aí galera descobri um descompilador. coisa incrivel . jd gui

pega qualquer jar e mostra os códigos. já conheciam isto.

jd-gui muito interessante.

ou seja java não tem código seguro com este programa…

já vi o cara do iguana sistemas, colocar tudo em um .exe … aí acho que não tem como abrir.
ainda não aprendi a fazer em .exe

e poucos conhecem o jd gui, mas é show.

coments.

poucos? Ele tem até plugin pra eclipse, cara :slight_smile:

[quote=raghy]pega qualquer jar e mostra os códigos. já conheciam isto.

já vi o cara do iguana sistemas, colocar tudo em um .exe … aí acho que não tem como abrir.

coments.[/quote]

jd… não seria o java decompiller??

ele e o cavaj ja foram bastante indicados aqui no forum inclusive…

pois é descobri isto agora. vi, quero dizer. eu já sabia que existia.

sobre o eclipse de fato não uso.

uso o netbeans, então é hiper-novidade. hehe.
show de bola. acho que alguns programadores talvez não conheçam. (?) :slight_smile:

É, faz bem um tempo que uso esse decompilador…
Até sistema da receita federal eu ja quis ver o código…
kkkkkkkkkkkk

Tem umas ferramentas para ‘eembaralhar’ o código… aí
qndo decompila, decompila tudo zuado…
da uma olhada :slight_smile:

Boa parte dos ambientes que precisam de algum tipo de segurança rodam no esquema cliente servidor, portanto isso seria de pouca serventia.

Além disso, em sistemas complexos estes descompiladores não chegam a um código 100% perfeito.

Fora que dá pra usar o Proguard, pra otimizar e obfuscar o código, e nesse caso o código descompilado estaria bastante bagunçado. Boa parte dos jogos pra JavaME usam ele.

E, em sistemas muito grandes, o desenvolvedor precisa ser muito bom pra pegar um código com milhares de classes e sair “lendo” do nada até entender o que acontecesse apenas baseado em leituras do código.

E por útimo: mesmo binários (.exe, .bin, etc) podem ser descompilados (claro que não pra uma linguagem alto nível), ou lidos e hackeados facilmente (com editores hexa decimais).

estas ferramentas para zoar o código é no próprio jd gui, onde fica isto?

Não sei se alguma GUI de programação já suporta ele direto (talvez com algum plugin), mas eu costumava usar ele separadamente.

Porém você notará que ele não é lá pra iniciantes.

bem é ou era novo para mim, quando postei, e normalmente uso o netbeans.

Bacana,não conhecia…

[quote=d34d_d3v1l]É, faz bem um tempo que uso esse decompilador…
Até sistema da receita federal eu ja quis ver o código…
kkkkkkkkkkkk

Tem umas ferramentas para ‘eembaralhar’ o código… aí
qndo decompila, decompila tudo zuado…
da uma olhada :)[/quote]

Eu tbm não trabalho com engenharia reversa faz uns 2 anos.
Perdi o interesse legal nisso.
Mas recomendo mesmo quem tenha interesse em esconder seus segredos usar um ofuscador.
Pelo menos pra dificultar o lado dos mais preguiçosos.

[quote=rael_gc]Boa parte dos ambientes que precisam de algum tipo de segurança rodam no esquema cliente servidor, portanto isso seria de pouca serventia.

Além disso, em sistemas complexos estes descompiladores não chegam a um código 100% perfeito.

Fora que dá pra usar o Proguard, pra otimizar e obfuscar o código, e nesse caso o código descompilado estaria bastante bagunçado. Boa parte dos jogos pra JavaME usam ele.

E, em sistemas muito grandes, o desenvolvedor precisa ser muito bom pra pegar um código com milhares de classes e sair “lendo” do nada até entender o que acontecesse apenas baseado em leituras do código.

E por útimo: mesmo binários (.exe, .bin, etc) podem ser descompilados (claro que não pra uma linguagem alto nível), ou lidos e hackeados facilmente (com editores hexa decimais).[/quote]

E viva a engenharia reversa hehehe,
Exemplo desse tipo de aplicativo cliente-servidor é o emissor de nota fiscal eletronica gratuito do governo.

Quer código dificílimo de reverter? Use C++.

é já pensei, mas estou envolvido com java, para migrar agora. e penso em usar um compactador .exe, coisas parecidas antes de migrar por exemplo…

Testei um exe4j, acho mas não tive sucesso ainda. alguma dica sobre compactadores .exe??

Aliás vini, aproveitando o contato, sei que vc gosta de jogos, já viu minha batalha naval??
segue um link em que postei agora a mesma aqui…
está na terceira mensagem…

Inclusive esta questão de descompilação é para caso façamos um jogo ainda mais aprofundado por exemplo, como mante-lo ‘protegido’ ou livre de curiosos.
como disse penso no .exe … fiz um tópico sobre compartilhar código ou não…

[quote=raghy]pega qualquer jar e mostra os códigos. já conheciam isto.

coments.[/quote]

A algum tempo eu me preocupava com esse problema também
mas ainda não tinha visto uma ferramenta para isso.

Agradeço ao autor do post por nos informar e também aos colegas
por nos dar programas para nos proteger.

Vou estudar esses temas.

Abraço.

Mesmo um código ofuscado ainda é relativamente fácil de reverter. Observem que:
a) Nomes de classes da API padrão e de bibliotecas externas (a menos que você as recompile) continuam desofuscados;

b) Se você for usar recursos como dependency injection, muitas vezes se verá obrigado a abrir mão de parte da ofuscação;

c) Há desofuscadores também. Eles conseguem reverter boa parte dos truques que os ofuscadores fazem para mascarar constantes numéricas e Strings;

d) Quem desofusca o código tem acesso a recursos de Refactoring das IDEs.

Como eu falei em cima, se quer 100% de certeza que seu código não será revertido, use uma linguagem compilada, como C++.