Ainda vale a pena estudar programação? Ou é melhor NoCode e LowCode, como Kodular e Bubble.io?

Eu estou estudando programação igual louco, tanto a parte backend quando a frontend para virar um desenvolvedor mobile. Mas ao mesmo tempo, vejo gente que nem sabe programar criando aplicativos semelhantes com muita facilidade E AINDA EXPORTANDO PRA IOS, tudo gratuitamente. E não se enganem, os aplicativos tem até conceitos avançados como conexões com API, etc… E tudo que não tem, é só baixar plugins gratuitos que já resolve… Então qual é a vantagem de criar com codificação, tipo android studio? Por que ainda se usa linguagens de programação? Tem gente dizendo que isso é a próxima fase do mundo da tecnologia e que programação com códigos vai sumir. Eu estou muito confuso.

Tudo que você relatou são falsas verdades, trabalho de programação é arduo e não é fácil assim do jeito que você está dizendo, existem muitos problemas que nem geradores de código conseguem resolver, mas sim um ser humano!

Se valorize, não acho ruim aprender também o low code, mas, acho inevitável não aprender a programar da maneira que tem que ser, sua geração acha que talvez na vida seja tudo fácil esse é o grande mau.

Aprender a programar é importante, se não, ninguém aprendia a tocar teclado já visto que ele toca sozinho!

3 curtidas

Trabalhei num lugar onde tinha uma dessas ferramentas de “gerar sistema” sem precisar programar (claro, a ferramenta permite codificar para alguns casos). Para sistemas simples, realmente um sistema era feito relativamente rápido, porém, ao sair um pouco do padrão, ao tentar criar algo mais elaborado, o negócio não ia, ficava tudo numa complexidade exagerada, aparentemente, mais difícil de tratar.

Essa foi a impressão que eu tive, mesmo não usando a ferramenta (quem usava era um outro colega de trabalho na época e me contava os detalhes).

4 curtidas

Onde vc tá ouvindo/lendo essas sandices? Tudo papo furado. É só precisar sair um milímetro do caminho que a ferramenta “trilha” que tudo cai por terra. Até os frameworks tops das galáxias, se vc precisar fazer uma vírgula diferente do que ele faz “com o pé nas costas”, vc tem um baita de um pesadelo. Essa história que não vai mais precisar ter programador, pq agora só precisa aprender a usar uma ferramenta X ou Y parece história de coach quântico e afins. Não caia nessa. Tem que aprender algoritmos, um pouco de análise de algoritmos e um bocado de estruturas de dados pra ser um programador de verdade. O nome de duas bombas famosas: Genexus e Maker.

5 curtidas

Mais duas: Outsystems e Apex (da oracle)

3 curtidas

Meu Deus. Da até coceira.

2 curtidas

Eu vejo essas ferramentas NoCode/LowCode mais ou menos como uma comida de micro-ondas. Já vem tudo praticamente feito, é só esquentar e pronto, mas não é a melhor comida que existe. Ou como um miojo, que é fácil de fazer mas o resultado não vai ser o macarrão mais maravilhoso do mundo.

No máximo vc pode colocar alguma coisinha por cima pra incrementar (ovo no miojo, queijo ralado na lasanha), mas é só. Se quiser algo um pouco diferente do que existe (pois só tem poucos sabores genéricos com praticamente o mesmo gosto), não dá. Você está preso ao que o fabricante oferece. Para ter algo diferente, terá que mudar tanto que acaba não tendo mais nada a ver com o original - quem já viu yakisoba de miojo?

A comida de micro-ondas (ou o macarrão instantâneo) pode ser um ótimo quebra-galho pra quem não sabe ou não quer cozinhar. Mas ela não elimina a necessidade de existir restaurantes ou chefs de cozinha. Ela também não faz com que eu nunca mais tenha que cozinhar - e olha que eu sou um reles mortal que detesta cozinhar, e só o faço porque não tem outro jeito (até tem, mas pedir comida todo dia ou viver só de miojo/congelados simplesmente não dá).

Claro que de vez em quando vc não tem saco, tempo ou dinheiro pra algo decente e acaba tendo que apelar pra opções mais rápidas e baratas. Mas daí concluir que todos os chefs e restaurantes do mundo não serão mais necessários, é meio exagerado e até ingênuo.

E é óbvio que depende das necessidades e do contexto. Na época da faculdade eu comia miojo direto, por motivos de não-tenho-dinheiro. Na época me atendia bem, assim como as ferramentas LowCode/NoCode podem atender bem determinado público (e não estou dizendo que elas só são usadas por quem não tem dinheiro, tem N outros fatores que podem influenciar na escolha). Elas atendem um público específico com necessidades específicas, mas não vão acabar com a “programação com códigos”.


Mesmo que em algum futuro distante todo mundo só use ferramentas LowCode/NoCode, ainda sim vai precisar de alguém para programá-las. E tudo isso será feito usando códigos em alguma linguagem de programação (da mesma forma que, se um dia todo mundo parar de cozinhar e só pedir comida todo dia, ainda sim terá alguém nos restaurantes fazendo essa comida). De qualquer forma, esse futuro ainda está longe (se é que chegará)…

4 curtidas

Uma coisa parece certo, são ferramentas incríveis.
Mas ainda não chegou o momento de descartar aqueles que sujam as mãos com os códigos.

E olha que gosto desse tipo de solução NoCode, Eu mesmo já quebrei muito a cabeça com isso.

Pra dizer a minha verdade, isso é meu sonho, e alguns dizem que aquilo que se sonha se torna realidade.

Parece que no futuro existirão plugins para praticamente tudo que se precisa.

Quero um editor de Textos, toma !
Quero configurar esse editor, toma !
Quero fazer um compilador pra uma linguagem, toma !
Quero colocar um algorítimo em prática, toma!
Quero dar nó em pingo d’agua, toma!

Eu acredito nisso, mas por enquanto é mais Fé que Ciência.

Então com dor coração darei adeus ao Java, foi bom enquanto durou, um abraço sr, James Gosling.

3 curtidas

Tem um episódio recente do Hipsters Ponto Tech que fala sobre essas ferramentas NoCode/LowCode. Legal pra ver a opinião de quem vive disso: Spotify

De resto concordo com a opinião do @hugokotsubo.

Elas tem seu lugar, acho que tendem a evoluir ainda mais (tomara) mas acabar com a programação em si é difícil.
Com sorte, ficará trivial fazer os cruds da vida nessas ferramentas e a gente focará em problemas mais interessantes.

1 curtida