Srs,
Pretendo desenvolver aplicações web Struts que funcionem em vários DBs de mercado (Oracle, Firebird, Postgre, SQL Server, etc). A conexão JDBC tem parâmetros diferentes pra cada caso, inclusive mudando driver e os imports da aplicação, no caso.
Como eu faço pra criar classes auxiliares que me abstraiam este código, ficando minha classe de negócio desacoplada da lógica conexão ao banco de dados.
Eu sei que há frameworks de persistencia pra isso (Hibernate), e pretendo adotá-los, mas, como estou começando, estou me focando em aprender bem a parte de controle (Struts) e depois migrar pra isso, mas gostaria de aprender o conceito…
Agradeço a ajuda de todos,
Buosi.
Cara,
com Hibernate é facil!
Mas sem framework nenhum é foda mesmo!
Vc vai ter que criar objetos separados para cada banco que vc vai acessar, ai vc tem que ter um arquivo de propriedades com os detalhes da conexao dos outros bancos, ai vc tem que carregar esse drive e carregar seu objeto com valores da nova conexão!
A ideia geral é essa!
O lance é estudar o Hibernate, então… era o que eu pensava.
Grato,
Buosi.
Olá, buosinet!
Outra dica importante para você é utillizar uma estrutura em 3 camadas.
Deve ter um DAO,para utilizar o JDBC e acessar o banco ( o Spring tem um suporte para isso muito bom ). Deve ter um BO para poder variar entre os DAO que serão um para cada banco, com suas devidas funcionalidades. E o GUI para as interfaces com o usuário, essas ficarão no cliente.
O Hibernate e o Spring, juntos, lhe ajudarão bastante.