Sei que esta assunto está esgotado no forum, porém, procurei muito no item pesquisar sobre MVC e achei pouca coisa. Bom, cheguei a seguinte conclusao e gostaria que me ajudassem, tenho um seminário 4 feira sobre MVC e preciso de conceito e material. Bom, entendi assim:
View: Poderia ser uma aplicação em Delphi, por exemplo, mas no caso do java, é um JSP.
Controller: Responsável por controlar a interação entre o model e o view. Manda actions e requisições. Pode ser um servlet com tags XML.
Model: ???
Minha duvida está no model. Não entendi.
Gostaria de saber tb outros exemplos de uso do MVC, não somente com java, mas interagindo com outras linguagens.
O modelo é a parte de negócio do teu sistema, qnd na view vc da um submit( jsp ) u no teu program vc aperta ok( swing ), os dados vao para o controler q passa para o modelo fazer a persistência dos dados( exemplo ). Ou passa pela camada de negócio, verifica q tipo de usuário vc é, passa para a camada d persitência e traz o dados requisitados.
Acho q com exemplos é + fácil de entender, e espero ter sido claro
O Model seria simplesmante a camada de persistência, como Banco de Dados ou arquivos XML onde você armazenaria seus dados no disco rígido, de forma que eles permaneçam mesmo se sua aplicação não estiver rodando (ou seja, eles “persistem”).
[quote=“richardpeder”]O controller é isso que citei mesmo??
ate mais…[/quote]
isso mesmo, o controller digamos que é a parte “pesada” do MVC, ele irá pegar as requisições das views, chama o model, ou seja, iteragir com as outras duas camadas. Por exemplo se você recebe alguns valores do model e antes de mostrar na view vc precisa tratar esses valores, é o controller que irá fazer isso, por isso é a parte “pesada” e também a parte que você aplica o conceito de interfaces e etc, para conseguir fazer um melhor reaproveitamento das classes.
Agora trabalhar com duas linguagens ae eu já não sei direito, a única coisa que eu fiz uma vez para testar, foi montar uma tela em Delphi e através de socket se conectar à um servidor em Java e funcionou legal, mas foi apenas para teste.
[quote=“ManchesteR”][quote=“richardpeder”]O controller é isso que citei mesmo??
ate mais…[/quote]
isso mesmo, o controller digamos que é a parte “pesada” do MVC, ele irá pegar as requisições das views, chama o model, ou seja, iteragir com as outras duas camadas. Por exemplo se você recebe alguns valores do model e antes de mostrar na view vc precisa tratar esses valores, é o controller que irá fazer isso, por isso é a parte “pesada” e também a parte que você aplica o conceito de interfaces e etc, para conseguir fazer um melhor reaproveitamento das classes.
Agora trabalhar com duas linguagens ae eu já não sei direito, a única coisa que eu fiz uma vez para testar, foi montar uma tela em Delphi e através de socket se conectar à um servidor em Java e funcionou legal, mas foi apenas para teste.[/quote]
Opa, nao eh bem assim. O controller apenas delega as tarefas para o carinha responsavel, nada mais. Ele nao cria objetos da camada de nogocias ( Noticia, Usuario etc )… quem faz isso sao outras classes, auxiliares. Ha um pattern especifico para isso, chamado ViewHelper.
O Model sao as classes que fazem o trabalho em si, ou seja, gravar no banco, recuprerar os dados, autenticar usuario etc etc…
A view pode ser qq coisa que mexa com a parte do usuario final… jsp, templates engines, etc…
View: qq coisa que o usuário veja…um jsp, por exemplo.
Controller: O responsável por delegar as funções ao view, por exemplo, ele redirecona os actions para o view.
Model: A parte que faz a persistência com o banco de dados e outras coisas (componentes que acessam o BD), por ex.
View é o q vc xinga!(Essa interface é uma M…)
Controller é o q vc grita!(Porr!Tá faltando um get em algum lugar,tá faltando get em algum lugar…)
Model é o q vc chora!(PqP!Refinei o select e ainda veio 30 milhões de registros…)