Acessar um arquivo em outra pasta

Bom dia, colegas…estou c/uma dúvida:

Como posso “trazer” um arquivo para executar a compilação de um relatório.
A classe que vai executar e o arquivo estão em pastas diferentes, assim:
br.com.sms.sisprot.recibos.jasper(pasta onde se encontra o .jrxml)
br.com.sms.sisprot.recibos.relatorio(pasta onde está a classe c/o método de execução)

Grato

Sim! Mas seria interessante que fosse uma pasta/package do seu sistema para facilitar a criação do JAR. Por exemplo, tu pode criar uma pacote relatorio onde armazena os .jrxml e colocar a classe responsável por gerar os relatórios em pacote util. São pastas diferentes, mas dentro do projeto. Eu particularmente faço assim.

Sei…mas como estou fazendo p implementar eu preciso instanciar um objeto File ? Pode me dar exemplo ?

Instanciar um objeto File? Por quê? Para quê? Eu não nunca precisei fazer isso (usar um objeto file para acessar os arquivos jrxml), então não posso te ajudar.

Estou tentando assim:
InputStream input = getClass().getResourceAsStream("/jasper/rellotesenviadosindiv.jrxml");
JasperReport reports = JasperCompileManager.compileReport(input.toString());
InputStream input2 = getClass().getResourceAsStream(“rellotesenviadosindiv.pdf”);
JasperExportManager.exportReportToPdfFile(prints,input2.toString());
Não dá erro, mas também não exporta. O que está faltando?

Este código está errado.
Envie o método completo do que está fazendo para que possa auxiliá-lo?

public void imprimirSubRel(List<LoteEnviado> lotes,HashMap<String,Object> mapsimples) throws Exception{

InputStream input = getClass().getResourceAsStream("/jasper/rellotesenviadosindiv.jrxml");
	JasperReport reports = JasperCompileManager.compileReport(input.toString());
	JasperPrint prints = new JasperPrint();
	prints = JasperFillManager.fillReport(reports,mapsimples, new JRBeanCollectionDataSource(lotes));
	JasperExportManager.exportReportToPdfFile(prints, "c:/Users/Silvio/workspace/Sisprot/WebContent/rellotesenviadosindiv.pdf");
	InputStream input2 = getClass().getResourceAsStream("rellotesenviadosindiv.pdf");
	JasperExportManager.exportReportToPdfFile(prints,input2.toString());
}

Segue abaixo um modelo de criação de relatório com jasper.

private void listagemLivro() throws JRException {
        int resposta;
        resposta = JOptionPane.showConfirmDialog(rootPane, "Deseja realmente imprimir?", "", JOptionPane.YES_NO_OPTION);
        if (resposta == JOptionPane.YES_OPTION) {

File sourceFile = new File("relatorios/RelatorioLivro.jasper");
//            System.err.println(" : " + sourceFile.getAbsolutePath()); // Para verificar o caminho
            JasperReport jasperReport = (JasperReport) JRLoader.loadObject(sourceFile);

// Pega os dados do banco e mescla com o o relatório
            JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(jasperReport, null, conexao);

// Converte em pdf
	    JasperExportManager.exportReportToPdfFile(jasperPrint, "RelatorioLivro.pdf");

// Abre o view do JasperReports
// As linhas abaixo estão comentadas para não abrir o view do jasperreports
//            JasperViewer view = new JasperViewer(jasperPrint, false);
//            view.setVisible(true);
        }
    }

Normalmente já deixo os arquivos .jrxml compilados em .jasper na pasta de onde vou buscar os relatórios.
Adeque ao seu arquivo do relatório do jasper.
Espero que sirva.