Pessoal
Configurei minha rede local para acessar o Banco Postgresql 9.2 de nome Labo com aplicação java desktop já funcionando no servidor. Fiz os testes de acesso a rede por telnet, netstat, e atraves do explorer e já estou acessando a outra maquina na rede. Tb ja fiz os procedimentos de configuração dos arquivos do postgresql pg_hba.conf e postgresql.conf liberando as conexões e até coloquei o caminho PGDATA como variavel de ambiente e nada. Desejo acessar remotamente e ele fica dando a mensagem “Verifique se o nome da máquina e a porta estão corretos e se o postmaster está aceitando conexões TCP/IP.” Se for o caso, como iniciar no windows o postgresql com a opção -i ?, toda vez que coloco no postmaster.pid e quando reinicia ele apaga o -i, so fica -D. Alguem que já passou por isso ou conhece o problema pode me ajudar.
Grato.
Uma coisa que você tem que ter em mente:
Existem dois tipos de restrições no caso: A restrição de rede e a do postgres.
Pra você acessar externamente o banco de dados, primeiramente, você tem que liberar a porta pela qual o banco de dados será acessado. Se você manteve o padrão, terá que liberar em seu modem o acesso a porta 5432.
A restrição do postgres para acesso as base de dados, fica no arquivo pg_hba, dentro da pasta data.
Edite o arquivo, e vai nas últimas linhas e configure dessa maneira:
TYPE DATABASE USER a-ADDRESS METHOD
host all all 192.168.0.0 255.255.255.0 md5
Legenda:
TYPE: Esse você vai ter que procurar, pois não sei o que significa. (Eu sempre uso host rsrs)
DATABASE: Se você deixar “all”, o usuário terá acesso a todas as databases. Se você colocar em especifico uma database, ele permitirá o acesso a apenas aquele usuário.
User: A mesma lógica citada acima.
CIDR-ADRESS: Essa parte é muito, importe. Aqui você define que faixa de ip irá acessar suas databases. No meu caso, eu configurei para ser acessada apenas local host e com aquele máscara de rede. Se você quer liberar o acesso para qualquer ip e máscara de rede, pode ser feito dessa maneira: “0.0.0.0 0.0.0.0”. MUITO CUIDADO NISSO!
METHOD: Método de acesso a base de dados. Pelo que sei, existem dois tipos de aceso o “trust” (total, vamos dizer assim) e o “md5”, que é um acesso um pouco mais restrito, onde você terá que dar permissões de acesso a tabelas, sequências e tipos de manipulação de dados.
[quote=bomba544]Uma coisa que você tem que ter em mente:
Existem dois tipos de restrições no caso: A restrição de rede e a do postgres.
Pra você acessar externamente o banco de dados, primeiramente, você tem que liberar a porta pela qual o banco de dados será acessado. Se você manteve o padrão, terá que liberar em seu modem o acesso a porta 5432.
A restrição do postgres para acesso as base de dados, fica no arquivo pg_hba, dentro da pasta data.
Edite o arquivo, e vai nas últimas linhas e configure dessa maneira:
TYPE DATABASE USER CIDR-ADDRESS METHOD
host all all 192.168.0.0 255.255.255.0 md5
Legenda:
TYPE: Esse você vai ter que procurar, pois não sei o que significa. (Eu sempre uso host rsrs)
DATABASE: Se você deixar “all”, o usuário terá acesso a todas as databases. Se você colocar em especifico uma database, ele permitirá o acesso a apenas aquele usuário.
User: A mesma lógica citada acima.
CIDR-ADRESS: Essa parte é muito, importe. Aqui você define que faixa de ip irá acessar suas databases. No meu caso, eu configurei para ser acessada apenas local host e com aquele máscara de rede. Se você quer liberar o acesso para qualquer ip e máscara de rede, pode ser feito dessa maneira: “0.0.0.0 0.0.0.0”. MUITO CUIDADO NISSO!
METHOD: Método de acesso a base de dados. Pelo que sei, existem dois tipos de aceso o “trust” (total, vamos dizer assim) e o “md5”, que é um acesso um pouco mais restrito, onde você terá que dar permissões de acesso a tabelas, sequências e tipos de manipulação de dados.
[/quote]