Aguardar abertura de arquivo [RESOLVIDO]

Boa tarde pessoal,
Eu estou, a partir da minha aplicação em Java, abrindo uma planilha no Excel. Isso com o seguinte comando:

Desktop dt = Desktop.getDesktop(); dt.open( new File( file ) );

Aparentemente, este comando passa a responsabilidade da abertura da planilha para o sistema operacional e já pula para a próxima linha de comando. O problema é que eu preciso que o programa só continue a executar após ter certeza que o Excel já foi aberto e a planilha carregada completamente.

Alguém aí tem alguma ideia de como fazer isso?

Também já tentei com o código… Runtime.getRuntime().exec("rundll32 url.dll,FileProtocolHandler " + file); …e não deu certo.

Obrigado.

A quem interessar possa, aparentemente descobri uma solução:

O Process retornado pelo método exec da classe Runtime possui um método chamado exitValue que retorna 0 caso o comando tenha executado com sucesso e pode lançar uma IllegalThreadStateException caso o processo ainda não estiver concluído. Utilizando este conhecimento, desenvolvi um trecho de código que faz exatamente o que quero:

...
Process p = Runtime.getRuntime().exec("rundll32 url.dll,FileProtocolHandler " + file); //$NON-NLS-1$

// Trecho de código criado para garantir que o programa só passe para o próximo comando após a abertura
	// completa da planilha
	while ( true ) {
		try {
			// Método exitValue lança IllegalThreadStateException enquanto o processo externo não estiver completado
			// e retorna 0 caso o comando tenha executado corretamente
			exitValue = p.exitValue();
		} catch ( IllegalThreadStateException exception ) {
			Thread.sleep( 1000 );

continue;
		}

break;
	}
...

Espero que isso possa ajudar alguém algum dia.

Abraço.