Afinal de contas, como ganhar mais com JAVA?

76 respostas
VictorAJ

Olá pessoal.

Esses dias, estava no metrô e escutei dois caras conversando, um deles estava trabalhando com SAP, e segundo ele, estava tirando 15 mil reais, sob regime de PJ. Todos sabem que PJ ganha mais e etc,etc,etc, mas um salário de 15 mil por mês, foi a primeira vez que ouvi falar. O outro parece que tava tirando por volta de 4 ou 5 mil, trabalhando com JAVA.

Bom, eu nunca nem vi uma tela do SAP, sei que se programa via ABAP mas se quer vi alguma linha de código em tal linguagem. Eu arrisco dizer que a única coisa que sei sobre SAP é que ele é um ERP move as maiores empresas do mundo.

Eu sou funcionário público, ganho 4 mil por mês, e no lugar que trabalho, uso JAVA, mas pq eu peguei livros e estudei, pois antes era tudo VB 5 (iéka!). Hoje, desenvolvo o sistema de RH para Web, usando JAVA, Hibernate e Struts 2. Mas não é por causa dessas tecnlogias que ganho 4 mil. Ganho isso simplesmente pq meu cargo deve ganhar isso.

Aí eu pergunto, HOJE, com a REALIDADE do mercado JAVA, é possível ganhar um salário desses? Ainda que sobre regime PJ? O que vocês acham?

E pq SAP é uma tecnlogia tão “fechada”? É difícil você ver alguém que seja consultor SAP e quando vê, o cara geralmente tá de carro importado! srsrsrsrsrs!

Então pessoal? Como um Javeiro faz pra andar de carro importado hein? srsrsrsr!

Valeu pessoal!
Abração!

76 Respostas

luizrobertofreitas

Nossa! Ai está uma coisa que eu gostaria de saber tb… rsrs :slight_smile:

[]'s

Andre_Brito

Pra um Javeiro andar de carro importado ele tem que economizar grana e fazer um bom planejamento.

Brincadeiras de lado, 15 mil é bastante né. Mesmo pra um PJ… Minha opinião é a seguinte:
Acho que é possível sim ganhar mais de 50 mil por ano.
Já vi muita gente falando que cobra 50 reais a hora. Isso dá em torno de 96 mil reais anuais, creio eu (8 horas diárias, 5 dias por semana). Isso só com programação… Se você abrir uma empresa pode chegar a ganhar muito mais (e ter mais pepinos também, claro).

Mas você tem que pensar uma coisa: se você não é feliz aí, sai. Eu não ligo muito pra dinheiro (quem sabe porque não tenho família pra sustentar ainda): não tenho nem carro ainda, não ando com tênis, boné, agasalho importado. Uma coisa eu tenho certeza: eu nunca iria ficar em um lugar se não fosse feliz (se não tivesse muito precisando de dinheiro). Faz o que te deixar feliz cara… Se programar em Java te deixa mais feliz que VB, usa Java! Acha que vai ser mais feliz sendo um jardineiro no Havaí, surfando todo dia (esse é o meu plano B :D)? Faz isso!

VictorAJ

Fala André!

Não cara, não é que eu não seja feliz. Estou bem satisfeito onde estou e agradeço a Deus, pois é uma situação confortável pra caramba. Eu dificilmente trocaria meu emprego por que ganha 15 mil, como PJ e não ter mais tempo nem pra cagar! srsrsrsrs! Mas assim, é sempre bom ganhar uma grana extra e eu pensei se haveria algum jeito de ser ganhar um extra com java, entendeu?

E cara, de fato, ser um jardineiro no Havaí e surfar o dia todo seria tudo de bom! Só que não sei nadar! auauhauhauhahuauhauha!

Valeu cara!

M

"

L

A história que eu ouvi (pode não ser isso) é que um consultor SAP não necessariamente fica programando em ABAP, ele também acessora a industria que o contratou para determinar qual módulo SAP é o mais apropriado. Então ele não é só um programador, é também um analista, o que justifica um salário maior.

VictorAJ

Marcos,

Entendi. O lance é se especializar e ser bom no que se faz.

Leonardo, não conheço SAP também. Chutei que ele trabalha com ABAP, mas em outro fórum, já fiquei sabendo que o cara pode ser “Funcional”, e aí, ele ganha bem mais, e ACHO que ele faz exatamente o que tu disse.

Valeu pessoal!

M

"

M

Alem das habilidades mencionadas, é preciso considerar que qanto mais tempo como consultor sua opções de atuação no futuro serão reduzidas por se tratar de um nicho bastante específico esse SAP.

M

"

M

Será? Aprender outra ferramenta não demora tanto assim e a visão de negócio que a pessoa adquire conta muito peso.

Acho que depende da ferramenta. Por exemplo uma nova linguagem pode aprender rapido, mas dominá-la não.
Quanta a tal “visão de negócio” acho que ela pode ser tão específica quanto a ferramenta neste caso, e justamente por isso valoriza o trabalho deste profissional.

moacirjava

Será? Aprender outra ferramenta não demora tanto assim e a visão de negócio que a pessoa adquire conta muito peso.

Acho que depende da ferramenta. Por exemplo uma nova linguagem pode aprender rapido, mas dominá-la não.
Quanta a tal “visão de negócio” acho que ela pode ser tão específica quanto a ferramenta neste caso, e justamente por isso valoriza o trabalho deste profissional.

Mochuara, o que você quis dizer foi que não importa muito a linguagem e sim a experiência que se adquiri no trabalho?

Deluxe

Tenho um amigo certificado em SAP
hora de trabalho = 150,00 reais

ele tira em torno desse valor no final do mês…
acho que quem conhece, sabe que SAP e microsiga, dá muita grana
e acho que mesmo um profissional java com certificação de arquiteto, formado, pós graduado, vai ganhar no maximo uns 10k, isso (programador)
não da pra ser programador pro resto da vida né… Ou você vai preferir programar o resto da vida em vez de virar um GP.

Andre_Fonseca

O que eu já ouvi falar em foruns, blogs, etc é que no Brasil você não consegue crescer tanto tecnicamente, tem uma hora que você talvez tenha que mudar de ares mesmo, se tornar um coordenador ou então um gerente, sei lá…

Isso em termos de valorização - salário - reconhecimento, plano de carreira etc

Na minha opinião TI ainda é visto como se fosse uma ferramenta para muitas empresas, talvez por isso a valorização de um profissional essencialmente técnico…

M

Mochuara, o que você quis dizer foi que não importa muito a linguagem e sim a experiência que se adquiri no trabalho?

Consultor SAP ganha mais por causa do risco envolvido em se especializar no produto de uma empresa só, visão de negócio é papo furado. O negócio deles é almoçar com as pessoas certas e fechar novos contratos e contratar peões pra fazer o trabalho. Quem tem essas duas habilidades ganha mais claro.

Andre_Fonseca

oi

garanto que não sou parante do Sérgio e nem estou fazendo propaganda do blog… rs

mas hoje estava vendo um outro post De Sênior a Gerente que tem muito a ver com o tópico…

com certeza habilidades gerenciais não são adquiridas de uma noite para o dia…

luistiagos

O problema é que SAP tem o mercado totalmente fechado… e é uma tecnologia totalmente fechada… vc só faz um curso se for milionario… e mesmo assim não entra no mercado… pois la so entra quem tem QI… senão esquece… então se querem trabalhar com SAP o melhor caminho e procurar uma filha de um Sapeiro influente e se casar com ela… talvez assim consegue entrar no circulo da sociedade secreta dos SAPeiros… senão esquece…

Tenho um primo que trampa com SAP e ele teve uma puta de uma sorte pra entrar nessa… pois o cara era fraquinho nao manjava muito porem a mãe dele que era separada se casou com um GP de SAP de uma grande consultoria… agora o cara ganha em torno de uns 15k por mes…

pelo oq me disseram pra entrar neste mercado não importa se vc sabe fazer um loop ou um if sequer muito menos se vc sabe oq e um banco de dados… mas é fundamental que conheça administração das empresas… ao menos a fundo como funciona a admnistração da area financeira, operacional, etc… quem manjar bem disto e tiver um bom QI entra facil no mercado… ou seja SAP é mais pra area de Administração do que Informatica… eles não veem com bons olhos os desenvolvedores… mesmo quem programa em abap eles preferem os administradores…

Luiz_Aguiar

Minha ex-namorada trabalha no setor de uma empresa que faz as transferências de valores pros consultores funcionais SAP, o valor vai de R$80/h a R$200/h, em algumas empresas esse valor é maior. Já vi JR que começou com R$50/h.

Leozin

Antes de pensar em como ganhar mais com Java, pense em simplesmente como ganhar mais. Muitas vezes você não percebe o quanto vale o teu valor hora e joga pra um valor muito baixo e fica pensando em “como ganhar mais”. Quem faz o salário é você, se você tiver como provar que deve ganhar mais, simplesmente tu vai ganhar, mas o ideal é tu saber em que nível está. Não digo pra tirar mil certificações e correr pro abraço, mas ganhar bem é muito relativo também…

acho que a discussão é sobre sexo dos anjos já…

Ironlynx

André, o problema é ás vezes, mesmo ganhando um salário/hora alto, vc ganha um limite de horas/mês para uma tarefa por um chefe, e os ganhos não são tão expressivos assim.Eu cobro/ganho cerca de 70/hora(brutos, uns 45-50 líquidos de impostos/tributos), mas fico limitado ao que meu chefe de projeto(que ganha cerca de 125/hora brutos, OBS.:possui doutorado!->Eu nem tenho mestrado) libera, o que nunca passa de 200h/mês.
Até hoje eu choro de ter ignorado uma proposta de trabalho de uma petrolífera(algo de mais de 300 dólares/hora) pq era no Iraque. :cry:

Y

Certas coisas eu nao consigo entender. Por que alguem que quer ser gerente de projeto perde anos da vida estudando tecnologia?

Um programador raramente, mas raramente mesmo, vai ser um bom gerente de projeto. Sao coisas distintas, conhecimentos distintos.

O dia que eu tiver que ficar redigindo contrato de alteracao, participando de reuniao mais como observador (e muitas delas) e ficar controlando relogio ponto de programador, eu dou com a cabeça na parede.

Andre_Brito

André, o problema é ás vezes, mesmo ganhando um salário/hora alto, vc ganha um limite de horas/mês para uma tarefa por um chefe, e os ganhos não são tão expressivos assim.Eu cobro/ganho cerca de 70/hora(brutos, uns 45-50 líquidos de impostos/tributos), mas fico limitado ao que meu chefe de projeto(que ganha cerca de 125/hora brutos, OBS.:possui doutorado!->Eu nem tenho mestrado) libera, o que nunca passa de 200h/mês.
Até hoje eu choro de ter ignorado uma proposta de trabalho de uma petrolífera(algo de mais de 300 dólares/hora) pq era no Iraque. :cry:
Iron,

Isso mostra que você é um cara que se preze (Y). Um louco da cabeça por grana e mais grana iria direto, sem pensar 2x.
As vezes mais vale um excelente ambiente de trabalho e alguns benefícios com um salário mais ou menos do que um salário super alto e péssimas condições de trabalho. É como falei… pra mim, mais vale ser feliz do que ter grana (muitas vezes as duas coisas andam juntas :D).

W

Quando eu penso em SAP eu faco igual Homer Simpson e grito “BOOOOORING!”.

Eu acho que o mais importante (como ja falaram) eh estar feliz com o trabalho que voce faz, parece cliche dizer isso mas eh a pura verdade. Ja trabalhei em lugares (nao pra ganhar 15k por mes) mas ganhava bem, mas mesmo assim eu odiava, trabalhava com tecnologias desatualizadas, com um bando de gente ruim, nao era feliz e isso me fez muito mal, entrei em depressao, pensei ate em largar a computacao e mudar de carreira.

Esse mudinho de consultores SAP so tem idiotas, que nao sabem nada de programacao, sao mais um bando de administrares de empresa engravatados que tem que ficar puxando saco dos chefoes das empresas onde eles prestam consultoria. Fora que todos eles se acham a “ultima bolacha do pacote” e tem sempre aquela atitude chate de superioridade.

Voce como disse ta contente com o seu trabalho, e ta contente como desenvolvedor java, entao manda bala. Porque se um pessoa entra em alguma coisa so por causa do retorno financeiro, nao vai ser um bom profissional.

//Daniel

J

bem, acho que com java não dá pra ficar rico não. Mais fácil desenvolver um produto e criar uma empresa para comercializá-lo.

Leozin

Assim, só não entendi o que isso tem a ver com a situação toda, mas espero que tu não esteja querendo dizer que uma das causas de altos salários é a formação acadêmica.

M

Por varios motivos a maioria das pessoas não vão seguir por este caminho do empreedorismo. Ainda que fossem, dada a atual situação da linguagem no desktop, web ou mobile não vejo porque elas utilizariam Java.

Não podemos esquecer que a maioria dos empregos de Java hoje é suportar legado de EJB e XML, coisa que qualquer programador JAva (que tem aos montes por ai) é capaz de fazer.

Ironlynx

No meu caso, eu vacilei pq a proposta veio de forma “nebulosa”(amigo-do-amigo que sabe que vc é bom nisso…) e só depois que eu tinha recusado, eu soube direito das condições.Era “internado”, em QG, programando pequenas aplicações e checando estado de outras.Sem chance de contato real com o submundo lá fora.Grana ocilando entre 20-30 mil dólares ao mês. :cry:

No meu caso atual, sim, pq eu trabalho em projeto de pesquisa, impossível não ter um chefe doutor(é até tabelado, eu ganho o máximo possível no meu caso).Aliás, o único “Zé Ruela” no projeto sou eu… todo resto são(provavelmente) engenheiros-doutores :lol:

M

"

luistiagos

Leozin:
Antes de pensar em como ganhar mais com Java, pense em simplesmente como ganhar mais. Muitas vezes você não percebe o quanto vale o teu valor hora e joga pra um valor muito baixo e fica pensando em “como ganhar mais”. Quem faz o salário é você, se você tiver como provar que deve ganhar mais, simplesmente tu vai ganhar, mas o ideal é tu saber em que nível está. Não digo pra tirar mil certificações e correr pro abraço, mas ganhar bem é muito relativo também…

Provavelmente onde vc vive a realidade e distinta da maior parte do brasil…
pois em qualquer lugar não é vc que faz seu salario e sim a empresa… se a empresa quer pagar 1k para um senior ela vai encontrar um monte de candidatos… independendo se for vc ou não…

Link_pg

Olá!

“Link_pg@Javafree”:
Já dizia Waldez Ludwig: “Você recebe de acordo com sua raridade”. Por que o Tiger Woods ganha tanto? Porque só existe UM Tiger Woods… Por que o Ronaldo (…brilha muito no curintias) ganha tanto? Porque só existe UM Ronaldo (…brilha muito no curintias).

Não espere ganhar tanto assim, utilizando uma tecnologia que ficou banalizada. Hoje Java é ensinado nas faculdades. Que faculdade/curso ensina SAP sem cobrar uma fortuna?

Tinha um cara aqui no projeto que manjava de Vignette. Na verdade ele participou do desenvolvimento do negócio. Teve a crise, como era PJ, foi um dos primeiros a serem mandados embora, mas deve ter ido pra uma outra empresa ganhar mais (?!).

Acabei achando um link que fala exatamente sobre isso (provavelmente ele viu também a palestra do Ludwig).

http://unplugged.giggio.net/unplugged/post/Quer-ganhar-mais.aspx

Abraços

luistiagos

Link_pg:
Olá!

“Link_pg@Javafree”:
Já dizia Waldez Ludwig: “Você recebe de acordo com sua raridade”. Por que o Tiger Woods ganha tanto? Porque só existe UM Tiger Woods… Por que o Ronaldo (…brilha muito no curintias) ganha tanto? Porque só existe UM Ronaldo (…brilha muito no curintias).

Não espere ganhar tanto assim, utilizando uma tecnologia que ficou banalizada. Hoje Java é ensinado nas faculdades. Que faculdade/curso ensina SAP sem cobrar uma fortuna?

Tinha um cara aqui no projeto que manjava de Vignette. Na verdade ele participou do desenvolvimento do negócio. Teve a crise, como era PJ, foi um dos primeiros a serem mandados embora, mas deve ter ido pra uma outra empresa ganhar mais (?!).

Acabei achando um link que fala exatamente sobre isso (provavelmente ele viu também a palestra do Ludwig).

http://unplugged.giggio.net/unplugged/post/Quer-ganhar-mais.aspx

Falou tudo…

Abraços

Don

300 doleta hora? vo facim facim…iraque, afeganistão o que for uahsuiauishiashui

M

marcosalex:
mochuara:

Não podemos esquecer que a maioria dos empregos de Java hoje é suportar legado de EJB e XML, coisa que qualquer programador JAva (que tem aos montes por ai) é capaz de fazer.

A VMWare e a Oracle pensam diferente…

Nao entendi. Como vc acha que eles pensam?

J

luistiagos:
Leozin:

Provavelmente onde vc vive a realidade e distinta da maior parte do brasil…
pois em qualquer lugar não é vc que faz seu salario e sim a empresa… se a empresa quer pagar 1k para um senior ela vai encontrar um monte de candidatos… independendo se for vc ou não…

Por isso que regularizar a profissão é interessante. Pra não sofrer com isso ae.

andrepestana

Cara, me identifiquei com o que vc passou.

Antes eu pensava muito em dinheiro. Hoje eu acho que não é o mais importante. Talvez eu esteja ficando velho e começando a descobrir o verdadeiro sentido da vida… huhauhuahaua.

Abraço,

M

"

Leozin

Não

Aí sim que vai piorar, porque todo mundo vai ganhar igual, um cara que sabe muito mais vai ter o mesmo salário de um cara que sabe pouco, que é recém formado e nunca trabalhou.

O mercado atualmente é justo, paga quando um profissional de fato vale. O problema é que aqui nego reclama de salário apontando AS EMPRESAS como culpadas, mas é aquela coisa, quando tu aponta 1 dedo, tem 4 apontado pra você. Um pouco de auto-crítica sempre é bom, ou você acha que deve ganhar mais só porque ficou 2 anos trabalhando? Ou por que tirou uma SCJP?

Y

luistiagos:

em qualquer lugar não é vc que faz seu salario e sim a empresa… se a empresa quer pagar 1k para um senior ela vai encontrar um monte de candidatos… independendo se for vc ou não…

Até ela descobrir que por 1k ela nao consegue contratar um senior, consegue no maximo alguns que pensam que sao. E mais cedo ou mais tarde vai ter que contratar um senior mesmo, e pagar o quanto ele esta pedindo, pra arrumar o monte de cagada que os que ganhavam 1k fizeram.

D

Ser programador Java, puramente programador Java é ruim…

Acaba sempre sendo o seguinte o mercado que tem uma oferta de empregos boa, mas que tem procura grande acaba não pagando tão bem assim!

Thiagosc

Não

Aí sim que vai piorar, porque todo mundo vai ganhar igual, um cara que sabe muito mais vai ter o mesmo salário de um cara que sabe pouco, que é recém formado e nunca trabalhou.

O mercado atualmente é justo, paga quando um profissional de fato vale. O problema é que aqui nego reclama de salário apontando AS EMPRESAS como culpadas, mas é aquela coisa, quando tu aponta 1 dedo, tem 4 apontado pra você. Um pouco de auto-crítica sempre é bom, ou você acha que deve ganhar mais só porque ficou 2 anos trabalhando? Ou por que tirou uma SCJP?

Esse pessoal não vive no mesmo mundo que nós. Não importa o que você faça! Mesmo que você seja o melhor profissional que já existiu, existem N fatores que influenciarão o seu salário e o seu emprego.

Nos EUA eles não fizeram nada para serem substituídos por chineses, indianos e outros. Eles simplesmente custam mais caro e por isso são substituídos. Não existe relação alguma com a capacidade da pessoa.

Não existe um Papai Noel nas empresas que se interessará em saber se você foi um “bom menino” para então recompensá-lo. Elas não estão nem aí. Quer? Não quer, então vai se f****. Vamo contratar outro mais barato e foda-se.

Por experiência, quem ganha mais, principalmente no Brasil, geralmente é pilantra. Quem quer dar uma de honesto geralmente se fode.

Marcio_Nogueira

Para ganhar mais é necessário estar se atualizando constantemente, buscando saber sempre mais. Buscar as mais recentes informações sobre a tecnologia e que rumo esta tomará em um futuro próximo. :wink:

J

Não

Não, na verdade, o justo é que todos os profissionais ganhem da mesma forma, e, quem não está capacitado, que nem trabalhe. Eu não atuo na área de TI. Trabalho com engenharia, mas percebo o quanto a área de TI está desorganizada.

M

"

cs.santos0

Não

Esse pessoal não vive no mesmo mundo que nós. Não importa o que você faça! Mesmo que você seja o melhor profissional que já existiu, existem N fatores que influenciarão o seu salário e o seu emprego.

Nos EUA eles não fizeram nada para serem substituídos por chineses, indianos e outros. Eles simplesmente custam mais caro e por isso são substituídos. Não existe relação alguma com a capacidade da pessoa.

Não existe um Papai Noel nas empresas que se interessará em saber se você foi um “bom menino” para então recompensá-lo. Elas não estão nem aí. Quer? Não quer, então vai se f****. Vamo contratar outro mais barato e foda-se.

Por experiência, quem ganha mais, principalmente no Brasil, geralmente é pilantra. Quem quer dar uma de honesto geralmente se fode.

é isso msm…concordo com oq vc disse…

eu acho q regularizar a profissao poderia até ser uma boa…poderia ser considerada como uma tentativa de melhorar esse mercado patético que existe no Brasil

luistiagos

Não

Falou tudo…

P

Existem empresas muito boas, que pagam bem e que assinam a famigerada Carteira de Trabalho… O duro é você i) encontrá-las e ii) entrar nelas, já que normalmente as vagas são preenchidas “por indicação”… :evil:

Eu já fui mais “meritocrata”, porém devo dar o braço a torcer: ganha mais quem conhece mais gente! Sendo assim, invista em Networking, se quiser ganhar mais…

Sempre achei os salários pagos para programadores Java que trabalham como PJ bons: quem estiver nas grandes cidades, consegue tirar entre R$ 25,00 e R$ 45,00 por hora, em média. Multiplique isso por 160 e veja quanto dá no total. Penso que é um bom dinheiro, em se tratando de Brasil…

O problema de se trabalhar como PJ é de “mentalidade”, uma vez que fomos educados a “ter uma Carteira assinada e com ‘benefícios’”… :roll: Não é todo mundo que “se acerta” trabalhando como PJ, e a gente tem de respeitar…

Com relação ao Serviço Público, talvez o “grande atrativo” seja mesmo a tão sonhada “estabilidade”… Mas, é sabido que ganha-se menos em comparação com a Iniciativa Privada, pelo menos para os cargos de TI…

Eu sou péssimo para “dar conselhos”, mas acredito que para o profissional que tem família (ou quem ajude numa eventualidade) e gosta de correr riscos, trabalhar na Iniciativa Privada é o ideal… Mudanças, inovação, criar coisas novas tudo isso é muito bom!

Agora, se você não tem ninguém por ti e/ou precisa de “segurança”, o ideal pode ser o Serviço Público… Infelizmente tem gente que não pode “trocar o certo pelo duvidoso”, e a gente tem de respeitar… :roll:

Leozin

marcosalex:
Isso segundo sua interpretação. Tá cheio de países com a profissão regulamentada e se deram muito bem. Mesmo no Brasil, as profissões regulamentadas como têm representação consegue se dar melhor.

Mas isso é outra história…

Ah é? Poderia você falar mais a respeito? Como, por exemplo, quais países que a profissão é regulamentada etc?

M

marcosalex:
Isso segundo sua interpretação. Tá cheio de países com a profissão regulamentada e se deram muito bem. Mesmo no Brasil, as profissões regulamentadas como têm representação consegue se dar melhor.

Sim, isto é uma outra historia. Regulamentação é para algumas profissiões, desenvolver software não é uma delas.

Link_pg

Essa parada do networking pra mim faz todo sentido… uma vez eu ouvi algo do tipo: “No APinfo (e similares) você consegue empregos, mas bons empregos só se consegue com networking.” Quase sempre aquele panaca que ninguem dava nada na época da faculdade é o que se dá melhor profissionalmente aehheauhaeu

Leozin

mochuara:
marcosalex:

Sim, isto é uma outra historia. Regulamentação é para algumas profissiões, desenvolver software não é uma delas.

Será que flanelinha e capoeirista são uma delas?!

http://smeira.blog.terra.com.br/2009/08/17/profisses-regulamentao-flanelinha-capoeirista/

rs

J

O salário de um engenheiro da computação gira em média R$ 4,500, R$a 8000, quem trabalha com TI faz praticamente a mesma coisa, tirando a parte de elétrica, mas mesmo assim quem trabalha com TI, tem o salário bem menor(Estou citando o que alguns profissionais de TI me disseram).
Por isso acho que uma instituição como o CREA poderia ajudar bastante.

M

"

luistiagos

juliocbq:
O salário de um engenheiro da computação gira em média R$ 4,500, R$a 8000, quem trabalha com TI faz praticamente a mesma coisa, tirando a parte de elétrica, mas mesmo assim quem trabalha com TI, tem o salário bem menor(Estou citando o que alguns profissionais de TI me disseram).

bem vc quer dizer que: seria pra um engenheiro ganhar isto… mas a maioria dos engenheiros e cientista da computação fazem a mesma coisa que os tecnologos nas empresas… é isto que me deixa puto… eu to qse me formando em CC… o salario de um Cientista mesmo passa de 10k… porem como não tem mercado pra cientista e nem engenheiro no brasil… engenheiros e cientistas tenque trabalhar na area dos tecnicos e analistas de sistemas…
é foda vc fazer 7 anos de uma faculdade pra ganhar o mesmo tanto que um ze mane que fez 2 anos…

J

luistiagos:
juliocbq:

bem vc quer dizer que: seria pra um engenheiro ganhar isto… mas a maioria dos engenheiros e cientista da computação fazem a mesma coisa que os tecnologos nas empresas… é isto que me deixa puto… eu to qse me formando em CC… o salario de um Cientista mesmo passa de 10k… porem como não tem mercado pra cientista e nem engenheiro no brasil… engenheiros e cientistas tenque trabalhar na area dos tecnicos e analistas de sistemas…
é foda vc fazer 7 anos de uma faculdade pra ganhar o mesmo tanto que um ze mane que fez 2 anos…

Tem muito campo aqui no Brasil pra cientista e engenheiro.

http://www.lncc.br
http://www.cesar.org.br/
http://www.blogdocampos.net/2007/12/ipt-usp-site-mestrado.html
http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=2443

Aqui em Sta Rita tem o Inatel, com o ICC e a TV Digital

Como a demanda de TI é muito grande, normalmente engenheiros e cientistas acabam indo para esse mercado.

victorcosta

Use herança

M

Use herança

:lol:

Andre_Fonseca

marcosalex:
Leozin:

Ah é? Poderia você falar mais a respeito? Como, por exemplo, quais países que a profissão é regulamentada etc?

Na Alemanha, por exemplo, TODA profissão é regulamentada. França também. Aliás, vários países da Europa regulamentam a profissão, já tem um tópico sobre isso e não é difícil pesquisar na Internet.

Não confunda nunca regulamentação com exigência de curso superior. Atendente de telemarketing no Brasil é regulamentado e não exige curso superior, por exemplo.

3171 :: Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações

Descrição Sumária

Desenvolvem sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetam, implantam e realizam manutenção de sistemas e aplicações; selecionam recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Planejam etapas e ações de trabalho.

http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitulo.jsf - Classificação Brasileira de Ocupações - CBO

luistiagos

juliocbq:
luistiagos:
juliocbq:

http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=2443

Como a demanda de TI é muito grande, normalmente engenheiros e cientistas acabam indo para esse mercado.

e mas ai so entra doutor… e mesmo os doutores penam pra entrar em lugares assim…

J

luistiagos:
juliocbq:
luistiagos:
juliocbq:

e mas ai so entra doutor… e mesmo os doutores penam pra entrar em lugares assim…

Mestres também entram, e somente graduados. Mas graduados que tenham intenção de mestrar, é claro. Nenhuma instituição vai aceitar um pesquisador que não goste de aprender.

antonioni.rocha

andrepestana:
windsofhell:

Eu acho que o mais importante (como ja falaram) eh estar feliz com o trabalho que voce faz, parece cliche dizer isso mas eh a pura verdade. Ja trabalhei em lugares (nao pra ganhar 15k por mes) mas ganhava bem, mas mesmo assim eu odiava, trabalhava com tecnologias desatualizadas, com um bando de gente ruim, nao era feliz e isso me fez muito mal, entrei em depressao, pensei ate em largar a computacao e mudar de carreira.

Cara, me identifiquei com o que vc passou.

Antes eu pensava muito em dinheiro. Hoje eu acho que não é o mais importante. Talvez eu esteja ficando velho e começando a descobrir o verdadeiro sentido da vida… huhauhuahaua.

Abraço,

Rapaz, já eu sou o contrário, ando pensando em dinheiro… a idade vai chegando, e as dívidas vão aumentando, perspectivas vão sumindo…

danilopelegrino

luistiagos:
juliocbq:

E qual o problema de se fazer uma faculdade de tecnologia?

Cara, garanto que nenhum diploma no mundo, seja de graduação ou tecnologia vai lhe dar mais conhecimento que a “Experiencia”.

Eu fiz faculdade de tecnologia, porem antes fiz 1 ano de ciencias da computação, e a diferença que vi, foi que o curso tecnologico é bem mais expecifico.

Na boa, nao faz sentido este seu preconceito.

abraço

luistiagos

danilopelegrino:
luistiagos:
juliocbq:

E qual o problema de se fazer uma faculdade de tecnologia?

Cara, garanto que nenhum diploma no mundo, seja de graduação ou tecnologia vai lhe dar mais conhecimento que a “Experiencia”.

Eu fiz faculdade de tecnologia, porem antes fiz 1 ano de ciencias da computação, e a diferença que vi, foi que o curso tecnologico é bem mais expecifico.

Na boa, nao faz sentido este seu preconceito.

abraço

Não é preconceito… hj eu me arrependo por não ter feito algo na area da tecnologia… pois se fissese algo de 2 anos podeira ja ter ate uma boa pos-graduação… e ja que não tem mercado pra cientista e engenheiro mesmo…
o melhor e fazer TI e depois posgraduações em vez de um curso so que te ocupe 7 anos… neste tempo vc pode se formar tecnologo e fazer umas 2 ou ate 3 pos…

M

André Fonseca:
marcosalex:
Leozin:

Na Alemanha, por exemplo, TODA profissão é regulamentada. França também. Aliás, vários países da Europa regulamentam a profissão, já tem um tópico sobre isso e não é difícil pesquisar na Internet.

Não confunda nunca regulamentação com exigência de curso superior. Atendente de telemarketing no Brasil é regulamentado e não exige curso superior, por exemplo.

3171 :: Técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações

Descrição Sumária

Desenvolvem sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetam, implantam e realizam manutenção de sistemas e aplicações; selecionam recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Planejam etapas e ações de trabalho.

http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitulo.jsf - Classificação Brasileira de Ocupações - CBO

Pois é, uma coisa é dizer que na conchichina é regulamentado, outra coisa é conhecer os méritos da regulamentação.

M

"

B

Eu me faço essa pergunta todo dia… :lol:

J

Quem perde é o profissional, por ter a profissão fragmentada. Os empresários sempre vão pagar o menor preço possível. E quem recusa pode ser facilmente substituído. É muito mais fácil e barato pegar uma pessoa inexperiente e treiná-la. Isso acontece até nas universidades. Ninguém se preocupa realmente com qualidade, o negócio é o dinheiro.

Andre_Fonseca

concordo totalmente

luistiagos

mas algo que todos devem concordar e que a regulamentação iria aumentar bastante o nosso mercado…
e iria ter mais vagas para quem é realmente da area da informatica… e com uma demanda maior o salario tende a aumentar… com milhoes de neguinhos que nem são da area se metendo em nosso mercado nosso salario cai la em baixo… pois tem muita gente pra pouquissima demanda… tem muitas pessoas realmente da area da TI desempregadas por isto… e as empresas tao pouco se fodendo pela qualidade o que querem e o profissional mais barato… e quem se fode com isto somos nos… pois a pouco emprego pra tanta gente…

andrepestana

antonioni, eu tb penso em dinheiro, mas não como antes de pensar em ficar rico ou de me descabelar por isso. O que quero dizer é que não adianta você conseguir o dinheiro se você se sente infeliz, sente que sua vida está sendo em vão. Existem experiências que você pode passar que não tem preço no mundo. Precisamos de dinheiro, mas não podemos perder nossa saúde, nossa vida por causa do dinheiro.

Não perca suas perspectivas!

Abraço,

mcbarsotti

puerra, o cara ganha 15 pila por mes e ta usando metro??? acho q ele deveria parar de ir na casa da luz vermelha…
uhaeuheauh

abs

danilopelegrino

Isso em todo lugar do mundo é assim. Se eu posso pagar 100 reais pra alguém e me atende, por que pagar mil?
O salário daqui de analista de sistemas aqui da região só voltou a subir quando eles pararam de encontrar funcionários pelo salário que ofereciam. Atendente de Call center aqui também é disputado, porque tem 4 Call Centers grandes na cidade.
Tem várias regiões que falta profissional de várias áreas, daí o salário aumenta. Como a distribuição do Brasil é bem desigual, tem outras regiões sobrando gente, daí o salário achata mesmo.

Nos EUA é muito comum a pessoa mudar de cidade atrás de um salário maior, conforme valoriza ou desvaloriza o mercado. Brasileiro já tem um apego maior à família, é mais difícil perder suas raízes.

Concordo plenamente, e não precisa ir muito longe.

Meu caso por exemplo, trabalhava em sampa e ganhava x, ai fui procurar algo em campinas e consegui um com a mesma função, porem ganhando x*2 :stuck_out_tongue:

J

A pergunta é: “Quanto sobra”, e não “Quanto ganha”.

F

VictorAJ, minha situação é parecida com a sua, também sou servidor público. O meu objetivo, inicialmente, é passar em um concurso público que ofereça praticamente o mesmo salário e que me traga mais reconhecimento profissional e satisfação pessoal.

Na minha opinião a questão não deveria ser “como ganhar mais com Java” e sim quais/como elaborar um produto/serviço rentável devenvolvido utilizando java, que possa ser realizado paralelamente com as “nossas” atribuições atuais e que traga satisfação pessoal e retorno financeiro.

Quando tiver alguma idéia podemos debater.

Abraço,

Fred

romuloff

Ótimo tópico !

YvGa:
Deluxe:
não da pra ser programador pro resto da vida né… Ou você vai preferir programar o resto da vida em vez de virar um GP.
Certas coisas eu nao consigo entender. Por que alguem que quer ser gerente de projeto perde anos da vida estudando tecnologia?
Um programador raramente, mas raramente mesmo, vai ser um bom gerente de projeto. Sao coisas distintas, conhecimentos distintos.
O dia que eu tiver que ficar redigindo contrato de alteracao, participando de reuniao mais como observador (e muitas delas) e ficar controlando relogio ponto de programador, eu dou com a cabeça na parede.
Realmente … Um post no blog do Chapiewski que tem tudo a ver com este tópico e com o que voce falou:
[size=18]http://gc.blog.br/2009/02/15/plano-de-cargos-e-salarios/[/size]

Marcio_Nogueira:
Para ganhar mais é necessário estar se atualizando constantemente, buscando saber sempre mais. Buscar as mais recentes informações sobre a tecnologia e que rumo esta tomará em um futuro próximo. :wink:
+++++

marcosalex:
mochuara:
Pois é, uma coisa é dizer que na conchichina é regulamentado, outra coisa é conhecer os méritos da regulamentação.
hehehe
Europa é cochinchina. huahuahua Bom é o Brasil, né?
Fala a verdade, você não leu o link que ele postou, né?
hahahahahaha

Maracuja:
Olha, com java ta complicado; Melhor abrir uma igreja.
[]'s
hahahahahaha²
Vamos esperar o assunto sair da mídia pra entrar nessa onda.

André Fonseca:
oi
garanto que não sou parante do Sérgio e nem estou fazendo propaganda do blog… rs
mas hoje estava vendo um outro post De Sênior a Gerente que tem muito a ver com o tópico…
com certeza habilidades gerenciais não são adquiridas de uma noite para o dia…
Eu tambem nao em relação ao GC. =)

JMan

Pow, trampar no iraque, é pra quem tem mtooooo sangue no olho… uahIUAHiuahIUAHIUhaiuh…

JMan

Bom, hoje realmente pra ganhar um pagode melhor somente com JAVA ta complicado, para ganhar melhor é preciso hoje, ter conhecimento em algumas “ferramentas” e/ou tecnologias de grandes fornecedores (aka IBM, EX-BEA, ORACLE, etc) também.

E isso pra ficar somente na família Websphere da IBM.

Enfim, é preciso dominar muito bem java, e ter outros conhecimentos. Eu conheço mta gente em SP que ganha entre 65~75 por hora. Olha essa vaga que apareceu no netcarreiras, um cara que sabe tudo isso, vc acha que cobra qnto??

Ctza que tem que ser uns 75 p/h no mínimo, agora faça as contas e ve se não da pra tirar 15k com “Java”… hehehe

[]'s

JMan

Olha, com java ta complicado; Melhor abrir uma igreja.

[]'s

Criado 8 de agosto de 2009
Ultima resposta 18 de ago. de 2009
Respostas 76
Participantes 32