ActionErros Deprecated

Srs,

Estou tentando migrar meus ActionErrors para ActionMessages, como recomenda o ReleaseNotes do Struts. Porém, não existe uma tag “<html:messages>” como “<html:errors>”, pois essa mostrava todos os erros “GLOBAL_ERRORS”, e a “<html:messages>” exige um ID. Como trato essa diferença, sem precisar reformatar minhas páginas? Gostaria de precisar trocar apenas a tag.

Grato,

Buosi.

Bom,

eu sempre uso/usei assim:
salvo um ActionMessages com um certo nome (“errors”) no request e na página sempre mostro com o <html:errors name=“errors”/>.

Abraços!

PS.: o Struts esta depreceated! :razz:

Pô num força né micrófilo…
Tá certo que o Struts pode não ser o melhor, mas daí até ser dado como deprecated é forçar…

Tem muitas empresas que usam Struts e muitos programadores que vivem de struts. Quando uma empresa quer escolher um framework, ele querem um que seja comprovado e que outras empresas tenham usado. Isso faz do struts o principal framework do mercado. Os gerentes de projetos não gostam muito de inovar e pegar o melhor. Eles querem o mais seguro, na opinião deles.

Eu sei que os outros, são melhores, mais seguros, mais produtivos, etc…
Mas vai explicar isso pro gerentes de projeto. Vai fazer ele entenderem que cavalo não tem chifre…

[quote=“jujo”]Bom,

eu sempre uso/usei assim:
salvo um ActionMessages com um certo nome (“errors”) no request e na página sempre mostro com o <html:errors name=“errors”/>.

Abraços![/quote]

Opa,

esta especificação é um pouco parecida com JavaServer Faces direcionar a mensagem para uma determinada parte da página. Por exemplo você quer mostra a mensagem de erro para usuário onde ocorreu o erro. Por exemplo quando entro com um valor errado a mensagem pode aparecer ao lado deste campo…

É microfilo também concordo contigo! Apesar de ser bastante usado, só uma analogia:

é como programar em j2se 5.0 usando as regras da versão anterior…
:twisted:

:pensativo:

Opaaa opaaaaa…

vamo para de falar mau do Struts ai… :wink:
ele que garante meu ganha pão hoje. Então nada de falar mau dele.
Fazer o que né, nem sempre a gnete escolhe como fazer e o que usar.

:wink:

[quote=“jujo”]Opaaa opaaaaa…

vamo para de falar mau do Struts ai… :wink:
ele que garante meu ganha pão hoje. Então nada de falar mau dele.
Fazer o que né, nem sempre a gnete escolhe como fazer e o que usar.

;)[/quote]

Garante o meu ganha pão também…
E que morram as focas… :rock: :rock: :rock:

Hehehehe…

E aí, pessoal…

Sou novo no Java, e ver esse tipo de “discussão” só enriquece. Nada como ver diferentes opinióes.

Micrófilo,

Já que vc afirma que o Struts tá “deprecated”, o que vc indicaria para um iniciante como eu?

Valeu, Galera!
Buosi.

eu recomendo o mentawai
http://mentawai.lohis.com.br

não só por que eu estou na equipe de desenvolvimento deles
mas por que ele é realmente mais simples de aprender
a configuração dele é feito no código
diga adeus aqueles enormes XMLs chatos, você não vai ter que se preocupar com eles usando mentawai! nada de ficar decorando XML, basta entender como o código java funciona :wink:
aí vc vai entender os conceitos de MVC, design patterns implementadas pelo mentawai e pelos frameworks MVC mundo aí fora…

[quote=“microfilo”]eu recomendo o mentawai

diga adeus aqueles enormes XMLs chatos, você não vai ter que se preocupar com eles usando mentawai! nada de ficar decorando XML, basta entender como o código java funciona :wink:
aí vc vai entender os conceitos de MVC, design patterns implementadas pelo mentawai e pelos frameworks MVC mundo aí fora…[/quote]

Tudo é relativo.

Mas, para um iniciante eu aconselharia aprender o Struts. PQ?! Simplesmente pq ele domina o mercado. Quando uma pessoa aprende uma coisa, ela quer ir logo aplicando e com o Struts é mais fácil isso! (por favor não atirem suas pedras, é só uma opinião). Bom, dai sim depois que a pessoa aprendeu o que é pra que serve, e já tem uma base, pegar um outro FW, e aprendê-lo fica simples, e fácil, e dai sim a pessoa consegue ter uma visão de o pq usá-lo ou pq não usá-lo.

Quanto ao Mentawai. Eu não aconselharia para uma iniciante pq? Pq, não é o padrão que se vê no mercado, ele propoem uma arquitetura totalmente diferente. Outra, pq ele é um projeto ainda novo e não tem muita “comunidade” para ele. Mas nada contra o projeto, ou as idéias que ele propoem. Apenas acho que fica para os qeu já tem uma base e sabem o pq gostam ou não de usar XML, ou deixar as bagaças em código.

Enfim, é isso ai!

Abraços!

Boa noite a todos.

Como eu disse, estas discussões enriquecem muito.

Concordo com o Juliano. Apesar de ser novo no Java, sou analista programador há mais de 15 anos, e já passei por essa fase de aprendizado diversas vezes. A pior parte não é aprender um framework ou outro, pois trata-se apenas de ferramentas. O pior é quebrar os paradigmas. Pra quem vem de uma escola de desenvolvimento hierárquico e monolítico, que é um client/server, e se depara com o desenvolvimento plano e segmentado em camadas, como uma aplicação Web, é difícil entender os conceitos do processo. Isto assimilado, a ferramenta é o mais fácil. Aconteceu o mesmo quando passei do Clipper para ferramentas visuais, baseadas no Windows (VB/Delphi). Foi um nó na cabeça… :grin:

Agradeço a todos pelas respostas e opiniões sobre o assunto.

Viva a comunidade Java.

Abraço a todos,
Buosi.

Se vc estiver na situação:

"preciso aprender struts pra ontem"
aprenda struts. vai ser mais chato de entender pq vc vai ter perder tempo entendendo os xmls chatos, pq o maldito actionform tem que ser mapeado em um maldito xml, pq as action extendem de httpservlet (pq não mudam essa merda???)

se estiver na situação

“ja sei jsp\servlets e quero aprender sem tanta pressa como funcionam os frameworks web”

mentawai é uma boa, é bem mais fácil e rápido de aprender
depois, qndo for aprender outros, vc ja sabera os conceitos de action, interceptor, i18n, etc, e as design patterns aplicadas, de modo que poderá se concentrar nas configurações específicas de cada um

é a minha opinião

embora eu não ache o mentawai como simplesmente um framework de aprendizado, ele não deixa nada a desejar para outros frameworks :wink:

[quote=“jujo”][quote=“microfilo”]eu recomendo o mentawai

aí vc vai entender os conceitos de MVC, design patterns implementadas pelo mentawai e pelos frameworks MVC mundo aí fora…[/quote]

Tudo é relativo.

Mas, para um iniciante eu aconselharia aprender o Struts. PQ?! Simplesmente pq ele domina o mercado. Quando uma pessoa aprende uma coisa, ela quer ir logo aplicando e com o Struts é mais fácil isso! (por favor não atirem suas pedras, é só uma opinião). Bom, dai sim depois que a pessoa aprendeu o que é pra que serve, e já tem uma base, pegar um outro FW, e aprendê-lo fica simples, e fácil, e dai sim a pessoa consegue ter uma visão de o pq usá-lo ou pq não usá-lo.

Quanto ao Mentawai. Eu não aconselharia para uma iniciante pq? Pq, não é o padrão que se vê no mercado, ele propoem uma arquitetura totalmente diferente. Outra, pq ele é um projeto ainda novo e não tem muita “comunidade” para ele. Mas nada contra o projeto, ou as idéias que ele propoem. Apenas acho que fica para os qeu já tem uma base e sabem o pq gostam ou não de usar XML, ou deixar as bagaças em código.

Enfim, é isso ai!

Abraços![/quote]

Para conseguir um emprego não tenho dúvida que o Struts é mais útil que o Mentawai. Por enquanto… :cool: :cool:

Já o esquema da comunidade, dê uma passadinha no forum do mentawai e veja que tem muita gente ajudando e aprovando o projeto.

http://mentaforum.lohis.com.br/

Lembre-se tb que o Mentawai tem muitos conceitos e idéias do WebWork, que é sabidamente o maior candidato a substituir o Struts.

Um abraço,

[quote=“saoj”][quote=“jujo”][quote=“microfilo”]eu recomendo o mentawai

Tudo é relativo.

Enfim, é isso ai!

Abraços![/quote]

Para conseguir um emprego não tenho dúvida que o Struts é mais útil que o Mentawai. Por enquanto… :cool: :cool:

Já o esquema da comunidade, dê uma passadinha no forum do mentawai e veja que tem muita gente ajudando e aprovando o projeto.

http://mentaforum.lohis.com.br/

Lembre-se tb que o Mentawai tem muitos conceitos e idéias do WebWork, que é sabidamente o maior candidato a substituir o Struts.

Um abraço,[/quote]

:wink:
Como eu disse, não critico de forma alguma o projeto, pois como vc disse, está tendo uma adoçào legal. Porém é impossivel comparar a comunidade que suporta o Struts com a comunidade do Mentawai. Era nesse ponto que estava focando.

Porém, a maioria do pessoal que aprende um Framework, acaba ficando com ele, e não estuda outro. Nisso seria interessante divulgar o uso do Mentawai. E é por isso que a maioria das pessoas fica em dúvida ao “escolher” um framework, justamente pq nào vai aprender outro depois.

Abraços!

Quanto mais difícil é o framework, quanto mais tempo vc gasta aprendendo um framework, [color=“red”]maior será o seu envolvimento emocional com ele[/color].

Ninguém quer abandonar o Struts depois de estudar ele pra caramba ou depois de gastar uma grana num curso. Isso é totalmente compreensível.

Por isso que o Mentawai precisa ser fácil de usar e entender! Quando a coisa é fácil e simples, vc brinca um pouco e se não gostar um abraço!

Não é isso que acontece com Spring, Struts e WebWork! Vc precisa investir tempo e as vezes dinheiro para aprender esses frameworks.

A tecnologia evolui, todos sabemos disso. Há alternativas bem melhores que o Struts no mercado, mas como a galera investiu tempo e dinheiro para dominá-lo, ninguém quer abandonar a carroça agora.

O mentawai é bem simples. Não precisa de curso nem de muito tempo para dominá-lo. E se amanhã aparecer algo melhor que o mentawai as pessoas não vão ficar resistentes a mudança. :slight_smile:

Algo que estamos batalhando para mudar :wink:

[quote=“microfilo”][quote=“jujo”]

Como eu disse, não critico de forma alguma o projeto, pois como vc disse, está tendo uma adoçào legal. Porém é impossivel comparar a comunidade que suporta o Struts com a comunidade do Mentawai. Era nesse ponto que estava focando.
[/quote]

Algo que estamos batalhando para mudar :wink:[/quote]

Apenas não sejamos “utópicos”(??) ao pensar que conseguir isso irá acontecer de uma hora pra outra. Se um dia acontecer, será pq houve um investimento de um “Grande Player” nisso, senão esqueça. A “massa” vai pelo marketing, assim como é o struts hoje.
Ainda não conheço o Mentawai a fundo, só estive dando uma olhada, mas assim que tiver tempo vou estudar ele. :wink: Quem sabe vcs ganham mais um “evangelista” :wink:

abraços, e bom trabalho!

saoj,

e o lohis?! Desistiu? Não haverào mais aulas? Era muito legal.

Abraços!