Afinal de contas, como ganhar mais com JAVA?

Olá pessoal.

Esses dias, estava no metrô e escutei dois caras conversando, um deles estava trabalhando com SAP, e segundo ele, estava tirando 15 mil reais, sob regime de PJ. Todos sabem que PJ ganha mais e etc,etc,etc, mas um salário de 15 mil por mês, foi a primeira vez que ouvi falar. O outro parece que tava tirando por volta de 4 ou 5 mil, trabalhando com JAVA.

Bom, eu nunca nem vi uma tela do SAP, sei que se programa via ABAP mas se quer vi alguma linha de código em tal linguagem. Eu arrisco dizer que a única coisa que sei sobre SAP é que ele é um ERP move as maiores empresas do mundo.

Eu sou funcionário público, ganho 4 mil por mês, e no lugar que trabalho, uso JAVA, mas pq eu peguei livros e estudei, pois antes era tudo VB 5 (iéka!). Hoje, desenvolvo o sistema de RH para Web, usando JAVA, Hibernate e Struts 2. Mas não é por causa dessas tecnlogias que ganho 4 mil. Ganho isso simplesmente pq meu cargo deve ganhar isso.

Aí eu pergunto, HOJE, com a REALIDADE do mercado JAVA, é possível ganhar um salário desses? Ainda que sobre regime PJ? O que vocês acham?

E pq SAP é uma tecnlogia tão “fechada”? É difícil você ver alguém que seja consultor SAP e quando vê, o cara geralmente tá de carro importado! srsrsrsrsrs!

Então pessoal? Como um Javeiro faz pra andar de carro importado hein? srsrsrsr!

Valeu pessoal!
Abração!

Nossa! Ai está uma coisa que eu gostaria de saber tb… rsrs :slight_smile:

[]'s

Pra um Javeiro andar de carro importado ele tem que economizar grana e fazer um bom planejamento.

Brincadeiras de lado, 15 mil é bastante né. Mesmo pra um PJ… Minha opinião é a seguinte:
Acho que é possível sim ganhar mais de 50 mil por ano.
Já vi muita gente falando que cobra 50 reais a hora. Isso dá em torno de 96 mil reais anuais, creio eu (8 horas diárias, 5 dias por semana). Isso só com programação… Se você abrir uma empresa pode chegar a ganhar muito mais (e ter mais pepinos também, claro).

Mas você tem que pensar uma coisa: se você não é feliz aí, sai. Eu não ligo muito pra dinheiro (quem sabe porque não tenho família pra sustentar ainda): não tenho nem carro ainda, não ando com tênis, boné, agasalho importado. Uma coisa eu tenho certeza: eu nunca iria ficar em um lugar se não fosse feliz (se não tivesse muito precisando de dinheiro). Faz o que te deixar feliz cara… Se programar em Java te deixa mais feliz que VB, usa Java! Acha que vai ser mais feliz sendo um jardineiro no Havaí, surfando todo dia (esse é o meu plano B :D)? Faz isso!

Fala André!

Não cara, não é que eu não seja feliz. Estou bem satisfeito onde estou e agradeço a Deus, pois é uma situação confortável pra caramba. Eu dificilmente trocaria meu emprego por que ganha 15 mil, como PJ e não ter mais tempo nem pra cagar! srsrsrsrs! Mas assim, é sempre bom ganhar uma grana extra e eu pensei se haveria algum jeito de ser ganhar um extra com java, entendeu?

E cara, de fato, ser um jardineiro no Havaí e surfar o dia todo seria tudo de bom! Só que não sei nadar! auauhauhauhahuauhauha!

Valeu cara!

"

A história que eu ouvi (pode não ser isso) é que um consultor SAP não necessariamente fica programando em ABAP, ele também acessora a industria que o contratou para determinar qual módulo SAP é o mais apropriado. Então ele não é só um programador, é também um analista, o que justifica um salário maior.

Marcos,

Entendi. O lance é se especializar e ser bom no que se faz.

Leonardo, não conheço SAP também. Chutei que ele trabalha com ABAP, mas em outro fórum, já fiquei sabendo que o cara pode ser “Funcional”, e aí, ele ganha bem mais, e ACHO que ele faz exatamente o que tu disse.

Valeu pessoal!

"

Alem das habilidades mencionadas, é preciso considerar que qanto mais tempo como consultor sua opções de atuação no futuro serão reduzidas por se tratar de um nicho bastante específico esse SAP.

"

Será? Aprender outra ferramenta não demora tanto assim e a visão de negócio que a pessoa adquire conta muito peso. [/quote]

Acho que depende da ferramenta. Por exemplo uma nova linguagem pode aprender rapido, mas dominá-la não.
Quanta a tal “visão de negócio” acho que ela pode ser tão específica quanto a ferramenta neste caso, e justamente por isso valoriza o trabalho deste profissional.

Será? Aprender outra ferramenta não demora tanto assim e a visão de negócio que a pessoa adquire conta muito peso. [/quote]

Acho que depende da ferramenta. Por exemplo uma nova linguagem pode aprender rapido, mas dominá-la não.
Quanta a tal “visão de negócio” acho que ela pode ser tão específica quanto a ferramenta neste caso, e justamente por isso valoriza o trabalho deste profissional.[/quote]

Mochuara, o que você quis dizer foi que não importa muito a linguagem e sim a experiência que se adquiri no trabalho?

Tenho um amigo certificado em SAP
hora de trabalho = 150,00 reais

ele tira em torno desse valor no final do mês…
acho que quem conhece, sabe que SAP e microsiga, dá muita grana
e acho que mesmo um profissional java com certificação de arquiteto, formado, pós graduado, vai ganhar no maximo uns 10k, isso (programador)
não da pra ser programador pro resto da vida né… Ou você vai preferir programar o resto da vida em vez de virar um GP.

O que eu já ouvi falar em foruns, blogs, etc é que no Brasil você não consegue crescer tanto tecnicamente, tem uma hora que você talvez tenha que mudar de ares mesmo, se tornar um coordenador ou então um gerente, sei lá…

Isso em termos de valorização - salário - reconhecimento, plano de carreira etc

Na minha opinião TI ainda é visto como se fosse uma ferramenta para muitas empresas, talvez por isso a valorização de um profissional essencialmente técnico…

Quanta a tal “visão de negócio” acho que ela pode ser tão específica quanto a ferramenta neste caso, e justamente por isso valoriza o trabalho deste profissional.[/quote]

Mochuara, o que você quis dizer foi que não importa muito a linguagem e sim a experiência que se adquiri no trabalho?[/quote]

Consultor SAP ganha mais por causa do risco envolvido em se especializar no produto de uma empresa só, visão de negócio é papo furado. O negócio deles é almoçar com as pessoas certas e fechar novos contratos e contratar peões pra fazer o trabalho. Quem tem essas duas habilidades ganha mais claro.

oi

garanto que não sou parante do Sérgio e nem estou fazendo propaganda do blog… rs

mas hoje estava vendo um outro post De Sênior a Gerente que tem muito a ver com o tópico…

com certeza habilidades gerenciais não são adquiridas de uma noite para o dia…

O problema é que SAP tem o mercado totalmente fechado… e é uma tecnologia totalmente fechada… vc só faz um curso se for milionario… e mesmo assim não entra no mercado… pois la so entra quem tem QI… senão esquece… então se querem trabalhar com SAP o melhor caminho e procurar uma filha de um Sapeiro influente e se casar com ela… talvez assim consegue entrar no circulo da sociedade secreta dos SAPeiros… senão esquece…

Tenho um primo que trampa com SAP e ele teve uma puta de uma sorte pra entrar nessa… pois o cara era fraquinho nao manjava muito porem a mãe dele que era separada se casou com um GP de SAP de uma grande consultoria… agora o cara ganha em torno de uns 15k por mes…

pelo oq me disseram pra entrar neste mercado não importa se vc sabe fazer um loop ou um if sequer muito menos se vc sabe oq e um banco de dados… mas é fundamental que conheça administração das empresas… ao menos a fundo como funciona a admnistração da area financeira, operacional, etc… quem manjar bem disto e tiver um bom QI entra facil no mercado… ou seja SAP é mais pra area de Administração do que Informatica… eles não veem com bons olhos os desenvolvedores… mesmo quem programa em abap eles preferem os administradores…

Minha ex-namorada trabalha no setor de uma empresa que faz as transferências de valores pros consultores funcionais SAP, o valor vai de R$80/h a R$200/h, em algumas empresas esse valor é maior. Já vi JR que começou com R$50/h.

Antes de pensar em como ganhar mais com Java, pense em simplesmente como ganhar mais. Muitas vezes você não percebe o quanto vale o teu valor hora e joga pra um valor muito baixo e fica pensando em “como ganhar mais”. Quem faz o salário é você, se você tiver como provar que deve ganhar mais, simplesmente tu vai ganhar, mas o ideal é tu saber em que nível está. Não digo pra tirar mil certificações e correr pro abraço, mas ganhar bem é muito relativo também…

acho que a discussão é sobre sexo dos anjos já…

André, o problema é ás vezes, mesmo ganhando um salário/hora alto, vc ganha um limite de horas/mês para uma tarefa por um chefe, e os ganhos não são tão expressivos assim.Eu cobro/ganho cerca de 70/hora(brutos, uns 45-50 líquidos de impostos/tributos), mas fico limitado ao que meu chefe de projeto(que ganha cerca de 125/hora brutos, OBS.:possui doutorado!->Eu nem tenho mestrado) libera, o que nunca passa de 200h/mês.
Até hoje eu choro de ter ignorado uma proposta de trabalho de uma petrolífera(algo de mais de 300 dólares/hora) pq era no Iraque. :cry: