Acesso à menus

E aí galera. Tou com uma duvida das maneiras as quais posso criar um menu com acessos diferentes para determinados grupos de usuarios.
Por exemplo: como posso fazer para que administradores tenha acesso total aos menus do sistema e um certo grupo de usuario tenha o acesso restrito definido pelo administrador de quais os menus eles podem acessar.

Me passou algumas ideias na cabeça, mas imagion não ser a mais eficiente. Alguem me dá uma luz aí, man.
Vlw, PAZ

Bem, eu já fiz um sistemas de banco de dados onde a primeira tela que aparecia era a de um login,
onde era selecionado (com o JComboBox) o tipo de usuário que iria acessar o sistema. Contudo
defina os tipos de usuários e exiba o que cada usuário terá acesso.

Até mais…

[quote=WendersonLP]Bem, eu já fiz um sistemas de banco de dados onde a primeira tela que aparecia era a de um login,
onde era selecionado (com o JComboBox) o tipo de usuário que iria acessar o sistema. Contudo
defina os tipos de usuários e exiba o que cada usuário terá acesso.

Até mais…[/quote]

Simples, usuário A tem acesso total a todos os menus (cadastro e consulta) e o usuário B só terá acesso aos menus de consulta. Sacou? Tem alguma implementação para isso sem que eu tenha que criar Frames diferentes?

Abraço,
PAZ!

Então para selecionar a entrada do usuário e definir o tipo de usuário, você não precisa
necessariamente fazer dois JFrames, só basta que de acordo com a opção (tipoDeUsuário)
e a entrada das informções, batam com o que está cadastrado no banco.

ex:
Usuário A está acessando o login, quando for dado OK é verificado que tipo de usuário é, e
imediatamente esse usuário já será encaminhado para o seu domínio. Para o usuário B
segue-se a mesma lógica.

Boa noite Galera,

Desculpe, mas esse sistema é web ou desktop ?

Se for Web, sugiro pesquisar por JAAS, se for desktop a implementação que tenho segue a linha do que os outros colegas falaram, uma verificação no menu antes de chamar o frame baseado no tipo de usuário e no frame que quer acessar.
Na minha implementação o nivel desce até as ações dentro de um frame, ou seja, dois usuários podem ter acesso ao frame A, mas o usuário A pode, por exemplo, clicar em excluir e o usuário B não.
No final o teste é mesmo, mas verificando a ação o que o usuário esta querendo realizar.
Basicamente, tenho as tabelas

Usuario
id
id_grupo

Grupo
id

Frame
id
nome

Acao
id
id_frame
nome

AcaoGrupoUsuario
id_grupo
id_acao

Então para verificar se um usuário tem acesso a um frame, deve pesquisar na tabela Frame pelo id_grupo a que o usuario pertence.
O mesmo se repete para as ações.

[]s

opá, foi mal. a plataforma é desktop. esqueci de especificar.

PAZ!

Também estou interessado em saber sobre o assunto. E nos casos acima, como seria a manutenção do sistema, na hora de atribuir ou retirar permissões de usuários ? Pelo que estendi, o controle seria mais generalizado, ou entendi errado ?

bem dois jFrame resolvia, mas para usar o mesmo, vc pode fazer alguma boolean que identifica o tipo de usuario, e aí, com if, vc ve o usuario que esta acessando… de acordo com isso, certos botoes nao funcionam, com o
setEditable(false, ou até mesmo setVisible(false

é uma outra idéia.

ou como ja disseram através do banco de dados, há restrições, mas elas tem que ser visiveis, n~~ao adianta não poder cadastrar, mas ter acesso a tela de cadastro ou ao botao de cadastrar.
depende de todo o sistema…
não da para mostrar?

Dois Jframes iniciais resolviam, porque um tem menos acessos, e os outros continuariam todos iguais…
aguardo.

Bem, a diferença entre os usuários que iram acessar os dados do banco, é que normalmente o usuário A
tem acesso geral a todos os dados do banco, tem como ação configurar todos os tipos de dados do banco,
seja de mercadorias, pessoas e etc. Já o usuário B tem uma acesso retristo a ações do banco, como podendo
somente configurar os dados das mercadorias.

Isso, creio eu, que seja o que você está querendo implementar, e as soluções para isso já foram explicadas
logo acima. Então se tiver mais alguma dúvida especifique-as para que não fique como se fosse uma dúvida
generalizada.

Até mais…