Bah… manda o encriptador que tu fez isso ai…
hehehehe…
nao entendi nada.
peerless
Não foi eu que fez a pergunta… eu dei uma resposta …
:hunf:
ricardo_p
peerless:
Não foi eu que fez a pergunta… eu dei uma resposta …
:hunf:
Sim, e sua resposta funcionou! Eu acho…rs…
Foi só adicionar o pacote no import
Está dando outro erro aqui, mas acho que não tem há ver com essa parte, vou testar aqui e respondo se funcionou ou não.
1112
Por favor, sigam a dica do Mantu quando forem postar trechos de código.
ricardo_p
Não dei conta ainda…rs…
O que eu pretendo é instanciar essa classe apenas uma vez, quando inicio o programa, e poder utilizar seus métodos nas diversas classes que o programa terá.
Essa é minha classe conexao_firebird:
packagesoc.sta.eletricas;importjava.sql.Connection;importjava.sql.DriverManager;importjava.sql.ResultSet;importjava.sql.SQLException;importjava.sql.Statement;importjava.util.ArrayList;importjava.util.List;publicclassconexao_firebird{publicConnectioncon=null;publicStatementstm=null;publicconexao_firebird(){try{Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");con=DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql:10.0.37.91/3050:D:/dados/telecom/dbtelecom.fdb","SYSDBA","masterkey");stm=con.createStatement();}catch(ClassNotFoundExceptione){System.out.println("excessao ClassNotFound...");e.printStackTrace();}catch(SQLExceptione){System.out.println("SQL Exception... Erro dos Bravos");e.printStackTrace();}return;}publicListpegaRegional()throwsSQLException{Listlista=newArrayList();StringstrSelect="SELECT * FROM GB_REGIONAL";inti=0;ResultSetrs=stm.executeQuery(strSelect);while(rs.next()){lista.add(i,rs.getString("NME_REGIONAL"));i++;}returnlista;}}
Quero instanciar ela na classe jEletricas, que é minha classe principal:
E quero ter acesso a essa conexão da classe imp_trasmissao:
packagesoc.sta.eletricas;importjava.io.File;importjava.sql.SQLException;importjava.util.ArrayList;importjava.util.List;importjavax.swing.JFileChooser;importjavax.swing.JOptionPane;importsoc.sta.eletricas.jEletricas;publicclassimp_transmissaoextendsjavax.swing.JPanel{//conexao_firebird conexao = new conexao_firebird();JFileChooserfc=newJFileChooser();StringstrCaminho;publicimp_transmissao(){initComponents();//------------------------------------------------------------------------------------------// Carrega lista de Regionais na ComboBox//------------------------------------------------------------------------------------------inti=0;ListlstRegional=newArrayList();cbo_regional.removeAllItems();try{lstRegional=conexao.pegaRegional();}catch(SQLExceptionex){ex.printStackTrace();}cbo_regional.addItem("");for(i=0;i<lstRegional.size();i++){cbo_regional.addItem(lstRegional.get(i));}}
Num tô conseguindo ainda… :oops: :roll:
ricardo_p
La na Classe jEletricas em vez de instanciar como:
conexao_firebird conexao = new conexao_firebird();
Instanciei como statico:
static conexao_firebird conexao = new conexao_firebird();
E parece ter funcionado… Isso mesmo?
1112
O que você quer seria mais ou menos um Singleton. Porém, hoje em dia (se é que algum dia não foi) o uso de Singletons é considerada uma má prática, lembrando bastante as “variáveis globais” que se encontra por aí, além de outras desvantagens. Por exemplo, fazendo o que você quer com um Singleton, você não poderia mudar seu código para ter um pool de conexões com facilidade. Prefira um Factory Method.