Estou avaliando este framework e estou um pouco confuso em relação a licensa, mesmo lendo as informações contidas no site dos produtores.
Até onde eu entendi, se eu quiser utilizar o ZK para desenvolver um software para vender depois (sem o código fonte) vou ter que comprar um licensa para poder fazer isso.
É complexo hoje escolher qual framework utilizar com tanta novidade no mercado… Estou a encerrar uma aplicação com JSF + RichFaces e gostaria de saber se ouve muita perda na performance do ZKnão tive a oportunidade de olhar seus códigos e principalmente sua metologia de desenvolvimento, normalmente as aplicações aqui da empresa tem acesso + ou - 500 usuários simultaneos, uma implementação instável com grande peso na banda de internet poderia causar uma grande dor de cabeça ao departamento de TI.
pra quem está usando o ZK, existe um projeto chamado ZeroKode. É um designer (feito com o ZK mesmo) pra vc criar as interfaces arrastando os componentes para uma estrutura de árvore (igual no OAF). Mto legal, e ajuda pq vc vai “desenhando” a interface e já vê o resultado na hora.
[quote=leandrogmuller]É complexo hoje escolher qual framework utilizar com tanta novidade no mercado… Estou a encerrar uma aplicação com JSF + RichFaces e gostaria de saber se ouve muita perda na performance do ZKnão tive a oportunidade de olhar seus códigos e principalmente sua metologia de desenvolvimento, normalmente as aplicações aqui da empresa tem acesso + ou - 500 usuários simultaneos, uma implementação instável com grande peso na banda de internet poderia causar uma grande dor de cabeça ao departamento de TI.
[/quote]
Desenvolvi um sistema recentimente com o ZK; o sistema é simples e cadastral e não tem muitos usuários porisso fica difícil pra eu saber como o ZK irá se comportar com alta demanda de requisições.
Baseando-me nos estudos que fiz do framework eu diria que é bem rápido e suportaria grande quantidade de requisições facilmente pelos seguintes motivos:
Internamente ele é feito inteiramente com AJAX.
A arquitetura é bem mais simplificada que a do JSF.
Como tudo é feito com AJAX o volume de cada requisição é mínimo.
Possibilita utilizar todos os padrões que vc julgar necessário de forma simples.
Os detalhes que envolvem a parte visual da implementação é simples e muito clara.
Como o envolvimento com o protocolo HTTP é zero e o que sobre é praticamente tudo em Java vc tem chances que incluir soluções que melhorem a performance a todo o momento.
Se vc quiser vc não utiliza tags, faz tudo em Java, eu não fiz isso, mas o ZK permite tranquilamente.
Extremamente flexivel.
…
O chato destas coisas é que fomentam pessimos hábitos de programação, principalmente no ZK que tem como um dos principais objetivos ser bastante flexivel e atender todo quanto é tipo de usuário.
Não concordo. Em se tratando de INTERFACE (e somente INTERFACE), o código gerado (xml) com o designer é exatamente igual ao que o programador faria. Além disso, acredito que “desenhar” interfaces é muito mais produtivo e permite que você use melhor sua criatividade na hora de posicionar os componentes.
Pela experiencia que obteve, ele funciona + ou - parecido com JSF, gosto muito do jsf devido a separação entre as camadas, podendo modificar xml e htmls sem mecher um dedo no codigo da aplicação.
Digo isso por que minha camada de negocio esta toda pronta, e gostaria de mudar somente a camada de visão para esse framework ZK, sendo uma das coisas que mais gosto em JSF, a facilidade de mudar uma camada sem afetar a outra.
Já fiz isso quando mudei de MyFaces para Woodstock, então param o projeto e resolvi migrar para RichFaces… e nunca precisei mecher nos beans para fazer essa migração.