem de contar com ferramentas melhores para migracao de objetos, torna-se dificil de trabalhar / manter.

De qualquer maneira, concordo com vc sobre “cada caso eh um caso”.

Rafael

Também não tenho nada contra SQL e bancos de dados relacionais e trabalho a maior parte do tempo com eles. Com respeito à consulta, JXPath funcionou bem pra mim e OGNL funciona bem pra outras pessoas mas é óbvio também que faz falta um “Enterprise Prevayler”.

Eu nunca migrei o banco para os projetos em que usei Prevayler. serialVersionUID resolveu meus problemas na época, mas concordo que se você não faz isso no começo, deve ficar totalmente inviável mexer com o Prevayler.

Pra fechar a resposta pro amigo…

[quote=http://www.bluetech.com.br/]Microsoft OLE DB Provider for ODBC Drivers error ‘80040e4d’

[Microsoft][ODBC Microsoft Access Driver] Too many client tasks.

/top.asp, line 5[/quote]

Desculpe a ingnorancia da pergunta :mrgreen: .

Mas pq piada de mal gosto, pelo pouco que vi do conceito, parece ser interessante. Como não conheco todo o funcionamente, não posso defender nem cruficiar. Louds, pq você acha uma piada de mal gosto ?

[]´s

Bom, já que poucos se posicionaram objetivamente sobre a minha questão, vou inferir o seguinte:
Access pode ser usado nos seguintes casos:
Poucos clientes, baixo volume de dados…

[quote=rogeriop80]
Desculpe a ingnorancia da pergunta :mrgreen: .

Mas pq piada de mal gosto, pelo pouco que vi do conceito, parece ser interessante. Como não conheco todo o funcionamente, não posso defender nem cruficiar. Louds, pq você acha uma piada de mal gosto ?

[]´s[/quote]

O prevayler funciona para alguns casos específicos apenas, para todo o resto é uma bomba. Além disso exige que o programador crie comandos de alteração infaliveis, ou corre o risco de corromper os dados. O prevayler é vendido como solução para todos problemas de persistencia que existe e isso é uma piada de mal gosto.

Vale lembrar que a premissa deles é uma mentira, que memoria vem cada vez ficando mais barata e isso vai permitir usarmos só ela para os dados. O fato correto é que o armazenamento segundário (HD) está ficando barato mais rápido e os sistemas estão cada dia usando quase que exponencialmente mais espaço de armazenamento.

Por exemplo, eu estou em um projeto que a análise inicial sugere que vamos ter algo em torno de 500mil registros adicionados por dia, e precisar manter uma base historica de, pelo menos, 10 anos. Isso são +/-1 bilhão de registros, algo como 80 GBs de disco.

Se formos usar prevayler já podemos descartar usar Opterons, já que essas porcarias só endereçam ate 64GBs de memoria física. Você tem idéia de quanto deve custar um brinquedinho com tudo isso de ram?

A tendencia hoje é os sistemas que são realmente uteis precisarem de bases de dados muito grandes, varios gigabytes.

Olá

E como eu disse antes: backups freqüentes porque com poucos ou muitos dados de vez em quando poderá perde-los como aconteceu comigo há uns 6 anos atrás (quando eu era mais bobo e acreditava no Access).

[]s
Luca

em 1997 eu fiz um sistema com VB/Delphi banco Access gigantesco, e nao tive problemas, com Web não me arriscaria fazer, mas se for poucas informacoes ai tudo bem.

Mais barato sim.Mas ainda está leeeerdo. :mrgreen:

Porcaria é quem lhe disse que os Opterons só endereçam 64GB de memória física.O problema são com a maioria dos SO´s que não sabem lidar com isso.Como o Win/2003, alguns Linux que possuem o PAE(Physical Address Extension em 36bits=64GB).Mas parecem que vão mudar/estão mudando para até 1TB.
Em tempo:
Os primeiros Opterons endereçavam 40 bits físicos(1TB) e 48 virtuais(256TB), que com a nova arquitetura AMD64 ISA são 52 bits físicos 4096TB e 64 virtuais 16 384 TB.O problema são os SO´s endereçarem isso e qualquer placa mãe para mais de 16GB de RAM(mesmo para servidores) é proibitiva.

Ato falho, confundi o AMD64 com os xeon com PAE, que esses só vão até 64GB.

Quanto ao fato de memoria secundaria ser lenta, bom, caching existe para isso, hoje montar cluster com 10 máquinas dual/8giga de ram custa muito menos que um 16-way/32GB ram.

Ao que me parece, todo usuario do prevayler desconhece o fato de que caching distribuido funciona e permite ter performance de primeira sem uma geladeira de milhões de dólares.

Mas o correto mesmo, é largar mão de ser mão de vaca :evil: e partir para alguma coisa mais decente do que prevalyer e Access.

:arrow: Um conselho, se quiser arriscar bota um servidor bem configurado e que tenha tudo que você precisa :wink: e speedy dinamico(caso seu dinheiro for curto) com um www.noip.com e aponte o domínio para seu “ip fixo” :lol:

Temos que parar de dizer que tem como fazer gambiarra, devemos fazer algo decente :!:

Nem Prevayler nem Access, use o Db4o, só um arquivo e pronto :mrgreen:

http://db4o.com/

Você não vai encontrar nada mais fácil que isso.

[quote=farribeiro]:arrow: Um conselho, se quiser arriscar bota um servidor bem configurado e que tenha tudo que você precisa :wink: e speedy dinamico(caso seu dinheiro for curto) com um www.noip.com e aponte o domínio para seu “ip fixo” :lol:

Temos que parar de dizer que tem como fazer gambiarra, devemos fazer algo decente :!:[/quote]

E como rodar um banco de dados aberto na internet atraves de uma maquina em endereco dinamico e acessada via noip.com deixa de ser uma gambiarra, exatamente? :mrgreen:

[quote=cv]
E como rodar um banco de dados aberto na internet atraves de uma maquina em endereco dinamico e acessada via noip.com deixa de ser uma gambiarra, exatamente? :mrgreen:[/quote]

Esta mais como uma alternativa e se bem que bem configurado, não lhe irá trazer problemas. :thumbup:

Que eu saiba Access é monousuário, desktop. Se um banco vai ser acessado por múltiplas pessoas, é melhor usar um servidor de banco de dados, que é apropriado para isso, não?