[quote=marciosantri][quote=djemacao][quote=Luca]Olá
Mudei de idéia…
Depois de apanhar um bocado do site Claro/Empresas em http://www.claro.com.br/portal/planoinside.do?method=showTodosPlanosEmpresas …
Depois de entrar em outro site chato em Flash com aquela telinha ridícula que não cabe o texto todo e é preciso segurar com o mouse uma barrinha fininha para conseguir ler…
Depois de pensar como a Claro é imbecil porque em muitos celulares Flash não funciona…
Resolvi vir aqui e perguntar:
Qual o motivo de se usar Flash se não for para por uma figurinha girando como um frufruzinho no site?
Site interativo com Flash não tem sentido em 2010. É só para isto que o Flex serve?
Pegue seu iPhone e sorRIA, você caiu na pegadinha do Flash
[]s
Luca[/quote]
Exato Luca, só pra isso. Não há absolutamente nada que falem aqui que justifique o Flex em aplicações. Nada, em absoluto. Estou esperando os “experts” aparecerem pra gente bater um papo. Cada um que pintou aqui na empresa com Flex, fui descartando. Ninguém provou pra mim que eu não consigo fazer em HTML e tecnologias (frameworks JavaScript antes que alguém distorça isso aqui). Alguns até justificam o lance da video conferencia, mas isso não se aplica nem a 0.0001% das situações, fora que mato tudo isso sem necessitar me esfolar com um Skype.
Aplicação mesmo, de verdade, Flex nenhum se justifica. Mesmo um mostrando que é bonitinho, que tem isso, aquilo e aqueloutro.
Pra mim, apoia Flex quem não sabe desenvolver em outra coisa. E, se esse for o caso, melhor mudar de ramo.[/quote]
Na verdade, não é que não seja possível fazer em outras tecnologias o que o Flex faz. Não é bem por aí. A diferença do Flex está no desenvolvimento de pequenas “aplicações”, algo próximo das aplicações desktops. Quando se pega os objetos do Flex e se tenta fazer em outra tecnologia baseada em HTML, o esforço é bem maior. Com pequenos testes você pode certificar o que eu digo. Não estou falando de videoconferência e estas outras coisas pouco utilizadas em aplicações. Não estou falando dos fru-frus do Flash. Não estou falando de sites como Submarino, Amazon e outros. Estou falando de aplicações, algo mais voltado para empresas e B2B.
Sobre a atitude da Apple em não colocar o Flash no iPhone, considero um tiro no pé, já que atualmente existe muito conteúdo que utiliza esta tecnologia. Não vejo vantagem nenhuma no fato deles fazerem isto.
Sobre seu último comentário, parece que você conhece bem sobre HTML + JavaScript. E sobre Flex? Você conhece? Só porque você consegue fazer em HTML o Flex é ruim? Eu, hein.
Inté.[/quote]
Não, alguns aqui estão colocando o Flex como algo super-hiper-maravilhoso. Não é super, não é hiper e muito menos maravilhoso. É algo razoável.
E novamente, não, posso fazer em uma biblioteca JavaScript o que o Flex faz. Tem o Ext, que faz muita coisa. Mas acho ele pesado como o Flex, logo, não gosto. Tem plugins mais simples, porém extremamente mais rápidos e eficientes de serem carregados, do JQuery. Se o sistema é B2B, nem me preocupo com Browser, pois a empresa fala a compatibilidade, aliás, ela dita. Logo, Flex tb não se justifica.
Conheço bem o Flex, estudei ele desde a versão 2. Conheço ActionScript antes mesmo dele ser baseado em ECMA. Se preferir, podem abrir um tópico, no lugar correto, que podemos discutir o que fazemos no Flex e o que fazemos com HTML e JavaScript. Posso mostrar cada um deles, só mandar o exemplo e eu mostro o mesmo em HTML + JavaScript, sem flu flus. E não gente, esqueçam o designer. O Ext mata da mesma forma a necessidade do Designer, por exemplo. Mas tem outros.
Agora, vocês sabiam que há uma tecnologia similar ao Flex que não fez sucesso devido ao marketing? Quem aqui é estudioso do RIA que sabe o nome? Uma dica, teve burburinhos sobre ele em 2005-2006.