Ainda vale a pena estudar programação? Ou é melhor NoCode e LowCode, como Kodular e Bubble.io?

Eu estou estudando programação igual louco, tanto a parte backend quando a frontend para virar um desenvolvedor mobile. Mas ao mesmo tempo, vejo gente que nem sabe programar criando aplicativos semelhantes com muita facilidade E AINDA EXPORTANDO PRA IOS, tudo gratuitamente. E não se enganem, os aplicativos tem até conceitos avançados como conexões com API, etc… E tudo que não tem, é só baixar plugins gratuitos que já resolve… Então qual é a vantagem de criar com codificação, tipo android studio? Por que ainda se usa linguagens de programação? Tem gente dizendo que isso é a próxima fase do mundo da tecnologia e que programação com códigos vai sumir. Eu estou muito confuso.

Tudo que você relatou são falsas verdades, trabalho de programação é arduo e não é fácil assim do jeito que você está dizendo, existem muitos problemas que nem geradores de código conseguem resolver, mas sim um ser humano!

Se valorize, não acho ruim aprender também o low code, mas, acho inevitável não aprender a programar da maneira que tem que ser, sua geração acha que talvez na vida seja tudo fácil esse é o grande mau.

Aprender a programar é importante, se não, ninguém aprendia a tocar teclado já visto que ele toca sozinho!

3 curtidas

Trabalhei num lugar onde tinha uma dessas ferramentas de “gerar sistema” sem precisar programar (claro, a ferramenta permite codificar para alguns casos). Para sistemas simples, realmente um sistema era feito relativamente rápido, porém, ao sair um pouco do padrão, ao tentar criar algo mais elaborado, o negócio não ia, ficava tudo numa complexidade exagerada, aparentemente, mais difícil de tratar.

Essa foi a impressão que eu tive, mesmo não usando a ferramenta (quem usava era um outro colega de trabalho na época e me contava os detalhes).

4 curtidas