Adobe flex e motores flex: duas decepções

Eu já fui iludido pelas promessas da tecnologia adobe flex, interfaces bonitas, nunca vistas antes, promessas de performance boas, escabalibilidades, recursos da linguagem action script, uma excelente ferramenta de desenvolvimento e promessa de integração com javaee.
Iniciei um projeto na versão 3, o projeto ia bem mas por outras questões o projeto foi abandonado…

O tempo passou, comprei um carro motor flex como muita gente faz hoje em dia, é bom de revenda, te dá a chance de optar pelo alcool pela gasolina ok… :lol:

Adobe flex com o tempo se mostrou uma tecnologia pesada, não importa a rede que voce tiver, leva muito tempo para carregar uma interface. Recursos de memória são exigidos ao máximo, o cliente torna-se insatisfeito ao extremo e seu projeto ameaçado. Tudo trafega por xml e nao por objetos nativos, o parsing de xml baseado no soap não é algo leve tambem e não ajuda… :cry: resultado é decepção total, sistemas problematicos de dificil otimização e voce sente falta do seu antigo e bom html com javascript o famoso dhtml de sempre. é meu brother a vida é dura nesse negócio de ser vanguardista… a adobe não topou abrir a licença, se tua empresa é do tipo que quer tudo de graça e lucrar 1000% por produto usando tudo opensource voce tá em uma enrascada e tanto, antes veja as questões de licença.

Os motores flex foram criados nos estados unidos, na epoca em que a gasolina passou por uma crise e seu preço se tornou altissimo. Com o tempo, viu-se que o preço do petroleo baixou, o etanol era feito e ainda é por lá pelo milho, tiveram medo de desabastecimento de alimentos e o motor flex por lá caiu em desuso total. Hoje nos estados unidos os carros são a gasolina ou diesel, flex veio pra cá por outros motivos. Na verdade sustentar usineiro que foi enganado pelas promessas do pro alcool, que como sabemos nunca engatou. :lol: O motor flex consome mais isso é fato e por não ser otimizado nem para um nem para outro acaba sendo inferior em performance que um motor somente a gasolina. Basta ver o consumo de um kia picanto a gasolina e qualquer 1.0 flex e voces entenderão o que eu estou falando.

Duas promessas muito boas, mas duas decepções.

Onde trabalho desenvolvemos um ERP via Web com a interface feita em Flex e JEE. Claro que há sempre o que melhorar, mas estamos muito bem obrigado.

Já ia responder isso… Tem o outro lado da moeda, que são pessoas que usam ambas as tecnologias e gostam das mesmas…

Cara, não duvido que você teve experiências ruins com o Flex, porém não se pode desconsiderar o sucesso da Tecnologia e quantidade de excelentes profissionais e empresas que utilizam a mesma.

Acho que depende do servidor, das máquinas, da forma que foi desenvolvido, etc… Você pode se decepcionar, mas nunca julgue uma tecnologia pelo seu fracasso com ela…

Eu tive uma experiência boa com o Ruby mas não gostei da linguagem… Questão pessoal mesmo… Mas isso é minha opnião, não falo que o Ruby não atendeu ou que me decepcionou, porque também ainda não estudei detalhes de implementação da mesma e pelo número de pessoas que são experts na Tecnologia e falam bem da mesma…

Sucesso na próxima tentativa de usar seus Flexs…

Abs []

Se você usar um framework como o BlazeDS ou o Granite, você trafega dados binários (objetos nativos), e não xml. Isso deixa a troca de dados beeeeeeem mais leve.

PS: o que você andou fumando pra misturar no mesmo tópico Adobe Flex e motores flex? :smiley:

Eu ia fazer a mesma pergunta, mas eu sei do que se trata… é um daqueles dias de crise existencial, onde tudo é mais grayscale… hueheueheuehue :slight_smile: