Action e ações auxiliares

Salve !
Tenho um cenário simples, mas que me deixa com dúvidas:

Há uma Action. A responsabilidade dela é cadastrar um usuário. Então seguindo um fluxo básico:

1. Ela recebe o evento da tela (submit do form)
  2. Recebe os parameters - considerando uma ServletResponse mesmo
  3. Chama o repository - ou o container, enfim…
  4. executa um repository.adiciona(new User(…))
  5. Verifica se adicionou e então salva session
    5.0.1 manda pra outra página (de logado) [fim]
    5.1. Em caso de falhas pegue-as e salve no request.setAttribute() para mandar ao usuário
    5.1.1 exibe a página de falha [fim]

Sem contar que essa mesma action pode ser também o caminho para abertura da página (sem o post do formulário) tornando as coisas meio bagunçadas na pobre action.

Daí o que eu fiz ? Criei um:

que executa os passos quando o botão do post for acionado. Ficou bem limpo, legal. Mas e quando essa Action possuir tantos outros métodos ? Continuará a mesma bagunça !
Não faz sentido o uso de Services, pois é request.getParameter() pra todo lado. É “interface”, não é domínio ainda.
Seguir a ideia original do Servlet - um Servlet para cada JSP, para mim é loucura - tanto que os frameworks abstraem isso para tornar uma Action por módulo =P (e dale web.xml também)

Eu pensei uma Facade. Sei lá, funcionaria e eu poderia ter uma Facade por módulo. Por hora não tenho mais ideias… talvez eu esteja até, viajando :confused:

Sugestões ?

Abraços !

Olá … não sei se entendi direito a dúvida … caso vc permaneça com a estrategia de uma action por módulo vc continuaria adicionando métodos pertinentes à usuários a essa action correto?

por exemplo, métodos como deletaUser(…) ou atualizaUser(…)

cada método com uma tarefa específica, aglutinados numa mesma action.

Qual o problema que vc está enfrantando nessa abordagem? Não entendi sua idéia do Facade, seria pra realizar a chamada correta a cada um desses métodos?

Então, o problema é que em alguns módulos a action fica imensa hahaha !
Mas eu acho que é brisa minha mesmo :confused:

A ideia da facade seria limitar não aglomerar muito as coisas na action, mas acho que daria na mesma no final das contas…