AJAX - ZK, vcs conhecem?

Oi Gujers,

Estou avaliando este framework e estou um pouco confuso em relação a licensa, mesmo lendo as informações contidas no site dos produtores.

Até onde eu entendi, se eu quiser utilizar o ZK para desenvolver um software para vender depois (sem o código fonte) vou ter que comprar um licensa para poder fazer isso.

É isso mesmo?

Abraços

É complexo hoje escolher qual framework utilizar com tanta novidade no mercado… Estou a encerrar uma aplicação com JSF + RichFaces e gostaria de saber se ouve muita perda na performance do ZKnão tive a oportunidade de olhar seus códigos e principalmente sua metologia de desenvolvimento, normalmente as aplicações aqui da empresa tem acesso + ou - 500 usuários simultaneos, uma implementação instável com grande peso na banda de internet poderia causar uma grande dor de cabeça ao departamento de TI.

Obrigado pela atenção turma.

pra quem está usando o ZK, existe um projeto chamado ZeroKode. É um designer (feito com o ZK mesmo) pra vc criar as interfaces arrastando os componentes para uma estrutura de árvore (igual no OAF). Mto legal, e ajuda pq vc vai “desenhando” a interface e já vê o resultado na hora.

[quote=leandrogmuller]É complexo hoje escolher qual framework utilizar com tanta novidade no mercado… Estou a encerrar uma aplicação com JSF + RichFaces e gostaria de saber se ouve muita perda na performance do ZKnão tive a oportunidade de olhar seus códigos e principalmente sua metologia de desenvolvimento, normalmente as aplicações aqui da empresa tem acesso + ou - 500 usuários simultaneos, uma implementação instável com grande peso na banda de internet poderia causar uma grande dor de cabeça ao departamento de TI.
[/quote]
Desenvolvi um sistema recentimente com o ZK; o sistema é simples e cadastral e não tem muitos usuários porisso fica difícil pra eu saber como o ZK irá se comportar com alta demanda de requisições.

Baseando-me nos estudos que fiz do framework eu diria que é bem rápido e suportaria grande quantidade de requisições facilmente pelos seguintes motivos:

1. Internamente ele é feito inteiramente com AJAX.
  2. A arquitetura é bem mais simplificada que a do JSF.
  3. Como tudo é feito com AJAX o volume de cada requisição é mínimo.
  4. Possibilita utilizar todos os padrões que vc julgar necessário de forma simples.
  5. Os detalhes que envolvem a parte visual da implementação é simples e muito clara.
  6. Como o envolvimento com o protocolo HTTP é zero e o que sobre é praticamente tudo em Java vc tem chances que incluir soluções que melhorem a performance a todo o momento.
  7. Se vc quiser vc não utiliza tags, faz tudo em Java, eu não fiz isso, mas o ZK permite tranquilamente.
  8. Extremamente flexivel.

O chato destas coisas é que fomentam pessimos hábitos de programação, principalmente no ZK que tem como um dos principais objetivos ser bastante flexivel e atender todo quanto é tipo de usuário.

flws

Não concordo. Em se tratando de INTERFACE (e somente INTERFACE), o código gerado (xml) com o designer é exatamente igual ao que o programador faria. Além disso, acredito que “desenhar” interfaces é muito mais produtivo e permite que você use melhor sua criatividade na hora de posicionar os componentes.

Pela experiencia que obteve, ele funciona + ou - parecido com JSF, gosto muito do jsf devido a separação entre as camadas, podendo modificar xml e htmls sem mecher um dedo no codigo da aplicação.

Digo isso por que minha camada de negocio esta toda pronta, e gostaria de mudar somente a camada de visão para esse framework ZK, sendo uma das coisas que mais gosto em JSF, a facilidade de mudar uma camada sem afetar a outra.
Já fiz isso quando mudei de MyFaces para Woodstock, então param o projeto e resolvi migrar para RichFaces… e nunca precisei mecher nos beans para fazer essa migração.

t++

Discordancia completamente aceita.

Uma hora destas vou experimentar esta ferramenta para ver os resultados.

Abraços

Esse framework é só para view? Posso integrá-lo de boa com um controlador, como por exemplo, o VRaptor?