Ajuda a um amigo

Caros amigos, descrevo essa ajuda, pois estou começando no ramo de programação e me desenpenhando para apreender a linguagem de programação JAVA, com isso estou com uma tarefa de resolver este exercicio e não estou conseguindo. Venho solicitar ajuda dos amigos e alguma sugestão de estudos para quem está começando.
Obrigado.

1ª questão:
É um fato conhecido que atrás de todo cometa está um UFO. Estes UFOS freqüentemente vêm recolher seguidores leais aqui na terra. Infelizmente, eles só têm lugar para recolher um grupo de seguidores em cada viagem. No entanto, eles deixam os grupos saberem com antecedência quem será recolhido através de um esquema esperto: eles escolhem um nome para o cometa que, junto com o nome do grupo, pode ser usado para determinar se é chegada a hora de um grupo em particular partir (quem você pensa que dá nome aos cometas?). Os detalhes do esquema de verificação são dados a seguir. Seu trabalho é escrever um programa que toma os nomes de um grupo e de um cometa e então determina se o grupo deve partir com o UFO atrás desse cometa.

O nome do grupo e o nome do cometa são ambos convertidos em um número da seguinte maneira: o número final é simplesmente o produto de todas as letras no nome, onde “A” vale 1 e “Z” vale 26. Por exemplo, o grupo “USACO” seria convertido no número 21 * 19 * 1 * 3 * 15 = 17955. Se o resto da divisão do número do grupo por 47 é igual ao resto da divisão do número do cometa por 47, então você precisa avisar o grupo para se preparar para a viagem!

Escreva um programa que lê o nome do cometa e o nome do grupo e descobre se, de acordo com o esquema acima, os nomes se encaixam, imprimindo “GO” se eles combinam e “STAY” em caso contrário. Os nomes dos grupos e dos cometas são strings de letras maiúsculas sem espaços ou caracteres de pontuação.

Exemplo:

Nome digitado pelo usuário Saída
COMETQHVNGAT GO foi selecionado
ABSTARUSACO STAY não foi selecionado