Adaptar Projeto Existente para o Maven

Estou aprendendo a usar o Maven e tenho observado que todos os materiais existentes ensinam a configurar um projeto básico, o quickstart, “do zero”. Isso é bom, mas neste momento seria melhor se eu conseguisse “adaptar um projeto existente ao Maven”.

Como fazer isso?

No Ant, além do build.xml, existe o arquivo de properties. Existe isso também para o Maven?

Existe o conceito de “script de build” para Maven?

"O build.xml do maven é o pom.xml"
Sim, você pode customizar a forma que é feito o deploy do projeto, como é construido, dependências, através do pom.xml de cada projeto.

Para migrar para uma arquitetura maven é uma tarefa razoavelmente fácil,
necessário adequar o projeto dentro da estrutura (tbm customizado) src/main/java e arquivos, src/main/resources. Para projetos web a estrutura é diferente, dá uma olhada na documentação para cada caso.

se o nome do pacote do seu projeto for: br.com.empresa
no groupId do maven insira br.com.empresa

Depois, copie as classes correspondente a cada pacote.

Seja qual for o tipo de <packaging> que eu escolha - jar, war ou ear - o Maven gera um archive contendo arquivos .class. alguns diretórios, o pom.xml etc. Não “embute” nenhum .java.

Sei que isso é o suficiente para que determinada aplicação rode num container. Mas, e seu eu quiser incluir no meu “processo de build” a verificação de código-fonte, com ferramentas como o PMD, o Checkstyle e o Findbugs? Essas ferramentas não precisam de .java para rodar/verificar?

Isto é feito através do plugins e goals do maven. Pesquise se não existe plugins para o PMD Checkstyle e o FindBugs.

Ainda não encontrei nada dizendo ser possível “adaptar o Maven ao meu projeto”. Tudo o que vi até agora diz justamente o contrário.

Neste momento, por exemplo, estou tendo de refatorar meus pacotes e deixá-los “no padrão do Maven”…

É isso mesmo? Para poder usufruir dos benefícios desta ferramenta, terei mesmo de “moldar-me” a ela?