Adotar o bd Firebird 1.5 - Opniões

Pessoal, gostaria de saber a opnião dos colegas sobre o banco de dados Firebird 1.5.
Estamos pensando em utiliza-lo em alguns projetos de webapps em Java mas precisamos de mais informações para decidirmos por ele ou não.

Por exemplo:

:arrow: Quais os cenários que recomendariam seu uso?
:arrow: Até onde seria viável utiliza-lo antes de ter que passar para um SQLServer, Oracle, etc?
Ex: Sistema client-server ou web, com X usuários/acessos, tamanho da base, configuração de hardware, etc?
:arrow: Casos de sucesso / exemplos de empresas que utilizam.

Todas as opniões são bem vindas.
Obrigado.

Ola,

A proposito do Firebird estamos criando na empresa um software comercial que acessa qualquer base de dados que suporte o JDBC e por isto andamos instalando uma “pá” de bancos de dados diferentes para testar performance e compatibilidade das definicoes das tabelas com todos eles ( limites de tamanhos de nomes, numero de colunas, tamanho da linha, etc … ). Bom depois de instalar uma duzia de bancos o que deu para ver é que o Firebird é rápido mas achei um tanto “complicado” para
administrar ( pelo menos no Linux onde estamos testando ) se comparado com os “comerciais” ( Oracle, DB2 … ) ou os “livres” ( Postgres e MySQL ).

Também não tem muita documentação ou livros sobre ele por aqui ( Bom
pelo menos não nas livrarias técnicas por onde eu circulo - Tempo Real, Cultura, no Submarino, etc … )

Para quem ja trabalhou com Delphi e Interbase pode ate ser simples lidar com o Firebird mas quem ta começando com ele “apanha” um pouco.

Me parece que existe um CD com vários utilitarios e documentacao ( www.firebase.com.br ) que facilitam a vida. Não tenho por aqui mas talvez voce tenha a oportunidade de adquirir um.

Quanto ao uso sei que o Firebird certamente é muito bom para sua proposta incial dos tempos de “Interbase” - pequenas aplicações cliente-servidor .

Como o software original foi bastante mudado ( agora tem Super Server e outros que tais ) não sei dizer o que acontece quando ele tiver que “digerir” algumas duzias de conexões simultaneas.

Vamos fazer testes comparativos usando a mesma aplicação, servidor e dados no Firebird e em outros bancos e assim que tivermos algumas medições posso te mandar …

Olá Luciano,
Acho que o melhor a você e sua equipe fazer é testar ele pessoalmente.
Aqui na empresa usamos ele com successo em clientes de pequeno e médio porte, até hoje eu não vi ele corromper nenhuma base de dados.
Nunca usamos ele para aplicação WEB, onde o acesso é muito maior comparado a aplicações desktop em rede local, mas posso te dizer que temos base com mais de 1 milhão de registros cadastrados, rodando se eu não me engano em uns 15 computadores e com desempenho muito bom, alias, esse cliente usava SQL Server e foi migrado para Firebird tranquilamente.
Uma coisa que eu já testei e conclui, é que o Firebird no Linux tem um desempenho melhor comparado a um servidor Windows.
Um ponto negativo é que a transferencia de pacotes na rede é bem maior que comparado a um MySQL por exemplo, mas no caso de rede local isso não fica visível para o usuário (pelo menos nunca percebi lentidão por causa disso).
Agora sobre o que o Joquer disse, eu realmente desconheço a dificuldade de instalá-lo e configurá-lo, talves ele deve ter tocado em algum ponto que eu nunca precisei mexer, então por isso eu desconheço.
Sua parte de Stored Procedure Trigers são bem simples de mexer e funciona muito bem.
Aconselho mesmo a testá-lo e tirar suas próprias conclusões. Dependendo da arquitetura/ferramentas que vocês forem utilizar, uma mudança futura para outro banco de dados (SQL Server, Oracle, MySQL…) não seja algo complicado e traumático.

Espero ter ajudado

Obrigado pelas opniões pessoal!

E Joquer21, assim que vc tiver as medições manda para mim por favor, certamente vão ajudar bastante.