Olá.
Estou precisando de ajuda em um exercicio para a faculdade.
O enunciado é esse:
Ler as notas (n1,n2,n3) de 10 alunos e escrever ao final a média geral dos alunos e a maior média.
A minha dúvida é quanto a parte de escrever a maior média.
O que já fiz até agora foi isso:
importjava.util.Scanner;publicclassExercicio2{publicstaticvoidmain(String[]args){intn1,n2,n3;doublemedia=0,mediag=0,aux=0;Scannerleia=newScanner(System.in);for(inti=1;i<=10;i++){System.out.println("Informe a primeira nota do aluno "+i+": ");n1=leia.nextInt();System.out.println("Informe a segunda nota do aluno "+i+": ");n2=leia.nextInt();System.out.println("Informe a terceira nota do aluno "+i+": ");n3=leia.nextInt();media=(n1+n2+n3)/3;aux=aux+media;mediag=aux/10;}System.out.println("A média geral foi: "+mediag);}}
Crie uma variável para a maior média e inicializa ela com 0.
Aí, a cada média calculada, simplesmente teste. Essa média é maior do que a maior já calculada?
Se for, essa passará a ser a maior média.
J
JAprendiz
podes usar também o velho if
If (n1 > n2 e n1 > n3)
imprime N1
if n2 > n1 e n2 > n3
imprime N2
else
imprime N3
G
guibertozzi
ViniGodoy:
Crie uma variável para a maior média e inicializa ela com 0.
Aí, a cada média calculada, simplesmente teste. Essa média é maior do que a maior já calculada?
Se for, essa passará a ser a maior média.
Muito obrigado ViniGodoy!
Não sabia que o problema era tão simples!
G
guibertozzi
JAprendiz:
If (n1 > n2 e n1 > n3)
imprime N1
if n2 > n1 e n2 > n3
imprime N2
else
imprime N3
Obrigado, mais acho que do outro jeito fica mais apresentável!
G
guibertozzi
Tenho dúvida em mais um exercicio da lista que meu professor passou.
"Faça um programa que simule um controle bancário. Para tanto, devem ser lidos os códigos de dez contas e os seus respectivos saldos.
Os códigos devem ser armazenados em um vetor de números inteiros(não pode haver mais que uma conta com o mesmo código) e os saldos devem ser armazenados
em um vetor de números reais. O sakdi deverpa ser cadastrado na mesma posição do código. Por exemplo, se a conta 504 foi armazenada na 5ª posição do vetor de códigos, o seu saldo deverá ficar na 5ª posição do vetor de saldos. Utilizar a Classe Scanner para fazer a leitura dos valores.
Depois de fazer a leitura dos valores, exibir na tela os códigos das contas e os respectivos saldos"
Tentei começar o programa, mais não deu muito certo...Mesmo assim vejam o que eu fiz:
importjava.util.Scanner;publicclassExercicio6{publicstaticvoidmain(String[]args){inti,codigo[]=newint[10];doublesaldo[]=newdouble[10];Scannerleia=newScanner(System.in);for(i=1;i<=10;i++){System.out.println("Informe o codigo da conta "+i);codigo[i]=leia.nextInt();System.out.println("Informe o saldo conta: "+i);saldo[i]=leia.nextDouble();System.out.println("Codigo e saldo da conta: "+codigo[i]+" e "+saldo[i]);}}}
Poderiam me ajudar mais uma vez?
R
raghy
guibertozzi:
JAprendiz:
If (n1 > n2 e n1 > n3)
imprime N1
if n2 > n1 e n2 > n3
imprime N2
else
imprime N3
Obrigado, mais acho que do outro jeito fica mais apresentável!
neste caso aqui só mostra a melhor nota do aluno, não resolve o problema completamente. ou seja não resolve.
vlw.
tondatto
guibertozzi:
Tenho dúvida em mais um exercicio da lista que meu professor passou.
"Faça um programa que simule um controle bancário. Para tanto, devem ser lidos os códigos de dez contas e os seus respectivos saldos.
Os códigos devem ser armazenados em um vetor de números inteiros(não pode haver mais que uma conta com o mesmo código) e os saldos devem ser armazenados
em um vetor de números reais. O sakdi deverpa ser cadastrado na mesma posição do código. Por exemplo, se a conta 504 foi armazenada na 5ª posição do vetor de códigos, o seu saldo deverá ficar na 5ª posição do vetor de saldos. Utilizar a Classe Scanner para fazer a leitura dos valores.
Depois de fazer a leitura dos valores, exibir na tela os códigos das contas e os respectivos saldos"
Tentei começar o programa, mais não deu muito certo...Mesmo assim vejam o que eu fiz:
importjava.util.Scanner;publicclassExercicio6{publicstaticvoidmain(String[]args){inti,codigo[]=newint[10];doublesaldo[]=newdouble[10];Scannerleia=newScanner(System.in);for(i=1;i<=10;i++){System.out.println("Informe o codigo da conta "+i);codigo[i]=leia.nextInt();System.out.println("Informe o saldo conta: "+i);saldo[i]=leia.nextDouble();System.out.println("Codigo e saldo da conta: "+codigo[i]+" e "+saldo[i]);}}}
Poderiam me ajudar mais uma vez?
Parece que seu exercício está resolvido, faltando apenas criar mais um for para imprimir os valores, como você fez na linha 21. da listagem acima.
E
entanglement
guibertozzi, Tondatto, vocês não leram o enunciado com atenção.
Isso indica que o aluno deve procurar se o código já existe nas contas já cadastradas. Ou seja, aqui vai um while ou um for (vai da preferência do freguês)
Além disso, ele também diz:
Isso exige mais um for.
Veja que os códigos e saldos estão sendo impressos DURANTE a leitura dos valores.
Ruttmann
Pra essa questão das contas bancárias você vai ter que fazer um for pra ler os números das contas, e dentro deste fazer mais um for que vai varrer seu array dos códigos e comparar com o valor recém informado…
Pra fazer esse for que percorre o array, fica assim a sintaxe dele:
for(i = 1; i = seuArray.length; i++)
{ //seu código de validação
}
Logo após informar e validar todos os valores, fazer outro for pra imprimir os dados necessários…