É bem pertinente esta colocação quanto à performance do ZK… Estou pensando em adotá-lo no desenvolvimento de um projeto. Resolvi então pesquisar um pouco mais a respeito desse aspecto.
A colocação postada anteriormente neste fórum, mostrando que o ZK possui uma limitação de 40 usuários é de certa forma contestada pelos desenvolvedores envolvidos no projeto.
http://sourceforge.net/forum/message.php?msg_id=3950971
Eles colocam que as métricas associadas no teste que relata o limite de 40 usuários não estão muito claras.
Destacam que o script de teste do ZK efetua 302 testes de requisição por usuário, enquanto o echo2 executa apenas 22 testes. Essa suposta limitação ao ZK refere-se ao número de requisições simultâneas que o Tomcat pode lidar.
Segue abaixo o cálculo feito. Pelo que percebo o ZK pode ser perfeitamente utilizado em aplicações com um número maior de usuários, haja visto que geralmente um único usuário não fará 302 requisições simultâneas… Ou seja, teremos como limitador o número de Threads do Tomcat: 10.000. Para aplicações de pequeno/médio porte este limitador não implica em problemas.
Por favor, me corrijam se eu estiver errado.
We did a simple caculation:
-
For echo2: 500 users * 22 requests = 11000
-
For zk: 40 users * 302 request = 12080
-
Your Tomcat server set maxThreads to 10000.
We cut the number of ZK’s test requests and try. We found
the less test
requests sent for a user, the better the Performance.