Acha válido um conversor de Java para Scala?

Entrei recentemente para a lista scala-br e hoje entrei em uma discução sobre implementar um conversor “Java para Scala”. A thread é essa:

http://groups.google.com/group/scala-br/browse_thread/thread/16cd10caf87f2081

Eu não acho a idéia muito legal, por alguns motivos que cito na thread. Gostaria de ampliar a discução aqui e saber a opinião de vocês a respeito.

Então, o que acham?

Uma empresa que quer fazer esse tipo migração primeiro deve se perguntar se eles precisam disso e se vale a pena migrar.

Se eles falarem sim, e precisarem de uma ferramenta dessas, então é válido.

Note que dezenas de condições devem ser satisfeitas antes de chegar à esse ponto.

O problema maior de migrações via ferramentas é que elas são burras. Pense num conversor de C para Java. Você pode até acabar com algo que funcione, mas vai ser um grande POG procedural. Imagine o tempo gasto para limpar o código.

A vantagem de Java para Scala são que ambas são parecidas, um conversor vai se sair pouco melhor.
A desvantagem é que elas são MUITO parecidas, aliás, ambas são linguagens de JVM. E Scala pode usar classes Java e vice-versa.

Então, o que vai justificar migração? Eu concordaria com uma migração parcial, partes do código que rodem muito melhor em Scala e que justifiquem a mudança, mas não tudo tudo.

Talvez fizesse mais sentido o mecanismo utilizado desde sempre para extender a linguagem java, desenvolvimento de framework. Do ponto de vista educacional poderia ser interessante criar um modelo de concorrencia baseado em atores e paradigma funcional em cima do java.

Particularmente detesto conversores de linguagem. Sempre fazem cagada. Pode ser que alguém conheça alguma coisa que preste. Eu, nunca conheci.

Ainda mais que nesse caso, são duas linguagens de diferentes paradigmas - ainda que compartilhem a orientação a objetos.