Adobe Flash Builder 4

Para quem programa em Flex, saiu o novo Adobe Flash Builder 4 (sim a ferramente trocou de nome, agora não se chama mais Adobe Flex Builder). Ainda vou instalar para verificar as melhorias, mas ao que me parece, a Adobe juntou numa só ferramenta o Flex e o Flash. Tomara que eles tenham melhorado o garbage collector do Flex e também melhorado a performance da ferramenta, meio que sofrível. O download da versão trial pode ser obtido neste link http://labs.adobe.com/technologies/flashbuilder4/. Para obter inteiramente grátis a licença para estudante, acesse este link http://www.adobe.com/devnet/flex/free/index.html. Para quem ainda não conhece o Flex, eu a considero como uma das melhores ferramentas para desenvolvimento de aplicações Web (camada de visualização). Melhor ainda utilizando um servidor Java processando por de trás dos panos.

Inté.

Já baixei aqui tbm pra testar… Quanto a performanse da versão anterior, eu uso aqui o FB 3 Profissional, e acho o desempenho legal.
Acho tbm que eles deviam programar criar uma versão pra linux. pelo que sei a versão 3 ainda esta em fase alpha rsrsrs…

Abraço

Bah… legal! Eu me empolgo cada dia mais com o Flex… :smiley:

Olá

E eu me empolgo cada dia mais com o HTML 5. Se eu fosse indicar a alguém qual tecnologia é imprescindível aprender em 2010 não teria a menor dúvida em apontar HTML 5 (e CSS 3)

Estude Flash se preferir. É bom desde que você SEMPRE tenha em mente que Flash NÃO foi feito para fazer sites. Flash deve ser usado apenas e tão somente para pequenos aplicativos, enfeitinhos e frufrus que rodam em sites.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

E eu me empolgo cada dia mais com o HTML 5. Se eu fosse indicar a alguém qual tecnologia é imprescindível aprender em 2010 não teria a menor dúvida em apontar HTML 5 (e CSS 3)

Estude Flash se preferir. É bom desde que você SEMPRE tenha em mente que Flash NÃO foi feito para fazer sites. Flash deve ser usado apenas e tão somente para pequenos aplicativos, enfeitinhos e frufrus que rodam em sites.

[]s
Luca[/quote]

Me desculpe, mas acho que foi um comentário equivocado, falar que Flash é somente para pequenos aplicativos, enfeitinhos e frufus…

Tem sites que realmente ficam melhor em Flash outros em HTML… Ou então a junção de ambos.
Se não existessem não teria porque o Flash existir (e ser tão usado), não é?

Curti muito as funcionalidades do Flex… uma das melhores ferramentas para UI que já vi. :slight_smile:

[quote=Luca]Olá

[/quote]

Leia um pouquinho mais sofre flex e você vai ver que ele é beeeem mais poderoso que o HTML5, esse sim, pra enfeitinhos, frufrus e vídeos.

Não comparem HTML5 com Flex eles tem propósitos TOTALMENTE diferentes.
O HTML5 pode sim concorrer com o Flash, mas NÃO com o Flex (repito: são usos totalmente diferentes).

Concordo. Que sites INTEIROS em Flash podem não ser a melhor escolha, porém o Flash revolucionou o visual dos sites, e tem sim sua importância.IMHO.

Assim como não fecharei os olhos para o HTML5, não fecharei para o Flash, Flex, ou qualquer outra tecnologia, nós como profissionais não devemos evangelizar, defender algo, e sim USAR O MAIS ADEQUADO PARA CADA SITUAÇÃO, e NUNCA se esquecer do cliente.

Olá

[quote=RafaelViana]…comentário equivocado, …
Tem sites que realmente ficam melhor em Flash outros em HTML… Ou então a junção de ambos…[/quote]

Não é equivocado porque é a minha opinião e dela não abro mão. Que alias é compartilhada por muita gente, inclusive pelo Carlos da eGenial que dá excelentes cursos de Flash no seu ótimo site TreinaTOM.

Eu detesto TODOS os sites que são feitos só em Flash. E olha que conheço um monte porque volta e meia os analiso. Já aqueles que usam a junção de flash com HTML aí a coisa muda de figura. É claro que com o HTML 5 pouca coisa precisará de Flash. Compare o YouTube como fica melhor e mais versátil com HTML 5. Há um monte de exemplos por aí. Só pelo canvas do HTML 5 eu já me tornaria fã. Experimente colocar um vídeo na tela com Flash e com HTML 5. Desafio alguém me provar que com Flash é mais fácil.

[]s
Luca

Olá

[quote=RafaelViana]Não comparem HTML5 com Flex eles tem propósitos TOTALMENTE diferentes.
O HTML5 pode sim concorrer com o Flash, mas NÃO com o Flex (repito: são usos totalmente diferentes)[/quote]

Sim, é verdade e eu sei disto. Mas como a notícia falava também em Flash e como eu estou realmente empolgado com o potencial de coisas novas que podem ser feitas com HTML 5, enfatizei que acho HTML 5 uma tecnologia nova bastante importante para ser estudada (sem que deixe de estudar outras coisas do seu dia a dia).

[]s
Luca

Gosto não se discute

O player HTML5 do Youtube ainda não tem todas as funções do player em flash. FATO
E mesmo assim o flash não se resume a vídeo. Se você acredita nisso, sugiro estudar melhor Flash e Flex antes de emitir uma opinião.

O Canvas do HTML5 ainda é bem mais limitado que as alternativas em Flash, Silverlight e JavaFX.

Novamente: flash não se resume a vídeo.
Se desejar, eu te envio em pvt alguns tutoriais de flash pra desmistificar sua visão. Sbore facilidade, com as IDEs fazem todo o trabalho, é totalmente independente do desenvolvedor.

O único problema de usar flash é a falta de acessibilidade. Não sei se em Flex há algo que auxilie isto, mas caso não haja fazer uma “ponte” com este objetivo acho que não é muito problema para a Adobe.

OK. Cada um expressa sua opinião de uma maneira e devemos aceitar.

Tenho que concordar em algo:
Realmente se analisar BEM, entre sites TODO em Flash e mesclado com o HTML.Prefiro a segunda opção.

Outro ponto a se questionar nessa briga FLASH X HTML5 é a questão de como os navegadores irão “entender” o HTML5, já que, Flex, Flash, SilverLight, … rodam em players não dependem do navegador.

Se houver um consenso entre os navegadores pode sim haver sucesso com o HTML5, se isso não acontecer não vejo muito futuro para o HTML5.

Ja trabalhei com flex e hj trabalho com silverlight, na minha visao jobs tem razao…a adobe é incopetente, o silverlight que é mais novo dq o flex, mesmo com seus milhoes de defeitos tem melhor peformance, o flex devora a memoria do cliente, incrivel mesmo com todos os cuidados, como nao usar int ao inves de number, evitar iteracoes e bla bla bla, nao tem jeito…nao fica tao bom qto o silverlight, agora acho tosco ficar comparando algo que vai ser lançado so em 2012 com tecnologias que ja sairam do fazer lab e ja se mostram maduras no mercado, o html5 tem bastante futuro sim, e o objetivo dele é sim varrer o mercado da adobe e da microsoft e se consolidar novamente na internet, isso envolve ria e sites…

ps: nao falei nada do javafx exatamente pelo mesmo motivo que nao se deve falar sobre o HTML5, ele nao esta maduro entao nao há comparativo com tecnologias maduras, porem ele ja esta bastante atrasado na corrida.

D+!

viva a ADOBE!

vlw

Sites feitos em flash são uma bosta…
E não satisfazem os padrões da w3c, em que pessoas cegas por exemplo podem usar de programas para ler o conteúdo do site

Bem, conheço Flex muito bem. E posso dizer: Flex/Flash é feito para coisas pequenas sim. Não é adequado para arquiteturas de grande porte. Exemplo: alguém aqui já viu alguma boa arquitetura de testes unitários em Flex? Pois é…

Flex NÃO PRESTA pra aplicações grandes. Adobe Flash Builder 4 é um esforço desesperado da Adobe, desesperado e mal-feito. O único bug que vi que corrigiram da versão Beta 2 pra essa agora é a questão do Lucene que dava pau na indexação de SWCs. No entanto, os mesmos StackOverflow ainda acontecem. Até quando, Adobe?

Eu concordo com a opinião do Luca e ultimamente tenho dado atenção ao HTML5 e tenho gostado bastante.

Existe alguma coisa que o Flex/Flash faz que não consigo com HTML e as junções de tecnologias que o envolve?
Vamos gente, mandem ai o que vocês acham que não dá pra fazer com HTML e tais junções que vamos ver se conseguem esgotar minha criatividade e meu conhecimento.
Se me provarem que não tem jeito, eu assino embaixo do Flex. Do contrário, por enquanto, concordo com o Luca.

[quote=djemacao]Existe alguma coisa que o Flex/Flash faz que não consigo com HTML e as junções de tecnologias que o envolve?
Vamos gente, mandem ai o que vocês acham que não dá pra fazer com HTML e tais junções que vamos ver se conseguem esgotar minha criatividade e meu conhecimento.
Se me provarem que não tem jeito, eu assino embaixo do Flex. Do contrário, por enquanto, concordo com o Luca.[/quote]

Sockets … flash wins.

E não me venha con historia de WebSockets e requisições http que não rola.