Adobe FLEX / JAVAFX + Web services?

Ola pessoal, tudo bem ?

Seguinte, tenho uma duvida…

Eu tenho um projeto desenvolvido utilizando MVC e swing e nos vamos ter que migrar as UIs para aplicacoes WEB. O requirimento do cliente e : utilizar Adobe FLEX ou JavaFX…

Bom, nao conheco naaaada nem sobre FLEX nem JAvaFX ainda :slight_smile: - entao tenho umas pergutinhas para vcs:

  1. Opinios sobre ou ou outro…qual usar ou porque nao usar.

  2. Se meus componentes de negocio foram construidos utilizando EJB3 e Spring…seria uma boa alternatica expor eles como web seriveces (REST?) para integrar com o FLEX ou JavaFX? alguma outra solucao mais “lightweight” ?

[]s e muito obrigado!!

Olá, eu optaria pelo Flex, pois acho que hoje tem mais mercado que o fx e a adobe está investindo pesado nele, quanto ao fx, não posso opinar muito porque não tenho experiencia com ele, quanto a comunicação vc pode usar o blazeds, que pra mim, é o que melhor faz a comunicação Java/Flex.

Acho que Java/Flex fazem uma dupla perfeita!

Abraço

oi felipe…obrigado pela resposta…

dei uma olhada no site aqui nesse link :

http://learn.adobe.com/wiki/display/Flex/Creating+a+BlazeDS+web+service+application+in+Flex+Builder

mas entao qeur dizer que mesmo assim teria que expor meus components EJb3 e Spring como web services e dai integrar usando o BlazeDS, correto ?

[]s e obrigado!

Cara, você precisa de webservice? ou você só precisa integrar o flex com java?

Se é só para comunicar os dois não precisa, basta mapear seus services no blazeds, dei uma pesquisada aqui e achei estes tutoriais bem completos:


Espero que te ajude, qualquer coisa posta ai.

Abraço

Pitella,
Vc tem três formas de comunicação com o server: HttpService (pode vir uma string, xml), WebService e RemoteObject este último é o recomendado pq utiliza o protocolo AMF q transporta os dados em formato binário o q se torna bem mais rápido. Para usar o RemoteObject é necessário um middleware para serializar e desserializar os objetos em cada ponta, como vc irá usar Java recomendo o BlazeDS, no FlexMania (http://www.flexmania.com.br/gravacoes.php) tem palestras falando sobre o BlazeDS.

[]s
Fabio da Silva

oi felipe…entao…nao preciso de webservices nao…so achei qeu para invocar os meus servicos (EJB3 e spring) dentro do client flex eu precisaria expor eles como ws…entao existe forma de fazer isso sem ws ne…

outra coisa fabio…parce q tem agora outro middleware (LiveCycle Data Services ES2) que e mais completo do que o BlazeDS nao e memso ? deem uma olhada aqui :

http://www.adobe.com/products/livecycle/dataservices/compare.html

obrigado pelas informacoes acima…

[]'s

Pitella,
O BlazeDS na verdade é um subset do LCDS. O LCDS é pago e bem pago, me parece q tem uma versão intermediária free do LCDS com algumas restrições, não estou lembrado se é em relação ao processador ou ao número de acessos simultâneos. Teria q dar uma investigada.
Para Java tem tb o GraniteDS.

[]s

oi fabio…tudo bem ?

2 perguntas importantes:

  1. comentario importante sobre concorrencia fabio…existe algum problema de concorrencia /acessos simultaneo com o BlazeDS ?

  2. e se eu optar por atualizar meus objetos de servico para web service e entao invocar tudo por web service (soap ou rest) nas minhas interfaces UI e deixar ir tudo para meu container JEE ? nao resolveria qq problema de ter que adicionar um novo middleware (BlazeDS) na conversa ?

mmuito obrigado!! []s

Pitella,
1) O BlazeDS basicamente é um servlet, cada requisição é uma nova Thread, então a questão concorrência é sem problemas. Só será um problema se vc usar atributos static.
2) O BlazeDS só é necessário se vc quiser usar RemoteObject, o qual é recomendado por ser mais rápido, como expliquei em post anterior. E nada impede q vc utilize as três formas de acesso juntas.

O BlazeDS tb oferece outros serviços como mensageria, data-push. No FlexMania [url]http://www.flexmania.com.br/gravacoes.php[/url] tem duas apresentações sobre ele, te recomendo.

[]s

Beleza cara, valeu mesmo…vou dar uma olhada e volto pra ca se surigr mais alguma coisa…obrigado pela ajuda.!![]cao!

Olá! Vou falar quais os motivos que poderiam levar você a usar JavaFX.

1- Você pode usar tudo que Java oferece diretamente.

2 - Facilita o fluxo designer desenvolvedor: Gráficos viram classes JavaFX.

3 - Resultados disponíveis como applets ou jnlp.

4 - Ferramentas Free

5 - Facilidade de desenvolvimento incrível.

6 - Contém recursos de programação voltados para aplicações MVC, animações, leitura de webservices REST

7 - Embora ainda não tenhamos tantos dispositivos que suportam, JavaFX é portátil para Set top Box de televisão digital, celulares, web e desktop. Mas há muito trabalho para se fazer nessa área de portabilidade.

O JavaFX tem seus problemas por ser uma tecnologia nova e ambiciosa, querendo ganhar território do Flash/Flex, que estão a anos nisso, mas tem potencial. A versão 1.3 está boa para ser um concorrente mais perceptível.

O Flex é atualmente mais aceito no mercado e tem uma companhia que está no ramo há anos, a Adobe. Tem diversos desenvolvedores e bastante entusiastas. Todos que me vem com JavaFX acham que sou inimigo do Flex, o que não é verdade. Já quase trabalhei com e conheço pessoas e sistemas espetaculares que usam Flex. É uma boa escolha!

Eu usaria JavaFX, mas porque conheço mais do que o Flex. Mas cabe você escolher.

[]'s e boa sorte no seu projeto.

OI Jesuino, obrigado pelos seus comentarios. Vc comentou algo importante, a Adobe esta no mercado a anos, e sabe bem o que esta fazendo principalmente quando se fala em integracao com java. Eles nao vao querer perder mercado com java pq eeles sabem que java e MUUITO forte com arquitetura web.

Pessoal, dando uma olhada neste link abaixo, idenfitiquei a seguinte situacao :

http://www.adobe.com/products/livecycle/dataservices/compare.html

WS/JSON proxy service

Isso quer fizer que eu so consigo usar flex invocando um WS que retorne conteudo no padrao JSON (e nao XML) ? parece estranho…

[]s e obrigado!