Olá pessoal,
estou desenvolvendo um website que receberá muitas consultas.
Gostaria de saber qual a melhor maneira de modelar um Banco de Dados para priorizar a busca dos dados?
Devo ou não devo deixar o Banco de Dados mais normalizado possível?
Estou utilizando o Hibernate e pretendo modelar todo o banco por anotações.
Por favor, compartilhem o conhecimento e experiência de vocês!!!
[quote=Edison Martins]Gostaria de saber qual a melhor maneira de modelar um Banco de Dados para priorizar a busca dos dados?
Devo ou não devo deixar o Banco de Dados mais normalizado possível?[/quote]Modelando bem seus dados. Solicite ajuda de um DBA, eles poderão te dar as melhoroes dicas.
Agora, o que seria um banco de dados mais normalizado. O.o
Bom, sobre contratar um DBA agora é totalmente inviável $$$. Acredito também que o bom programador tenha que saber um pouco de cada segmento que envolva TI.
- Criarei uma tabela CLIENTE, porém não vou criar uma tabela NOME para colocar todos os nomes das entidades "físicas". Isso que eu quis dizer com mais normalizado.
Só um adendo! Estava vendo seu blog a pouco Hebert, muito bom conteúdo!!!
Pesquisando sobre o assunto, percebi que algumas pessoas demonizam um banco de dados normalizado, pois afeta a performance. Enquanto outras dizem ao contrário.
Um exemplo:
Caso eu queira saber a data de cadastramento de cada entidade minha qual forma seria a melhor:
FORMA_1: Colocar uma variável Calendar dataCadastramento em cada entidade minha. Assim, todas as tabelas teriam um campo data_Cadastramento e essa informação certamente iria se repetir em outra tabela deixando a informação redundante.
ou
FORMA_2: Colocar uma variável Long dataCadastramento em cada entidade minha e criar uma tabela DATA_CADASTRAMENTO e referenciá-la na minha entidade com uma FK, evitando assim a redundância.
???