Ajuda a um iniciante em Sistema

Olá pessoal,

queria ajudar pro primeiro sistema Java q eu vou desenvolver.

É um sistema básico para uma venda de açai.

Eu li o livro do JPA + hibernate e achei uma boa usar o hibernate para o banco de dados, com anotações, q facilitaria principalmente para as relações… soh de imaginar tem q remontar todos os objetos e suas relações com consultas SQL já me desanimo do trabalho q teria sem hibernate…

porém eu não queria usar servidor de aplicação (eu criei um sistema web no meu estágio q utilizava isso, mas achei lento e q necessitaria de muito hardware para suportar) e acredito q sem servidor de aplicação não é possível usar o EntityManager. Ou, caso seja possível, isso ficaria difícil. E não vi problemas em usar as transações…

por último, gostei da facilidade da interface gráfica usando NetBeans… já comecei a desenvolver um pouco e consegui fazer uns exemplos simples utilizando exatamente isso q descrevi: hibernate usando controle de transações na mão + interface gráfica do netbeans

agora vem a minha dúvida: essas decisões de projeto q fiz estão adequadas? e tendo em vista a simplicidade do programa, qual deve ser um computador recomendável? um dos mais simples hoje, desses q vc encontra em promoção em super-mercados já seria suficiente?

espero q possam me ajudar

abraços a todos

obrigado

Pelo o que eu entendi vc esta criando um projeto desktop !!! É sempre bom dizer o tipo de projeto…se for desktop, a primeira coisa que eu lhe digo é que esse mercado é fraco para java.

Vc não precisa de um servidor a menos que seja uma app Web ou EJB. O Hibernate roda em qq programa java, pois ele roda em cima de bibliotecas (basta adiciona-las ao seu classpath).

Quanto ao netbeans…ele facilita muito a sua vida, mas poucos gostam dele…quando passei a programar profissionalmente tive q aprender a usar o eclipse (eu usava netbeans) e não me arrependo tão pouco volto pro netbeans…

quanto ao micro acho q qq coisa roda…mas será q vc tem paciência de usar um celerom 700Mhz com 128 de memória ???

[’]s e boa sorte

hehehe… eskeci de dizer… ainda bem q vc deduziu certo :wink:

o mercado é fraco, isso significa q é melhor usar .NET?

vou dizer como fiz a escolha:

no meu estágio eu primeiramente desenvolvi uma aplicação desktop com Visual Studio, mas era tão simples q só guardei alguns parametros de configuração em um arquivo de texto mesmo…

depois eu parti para esse sistema Web, usando JBOSS para persistência + camada de negócio e usando Echo2 para camada de visualização, e usei o Eclipse para tal

aí eu tinha conhecimento em fazer uma telinha bonita com Visual Studio e persistência e camada de negócio em Java com JBOSS

para escolher eu poderia ou descobrir como fazer banco de dados em .NET ou descobrir como fazer visualização de aplicação desktop em Java

aí eu achei o NetBeans, cuja visualização me pareceu tão boa qto do Visual Studio e q com o qual eu poderia desenvolver em Java e utilizar do JPA

qdo vc diz q o mercado é fraco significa apenas q talvez não tenha tanto suporte… mas dada as circuntâncias q eu “me encontrei” nas ferramentas… acho q não teria problemas, certo?

eu achei o Eclipse (durante o uso do estágio) mais rápido q o NetBeans, mas gostei de ambos… e o NetBeans foi bom principalmente pelo fato de ter essa camada de Visualização quase tão boa qto do ViSual Studio

agora qto a sua resposta fikei na dúvida se vc respondeu qual o computador recomendável para densevolver o código ou o computador recomendável para rodar o programa pronto…

o q eu quero saber é qual o computador recomendável para rodar o programa pronto… e sim… acho q hoje o mínimo eh um computador de 2ghz com 500mb ou 1 gb de ram… mesmo q processador seja celerom

uma pesquisada rápida no ponto frio, achei por 900 reais:
* Processador: Intel Celeron D331
* Clock (Ghz): 2,66 Ghz
* Memória: 256 MB RAM DDR (comp c/ vídeo) expansível até 2 GB
* 256 KB L2 Cache ? 533 Mhz

se trocar essa memória por uma de 512 ou 1gb ele já fica mais do q bom, ou não?

e o sistema operacional linux ou windows tb tanto faz, certo? afinal java é multiplataforma… mesmo q eu desenvolva em windows roda legal em linux?

e outra coisa eu imagina rodá-lo a partir de um arquivo .jar, como o NetBeans gera ao usar a opção “Construir Projeto”…

enfim… no geral fikei confiante com a resposta… surgiram muitas outras perguntas… mas eh q estou arriscando em fazer esse sistema pro meu primo… é algo simples, mas tendo q fazer tudo sozinho não posso eskecer de nenhum detalhe… hehhee… por isso queria a ajuda de vcs q têm mais experiencia

muito obrigado já pela ajuda…

abraços

[quote]a primeira coisa que eu lhe digo é que esse mercado é fraco para java.
[/quote]

Há controversias, acredito que o mercado de aplicações desktop na plaforma java vem crescendo bastante, e existe grande possibilidade de crescer exponencialmente com novas tecnologias como JavaFx.

A comunidade do Netbeans vem tomando proporções muito maiores nos ultimos meses, também prefiro utilizar o eclipse, mas acho que o Netbeans oferece recursos de categoria para construção de aplicações profissionais, e inclusive possui algumas funcionalidades que o eclipse, ao menos ainda, não oferece.

Certo!!!

[quote]* Processador: Intel Celeron D331

• Clock (Ghz): 2,66 Ghz
  • Memória: 256 MB RAM DDR (comp c/ vídeo) expansível até 2 GB
  • 256 KB L2 Cache ? 533 Mhz

[/quote]

É um pouco complicado opinar na infra sem conhecer todos os seus requisitos, mas para uma aplicação simples java desktop com hibernate/jpa, parace bem razuável.

Abraço,
André Faria

Olha eu concordo com vc que as aplicações RIA vem crescendo e talvez tornem-se a nova onda da internet…

mas Desktop não tem nada a ver com RIA para Web né…podem até ser parecidos…mas as coisas mudam conceitualmente…

[quote=rruppel]uma pesquisada rápida no ponto frio, achei por 900 reais:
* Processador: Intel Celeron D331
* Clock (Ghz): 2,66 Ghz
* Memória: 256 MB RAM DDR (comp c/ vídeo) expansível até 2 GB
* 256 KB L2 Cache ? 533 Mhz

e o sistema operacional linux ou windows tb tanto faz, certo? afinal java é multiplataforma… mesmo q eu desenvolva em windows roda legal em linux?
[/quote]

Bem, máquina para desenvolvimento tem que ter, NO MÍNIMO, 1Gb RAM… sem isso, fica inviavel, seja com Eclipse, NetBeans ou VS.NET… Agora, por 900,00 tá bom… pelo menos pro CS no fim do dia dá… hehehe
SO, o Windows e o Linux tem desempenhos diferentes para o Java, mas nada perceptivel. Se conhece Linux, vá com o TUX. Se não, abrace o tio Bill!!
As aplicações feitas no Windows rodam em linux… (um pouco de mentira, um pouco de verdade) se vc utilizar o SWT, por exemplo, algumas copisas precisarão ser recompiladas no ambiente final, já que há diferenças na apresentação… Tirando isso, o resto é multiplataforma (até hoje)

[quote=Giulliano]Olha eu concordo com vc que as aplicações RIA vem crescendo e talvez tornem-se a nova onda da internet…

mas Desktop não tem nada a ver com RIA para Web né…podem até ser parecidos…mas as coisas mudam conceitualmente…[/quote]

Você tem razão, me expressei muito mau…
Mas ainda acho que java desktop não é fraco, pode até não ser tão simples como Delphi, VB, etc…