Este é o meu primeiro tópico aqui no fórum, pq tb sou iniciante em Java e me interessei a pouco tempo, por causa de uma dúvida que eu tenho. É possível desenvolver um aplicativo em J2ME para transmitir sinais a partir do celular, para outro celular? Como se fosse um walkie talk. Não posso usar bluetooth, teria que ser a mesma frequência que o aparelho usa, por exemplo 950 Mhz. E gostaria tb de saber se alguém já fez algo parecido. Eu sou bem novo em java, sei programar em outras linguagens, sou avançadíssimo em Action Script, do Flash, e sei o básico de C++ e C, mas Java eu nunca programei nada, nem um Hello World. Se possível, tb queria saber o código do Hello World, e su explicação, só pra ver como é a linguagem. Estou escrevendo meio estranho, cheio de pontos, pq são 3:00 da manhã, hehehe, mas acho que deu pra entender. O objetivo seria ligar, mais especificamente enviar uma mensagem de texto a partir de um celular para outro, usando o celular como um transmissor. Eu teria que enviar a mesma sequencia de sinais que a torre de antena envia para o celular receptor, então tb precisaria decodificar através de algum aparelho, e agora enquanto escreve isso tive uma idéia, é possivel saber o que está sendo recebido pela antena do celular através de um aplicativo em J2ME? Tipo, quando eu recebo uma ligação ou uma mensagem no celular, o aplicativo pegaria tudo e guardaria em algum arquivo, isso é possível? Vlw ae, e desculpem pelo texto complicado cheio de pontos vou dormir
Ah, e que livros vcs recomendam para eu estudar, peincipalmente nessa área em que eu tenho que saber sobre como o celular funciona, redes, frequencias, canais, etc?
Caro colega, J2ME é bastante limitado quanto a acesso ao hardware, e realmente não é possível.
Se fosse possível as operadoras estariam falidas, não acha?
A menos que você mexa nos fontes SO do aparelho, e coloque o SO alterado em seu celular.
Abraço
É possível desenvolver um aplicativo em J2ME para transmitir sinais a partir do celular, para outro celular? Como se fosse um walkie talk
Walkie-talkie? Compre um, ou assine um Nextel.
Os celulares normalmente são bitolados demais, e cheios de restrições para que você possa usá-los como rádio digital.
Ou seja: para usar um celular como rãdio digital, é necessário operar em uma freqüência que não é a mesma em que o celular costuma operar, e na verdade você precisa estar autorizado para isso (walkie-talkies usam uma outra freqüência.)
Os Nextel trabalham em outra freqüência que não os celulares e estão submetidos a uma regulamentação diferente.
Para operar em outra freqüência, é necessário alterar o hardware, não somente o firmware (ou seja, a programação do aparelho que é mais ou menos como se fosse o “sistema operacional”).
[quote=npereirajr]Caro colega, J2ME é bastante limitado quanto a acesso ao hardware, e realmente não é possível.
Se fosse possível as operadoras estariam falidas, não acha?
A menos que você mexa nos fontes SO do aparelho, e coloque o SO alterado em seu celular.
Abraço[/quote]
Blz, e como que eu mexo no SO do aparelho? Em que linguagem foi produzido? Eu sei que isso é possível, pq eu já vi alguns celulares com SO modificados, aliás, não modificados, mas com outro SO. SO (sistema operacional), no caso do celular, é firmware né?
[quote=thingol]
É possível desenvolver um aplicativo em J2ME para transmitir sinais a partir do celular, para outro celular? Como se fosse um walkie talk
Walkie-talkie? Compre um, ou assine um Nextel.
Os celulares normalmente são bitolados demais, e cheios de restrições para que você possa usá-los como rádio digital.
Ou seja: para usar um celular como rãdio digital, é necessário operar em uma freqüência que não é a mesma em que o celular costuma operar, e na verdade você precisa estar autorizado para isso (walkie-talkies usam uma outra freqüência.)
Os Nextel trabalham em outra freqüência que não os celulares e estão submetidos a uma regulamentação diferente.
Para operar em outra freqüência, é necessário alterar o hardware, não somente o firmware (ou seja, a programação do aparelho que é mais ou menos como se fosse o “sistema operacional”).[/quote]
Cara, obrigado pela sua ajuda, mas walkie talkie foi só um exemplo. Isso teria 1001 utilidades, não apenas essa. Tb não quero usar outra frequencia, quero usar as mesmas que o celular usa, de fábrica. Vcs já viram esse vídeo?:
Se não for assim, como ele fez? Por bluetooth não é. Ah, e não é só pq eu vi um videozinho e achei legal e quero fazer igual pra falar que eu sou uma hackerzinho fundo de quintal, não. A idéia que tenho não é essa. Eu queria era aprender a fundo programação, e lógica dos celulares, pq acho que essa é uma área que promete, além de eu adorar programação. E o exemplo máximo que eu consegui achar do que eu posso fazer é o que está nesse vídeo. Lógico que tb achei genial, mas a idéia é essa que eu falei.
Vlw a todos, vcs já me ajudaram bastante, sério mesmo! Já fizeram eu dar o primeiro passo, que é ssaber por onde eu devo começar. Pelo SO do celular.
EDIT:
Eu estava pensando, será que eu não poderia construir um celular e o programasse? Sem visor colorido nem nada, só um lcd, um pouico melhor do que aqueles de caluculadora, para não complicar. Que não usasse SIM tb, que só trabalhasse na frequencia do celular e que enviasse os sinais que eu mandaria ele enviar. Sem receptor, basico mesmo. Alguém entende de eletrônica ae? Eu programaria ele em C, codificaria os sinais e mandaria para os celulares que eu pedisse. Mas eu estava lendo esse artigo, e pelo que eu entendi existe uma central que distribue uma espécie de código para o celular, para ser identificado. Se alguém tiver uma interpretação melhor, por favor, explique, pq eu não sou muito bom em interpretação de textos, principalmente em inglês:
Impossível meu amigo. O Vídeo, ou é trote, ou é bluetooth, pois apenas com bluetooth poderia atingir todos os celulares naquela distância pequena.
Analise. Para você enviar uma mensagem de 1 celular para outro, você precisa acessar 1 antena, certo? Você acha que é qualquer antena? Não é! É a antena da sua operadora. Quando o seu celular clandestino inventado fosse mandar a mensagem, a sua mensagem iria para todas as antenas, de todas as operadoras. Mas apenas a operadora do número origem é que capta a mensagem, as outras simplesmente ignoram. Assim sendo, seu celular clandestino, por não fazer parte de nenhuma operadora, teria os sinais ignorados por todas as antenas, de todas as operadoras.
Mesmo se você consrguisse colocar um chip, e um núemro de alguma operadora nele, todo o tráfego entre seu número e os outros celulares seriam tarifados normalmente pela operadora. Assim, não teria vantagem alguma.
Se você quer aprender, comece com aplicações básicas J2ME, depois Symbian, e assim vá aumentando seu conhecimento.
Abraço.
A demonstração do filme do YouTube mostra na verdade um vírus que se propagava via Bluetooth e que permitia fazer esse tipo de coisa (fazer um spam de mensagens de celulares em uma mesma área).
Parece que os aparelhos novos já não são mais suscetíveis a esse tipo de coisa, mas se você tem um aparelho antigo com Bluetooth pode ficar esperto, porque pode haver alguém que ainda tente passar esse tal vírus.
pessoal sou novo em j2me o que seria Symbian alguem poderia me dar um dica !!!??
Uma idéia interessante, já que você necessita trabalhar com um nível mais baixo do O.S. do celular, seria você adquirir um celular com Linux (exemplos: Motorola V8 e Motorola Z6), talvez com eles você consiga um acesso menos restrito ao hardware do aparelho.
Symbian, é o SO que funciona em vários modelos de celulares de várias marcas, como a Nokia.
Você escrevendo sua aplicação em J2ME, você fica restrito a muitas coisas, como disponibilidade de JSR no modelo do celular para poder fazer alguma coisa, etc, etc.
Se você escreve sua aplicação em Symbian C++, você tem liberdade pra deitar e rolar no celular.
Mas é mais difícil de aprender. E uma aplicação feita em Symbian, só roda em celulares que rodem esse SO.
Abraço.
[quote=npereirajr]Impossível meu amigo. O Vídeo, ou é trote, ou é bluetooth, pois apenas com bluetooth poderia atingir todos os celulares naquela distância pequena.
Analise. Para você enviar uma mensagem de 1 celular para outro, você precisa acessar 1 antena, certo? Você acha que é qualquer antena? Não é! É a antena da sua operadora. Quando o seu celular clandestino inventado fosse mandar a mensagem, a sua mensagem iria para todas as antenas, de todas as operadoras. Mas apenas a operadora do número origem é que capta a mensagem, as outras simplesmente ignoram. Assim sendo, seu celular clandestino, por não fazer parte de nenhuma operadora, teria os sinais ignorados por todas as antenas, de todas as operadoras.
Mesmo se você consrguisse colocar um chip, e um núemro de alguma operadora nele, todo o tráfego entre seu número e os outros celulares seriam tarifados normalmente pela operadora. Assim, não teria vantagem alguma.
Se você quer aprender, comece com aplicações básicas J2ME, depois Symbian, e assim vá aumentando seu conhecimento.
Abraço.[/quote]
E se eu enviasse a mesma coisa qoe a torre envia? Não a mesma coisa que o meu celular enviaria para a torre, mas o que a torre enviaria para o celular receptor? Vc não concorda que o celular receptor interpretaria o sinal que chegou como uma mensagem vinda da torre? O que eu quero descobrir é como eu faço para enviar a mesma coisa que a torre enviaria para o receptor, e assim o meu celular funcionaria como uma torre, enviando o que eu programasse ele para enviar. Na teoria é possível sim. Estaria em um raio limitado, mas essa é a idéia. Imagina assim:
Quando eu vou enviar uma mensagem de texto, ocorre o seguinte:
Meu celular > torre > central > torre > celular do destinatário
O que eu quero é o seguinte, descobrir como fazer meu celular funcionar como um transmissor, como uma torre:
Meu celular > celular do destinatário
Para isso, eu precisaria de um aparelho que captasse os sinais que a torre envia para o celular de destinatário, para saber exatamente como a mensagem funciona, e depois disso, fazer essa mesma sequencia de sinais ser emitida pelo meu celular. O celular que recebesse o sinal vindo do meu celular, interpretaria o meu celular como uma torre, pq o celular não "sabe" se é uma torre ou não. Se fizessem um banco de dados com o código de todas as torres e colocasse em cada celular, e a cada mensagem que um celular recebesse verificasse se a origem do sinal é mesmo de uma torre, ai sim não funcionaria. Mas esse sistema é falho, pq a cada torre que fosse construida no mundo, teria que fazer uma atualização no banco de dados presente em todos os celulares no mundo, o que seria impossível. É meio difícil de entender, mas é só ler pela segunda vez que se entende. Meu celular funcionaria como uma espécie de torre clandestina. Mas isso só para fim de estudo, não distribuiria esse programa para ninguém, e nem faria mal-uso dele, é só para entender como funciona, as vulnerabilidades do sistema, e poder achar uma solução para isso, ou trabalhar na área de segurançã das operadoras.
[quote=npereirajr]Symbian, é o SO que funciona em vários modelos de celulares de várias marcas, como a Nokia.
Você escrevendo sua aplicação em J2ME, você fica restrito a muitas coisas, como disponibilidade de JSR no modelo do celular para poder fazer alguma coisa, etc, etc.
Se você escreve sua aplicação em Symbian C++, você tem liberdade pra deitar e rolar no celular.
Mas é mais difícil de aprender. E uma aplicação feita em Symbian, só roda em celulares que rodem esse SO.
Abraço.[/quote]
É sério? Se eu tiver um celular que rode symbian e programálo em C++ eu consigo fazer o que eu quero? Conseguiria acessar a antena? Por favor, isso é muito importante para mim, se for o caso, eu vou comprar um celular com symbian para testes. Qual é o modelo de celular mais barato com symbian?
Não exagere! Você não vai conseguir acessar a antena e mandar sinais usando Symbian.
Esqueça! Não é possível fazer o que você quer.
Se você tiver dinheiro, bons engenheiros israelenses ou russos e um monte de tempo, talvez consiga fazer o que você quer.
Por exemplo, digamos que você queira entrar “sorrateiramente” numa rede GSM. Você tem de fazer algo semelhante àquelas maletas que se usam para grampear telefones, só que ativa e não passiva (ou seja, você precisa decifrar o código A2 usado para fazer a comunicação).
Em uma rede CDMA ou 3G, devido ao próprio protocolo, é muito mais difícil fazer o que você quer porque o próprio protocolo depende da criptografia para funcionar.
E de modo geral:
É sempre possível burlar para grampear os telefones, mas não para entrar na rede como se fosse um outro celular (você pode entrar na rede como se fosse um celular de outra pessoa - ou seja, clonar o celular - isso não é muito difícil, tendo as ferramentas corretas) - mas não criar um “novo celular”.
Mas não é melhor comprar um walkie-talkie mesmo?
Eu concordo com o thingol… compre um walkie-talkie.
No camelô você encontra bons, com bom alcance. Não vai dar pra invadir os celulares alheios com ele… mas já dá pra ir dormir na casa da namorada e ficar conversando a noite com ela, cada um no seu quarto.
Vcs entenderam, mas não pensaram em uma coisa:
eu não preciso decifrar a encriptação para fazer isso! É “só” eu interceptar o sinal e enviar o mesmísimo sinal para o celular que eu quero, apenas trocando o número!
Exemplo:
Eu quero enviar uma mensagem de texto para um celular, do meu modo, enviando de celular para celular, sem passar pela torre nem pela central. “Apenas” preciso enviar a mesma mensagem que eu quero para um celular qualquer, interceptar ela com um receptor, que eu já pesquisei e sei que existe, e é um aparelho eletrônico que dá pra fazer em casa com algum conhecimento de eletrônica, e gravá-lo em algum lugar. Depois, eu programo um transmissor, não propriamente um celular, para transmitir esse mesmo sinal. Acho que deu pra entender. Se não deu, só ler de novo.
Gente, eu não quero ser chato, mas eu sei que estou sendo, pq quero insistir em uma coisa fora do normal, fora do que vcs estão acostumados. Afinal, pelo que estou vendo no fórum, vcs fazem “apenas” aplicações em J2ME que no máximo utilizam um protocolo HTTP ou bluetooth, e o que eu quero é usar sinais de rádio.
Bom, qualquer walkie talkie é um transmissor, todos sabem disso. Não quero e não vou comprar um wakie talkie, pq o que eu quero não é burlar a operadora, e sim estudar o celular e suas particularidades a fim de conhecimento. Não quero usufruir de uma coisa paga, não quero trapacear, só quero conhecer. Conhecimento não é crime.
Voltando, qualquer walkie talkie é um transmissor, mas ele trabalha em uma frequencia que não é a mesma do celular. Acredito que se ele funcionar na mesma frequencia do celular, ele vá funcionar do jeito que eu quero, por isso talvez eu vou ter que estudar eletronica para fazer um transmissor. Tudo são ondas de rádio!
É um sistema operacional que foi muito usado nos celulares antes do Android, do IOS, do BlackBerry e do Windows Phone.
É um sistema operacional só de celulares e não de smartphones.
Eu não tenho certeza mas acho que o próprio hardware do celular é incapaz de fazer tal proeza só de obter sinais da antena da torre e enviar sinais que só podem ser obtidos pela mesma torre.
O que eu quero dizer é vc não pode andar com um prédio no seu bolso.
Mas se vc descobrir algum jeito de usar a antena do celular para enviar qualquer frequência em qualquer amplitude me avise que também é o meu sonho.
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090224123642AAkC8GT