[quote=“saoj”][quote=“jujo”][quote=“microfilo”]eu recomendo o mentawai
http://mentawai.lohis.com.br
não só por que eu estou na equipe de desenvolvimento deles
mas por que ele é realmente mais simples de aprender
a configuração dele é feito no código
diga adeus aqueles enormes XMLs chatos, você não vai ter que se preocupar com eles usando mentawai! nada de ficar decorando XML, basta entender como o código java funciona 
aí vc vai entender os conceitos de MVC, design patterns implementadas pelo mentawai e pelos frameworks MVC mundo aí fora…[/quote]
Tudo é relativo.
Mas, para um iniciante eu aconselharia aprender o Struts. PQ?! Simplesmente pq ele domina o mercado. Quando uma pessoa aprende uma coisa, ela quer ir logo aplicando e com o Struts é mais fácil isso! (por favor não atirem suas pedras, é só uma opinião). Bom, dai sim depois que a pessoa aprendeu o que é pra que serve, e já tem uma base, pegar um outro FW, e aprendê-lo fica simples, e fácil, e dai sim a pessoa consegue ter uma visão de o pq usá-lo ou pq não usá-lo.
Quanto ao Mentawai. Eu não aconselharia para uma iniciante pq? Pq, não é o padrão que se vê no mercado, ele propoem uma arquitetura totalmente diferente. Outra, pq ele é um projeto ainda novo e não tem muita “comunidade” para ele. Mas nada contra o projeto, ou as idéias que ele propoem. Apenas acho que fica para os qeu já tem uma base e sabem o pq gostam ou não de usar XML, ou deixar as bagaças em código.
Enfim, é isso ai!
Abraços![/quote]
Para conseguir um emprego não tenho dúvida que o Struts é mais útil que o Mentawai. Por enquanto…

Já o esquema da comunidade, dê uma passadinha no forum do mentawai e veja que tem muita gente ajudando e aprovando o projeto.
http://mentaforum.lohis.com.br/
Lembre-se tb que o Mentawai tem muitos conceitos e idéias do WebWork, que é sabidamente o maior candidato a substituir o Struts.
Um abraço,[/quote]

Como eu disse, não critico de forma alguma o projeto, pois como vc disse, está tendo uma adoçào legal. Porém é impossivel comparar a comunidade que suporta o Struts com a comunidade do Mentawai. Era nesse ponto que estava focando.
Porém, a maioria do pessoal que aprende um Framework, acaba ficando com ele, e não estuda outro. Nisso seria interessante divulgar o uso do Mentawai. E é por isso que a maioria das pessoas fica em dúvida ao “escolher” um framework, justamente pq nào vai aprender outro depois.
Abraços!