Leitura que me motivou a postar aqui:
http://www.infoq.com/news/2007/07/AgileBadForDesign
Comecei a ler sobre Scrum faz pouco tempo e XP eu já conhecia um pouco, mas ultimamente tenho dado mais atenção e tenho tentado compreender melhor para por em prática…
Minhas dúvidas…
Vamos por partes:
Em Scrum+XP, não temos uma “fase de análise” mas isso não impede de que seja feita uma análise do domínio, certo?
Um product backlog, alimentado com Users Storys pode não ter informações suficientes para modelar um sistema por completo, mas até ai, acho que não temos muitos problemas… a ideia é fazer incrementalmente, certo?
Modelamos em partes e depois vamos refatorando para incrementar o nosso modelo(foi assim que eu compreendi pelo menos, posso estar enganado)
Vamos supor, que no inicio de um projeto, eu tenho 2 user storys, que vão entrar na mesma Interaction (e que estao no backlog de um mesmo sprint) onde X depende de Y.
Eu gostaria de evitar que X esperasse por Y, se possível.
Qual seria o procedimento “mais correto” ou que vocês julgam mais adequado?
Criar uma tarefa que modelasse parcialmente o dominio(contemplando X e Y) antes de comecar a implementar das US (user storys) X e Y? Existe alguma outra solução?
Se isso não for feito, não existe o risco de ser feito um design ruin, que pensou em Y antes de X?
A mesma pergunta do post…
Como evitar que a arquitetura não fique de lado durante o desenvolvimento usando Scrum+XP?