Ajuda com exercicios de logica de Programação

Boa tarde,

Vou fazer um trabalho volutario que vou ministrar um curso de logica de programaçao para jovens de 16 anos, o curso vai ter a duraçao de 40 horas e como vai ser minha primeira vez gostaria da ajuda sobre dicas de exercicios, eu penso em colocar primeiro exercicios de pura logica, como logica numerica, logica matematica, logica de sequencia…
E também dicas de alguem que ja tenha ministrado algum curso sobre dificuldades que tiveram e tudo que puder me acrescentar algo e ajudar.

ninguem? eu penso em colocar exercicios do tipo assim mostrar um desenho de um onibus e colocar o sentido q ele ta indo e pra pessoa falar se ele ta indo de re ou de frente e da a justificativa o por que disso. eu nao consigo colocar imagens aqui no serviço, e outro teste que acho interessante é aquele das casinhas que cada casa mora um cara de uma nacionalidade cada uma eh de uma cor cada uma tem seu animal de estimação… o que acham?

Acho uma boa.

Mas cuidado. Já trabalhei como voluntário e muitas vezes o buraco é mais embaixo. Os alunos tem uma base fraquíssima. Então, talvez você vá acabar tendo que dar aula de muita coisa antes de entrar na lógica em si.

Mas exercícios desse são bons para estimular o pensamento. Tem sempre naquela última coluna da super interessante.

Depois, vá devagar nos algoritmos e vá mostrando para eles a utilidade das coisas. E, se possível, lembre-os que é a mesma ciência que torna os jogos possíveis. Nessa idade, só a menção disso pode deixar alguns membros da turma bastante animados…

Pelo nível do pessoal que hoje em dia posta aqui, imagino o nível do pessoal para quem que você vai dar aula.
Provavelmente alguns deles não conseguem nem ler*, portanto você terá de dar seu curso algumas vezes até conseguir entender quanto é possível ensinar a esse pessoal.
De qualquer forma, mesmo o pessoal que não sabe ler pelo menos sabe fazer algumas contas**, embora normalmente não tenha o conceito de números negativos.
Note que mesmo diagramas são coisas bem difíceis de serem entendidas, portanto vá com calma na hora de explicar.
E por favor não fale de fatoriais ou números de Fibonacci. Você mesmo nunca usou isso na sua vida prática, que dirá perder tempo com isso. Ensine a calcular juros, por exemplo, o que é mais útil.

  • Devido à “progressão continuada”, muitos alunos da 3ª ou 4ª série não sabem ler, conforme visto nos noticiários.
    ** Mas não sem uma calculadora :frowning:

Bem pelo que eu entendi são alunos do segundo grau que fazem curso tecnico de manutenção de computadores então acho que possam ter alguma logica, to pensando de cara começar sem utilizar os computadores, porém tenho medo deles se desinteressarem por não estarem “programando”, então fico muito na duvida o que acham?

Se puder pôr algum computador na jogada, é melhor (senão o pessoal vai acabar é dormindo ou faltando). Comece com aqueles programas bem bobos (hello world + algumas fórmulas), para o pessoal conseguir pelo menos mexer um pouco.

Curiosidade: sabe que dependendo do que você for fazer, até uma planilha Excel é mais interessante para ensinar lógica de programação que o Java? Pense um pouco.

[quote=entanglement]Curiosidade: sabe que dependendo do que você for fazer, até uma planilha Excel é mais interessante para ensinar lógica de programação que o Java? Pense um pouco.
[/quote]

Tenho sim computadores a disposição mas no computador a pessoa não precisa tanto da logica ne? acaba que muitos vão ficar mandando executar até da certo, no papel não eles tem que fazer o trabalho de um compilador, porém que usar o Excel é bem menos impolgante do que usar java ne?

Faça um mix. Algumas aulas práticas e outras teóricas. O papel ajuda o aluno a fazer no braço e a pensar, mas o computador é um importante motivador.
Deixa eles verem o programa funcionando sozinho. E, se encontrarem algum erro, faça eles depurarem. O depurador também é uma ótima ferramenta de ensino.

De fato.

Eu aprendi programação há muitos anos atrás, em uma calculadora programável que permitia visualizar passo-a-passo a execução do programa. Ou seja, era o equivalente de usar o depurador para aprender a programar.

É mais fácil entender o conceito de como funciona o “if” ou o “while” e as atribuições a variáveis vendo o depurador passeando pelas linhas do programa e mudando os valores das variáveis.

[quote=ViniGodoy]Faça um mix. Algumas aulas práticas e outras teóricas. O papel ajuda o aluno a fazer no braço e a pensar, mas o computador é um importante motivador.
Deixa eles verem o programa funcionando sozinho. E, se encontrarem algum erro, faça eles depurarem. O depurador também é uma ótima ferramenta de ensino.
[/quote]

Problema que pra usar o depurador tenho que utilizar um IDE um pouco melhor como Eclipse ou NetBeans neh?
Será que em um curso é valido exercicios extra classe?

[quote=guialeixo]Problema que pra usar o depurador tenho que utilizar um IDE um pouco melhor como Eclipse ou NetBeans neh?
Será que em um curso é valido exercicios extra classe?[/quote]

É, tem isso. Mas tem algumas mais simples, como:
http://www.bluej.org/

Outra possibilidade é mostrar o Jeliot:
http://cs.joensuu.fi/jeliot/

Ah!!! Putz… quase me esqueço. Uma ferramenta fantástica para ensinar lógica de programação, que usei com MUITO sucesso foi essa aqui:

E tem versão em português!

Esse scratch é show de bola. Se sua aula for só de lógica e não de Java, considere com muito carinho a possibilidade de usa-lo.
Os alunos fazem aplicações muito interativas e divertidas com pouco esforço.

Ele deixa o pessoal focar nas estruturas e não em detalhes sintáticos. Você não precisa ficar explicando o que é class, nem o que é static (note que por mais rudimentar que seja um programa java, esses nomes sempre aparecem).

Os alunos não esquecem os comandos, pois podem só arrastar e solta-los. Arrays e variáveis são facilmente desenhadas na tela. Vai tornar sua aula de lógica muito mais interativa.

Pena que não tem debugger… ainda. eheheh

[quote=ViniGodoy]Esse scratch é show de bola. Se sua aula for só de lógica e não de Java, considere com muito carinho a possibilidade de usa-lo.
Os alunos fazem aplicações muito interativas e divertidas com pouco esforço.

Ele deixa o pessoal focar nas estruturas e não em detalhes sintáticos. Você não precisa ficar explicando o que é class, nem o que é static (note que por mais rudimentar que seja um programa java, esses nomes sempre aparecem).

Os alunos não esquecem os comandos, pois podem só arrastar e solta-los. Arrays e variáveis são facilmente desenhadas na tela. Vai tornar sua aula de lógica muito mais interativa.

Pena que não tem debugger… ainda. eheheh[/quote]

Hmm quando chegar em casa eu vo da uma olhada nesse scratch, pois nunca ouvi falar dele, mas blueJ e Jeliot discarto, se esse scratch for simples vai ser uma boa, pois eu iria perder muito tempo ensinando pra eles mexerem com o eclipse ou netbeans, dai apresento pros coordenadores do curso a questão desse scratch, pois tenho que ver se eles aceitam neh?

mas scratch é em java?

eu acho que vou soltar alguns exercicios e sortear bala e tals pra quem acabar primeiro, viny tu parece ser novo, não teve problemas de autoridade com pessoas que chegam a ser ate mais velhas que você nao?

[quote=guialeixo]Hmm quando chegar em casa eu vo da uma olhada nesse scratch, pois nunca ouvi falar dele, mas blueJ e Jeliot discarto, se esse scratch for simples vai ser uma boa, pois eu iria perder muito tempo ensinando pra eles mexerem com o eclipse ou netbeans, dai apresento pros coordenadores do curso a questão desse scratch, pois tenho que ver se eles aceitam neh?

mas scratch é em java?

eu acho que vou soltar alguns exercicios e sortear bala e tals pra quem acabar primeiro, viny tu parece ser novo, não teve problemas de autoridade com pessoas que chegam a ser ate mais velhas que você nao?[/quote]

Sim… mas é bom você falar que o scratch foi feito pelo MIT, e para fins educacionais.
O scratch não é java. Os comandos estão em português, e vc “programa” arrastando e soltando na tela.

Bom, eu tenho 30 anos. Não sou tão novo, mas também não sou velho. Se você demonstrar conhecimento, dificilmente vai ter problemas com autoridade.
E, se o aluno quiser “peitar”, o problema é só dele. Na sala de aula, quem tem autoridade é o professor. Isso não significa que você tenha que se tornar um ditador, bem pelo contrário, você deve conquistar os alunos pelo respeito. Mas as vezes você terá que usar disso, caso seu aluno não tenha tido educação em casa (eu, graças a Deus, nunca precisei usar desse recurso).

É só não abusar, criar critérios objetivos de avaliação e seguir tranquilo. :wink:

[quote=ViniGodoy]Se você demonstrar conhecimento, dificilmente vai ter problemas com autoridade.
E, se o aluno quiser “peitar”, o problema é só dele. Na sala de aula, quem tem autoridade é o professor. [/quote]

Já ouvi dizer que é mais fácil lidar com o pessoal que vai a essas aulas voluntárias (eles não têm tempo a perder - poderiam estar trabalhando, não é?) que com aquele pessoal de escolas particulares (aqueles filhinhos de papai que se sentem no direito de “pisar em você” só porque gastam mais com o veterinário dos cachorros deles que o seu salário de um ano inteiro).

[quote=ViniGodoy]
Sim… mas é bom você falar que o scratch foi feito pelo MIT, e para fins educacionais.
O scratch não é java. Os comandos estão em português, e vc “programa” arrastando e soltando na tela.

Bom, eu tenho 30 anos. Não sou tão novo, mas também não sou velho. Se você demonstrar conhecimento, dificilmente vai ter problemas com autoridade.
E, se o aluno quiser “peitar”, o problema é só dele. Na sala de aula, quem tem autoridade é o professor. Isso não significa que você tenha que se tornar um ditador, bem pelo contrário, você deve conquistar os alunos pelo respeito. Mas as vezes você terá que usar disso, caso seu aluno não tenha tido educação em casa (eu, graças a Deus, nunca precisei usar desse recurso).

É só não abusar, criar critérios objetivos de avaliação e seguir tranquilo. ;)[/quote]

Hmm intendi, bacana pena que os sites aqui quase todos são bloqueados -.- é foda ser estagiario ehehe, mas no banco de dados de produção tenho permissao de dba ahuahu, hmm entao esse scratch tem telas e tals?

eu tenho medo, pois tenho 20 anos mo cara de muleque jeito de muleque, talvez isso possa ser um ponto positivo para que os alunos se identifiquem comigo mas tambem possa ser que eles me olhem com desdem, então você acha que mesmo sendo um curso seria valido todo os dias dar uma prova? pois serão 8 sabados seguidos.

[quote=guialeixo][quote=ViniGodoy]
Sim… mas é bom você falar que o scratch foi feito pelo MIT, e para fins educacionais.
O scratch não é java. Os comandos estão em português, e vc “programa” arrastando e soltando na tela.

Bom, eu tenho 30 anos. Não sou tão novo, mas também não sou velho. Se você demonstrar conhecimento, dificilmente vai ter problemas com autoridade.
E, se o aluno quiser “peitar”, o problema é só dele. Na sala de aula, quem tem autoridade é o professor. Isso não significa que você tenha que se tornar um ditador, bem pelo contrário, você deve conquistar os alunos pelo respeito. Mas as vezes você terá que usar disso, caso seu aluno não tenha tido educação em casa (eu, graças a Deus, nunca precisei usar desse recurso).

É só não abusar, criar critérios objetivos de avaliação e seguir tranquilo. ;)[/quote]

Hmm intendi, bacana pena que os sites aqui quase todos são bloqueados -.- é foda ser estagiario ehehe, mas no banco de dados de produção tenho permissao de dba ahuahu, hmm entao esse scratch tem telas e tals?

eu tenho medo, pois tenho 20 anos mo cara de muleque jeito de muleque, talvez isso possa ser um ponto positivo para que os alunos se identifiquem comigo mas tambem possa ser que eles me olhem com desdem, então você acha que mesmo sendo um curso seria valido todo os dias dar uma prova? pois serão 8 sabados seguidos.[/quote]

Prova toda aula ??? :shock: nao espante seus alunos… hehehehehehe

Cara… vais avaliar eles com Prova mesmo… ??? nao eh melhor rolar um trabalho de Conclusao ou ateh mesmo trabalhos soltos a cada 2 aulas dadas a terceira teria uma mini-avaliacao ??? Sei la… vejo prova como um metodo de avaliacao Puta do Falido… Infelizmente aqui no Brasil eh praticamente o unico metodo conhecido…

[quote=adriano_si]Prova toda aula ??? :shock: nao espante seus alunos… hehehehehehe

Cara… vais avaliar eles com Prova mesmo… ??? nao eh melhor rolar um trabalho de Conclusao ou ateh mesmo trabalhos soltos a cada 2 aulas dadas a terceira teria uma mini-avaliacao ??? Sei la… vejo prova como um metodo de avaliacao Puta do Falido… Infelizmente aqui no Brasil eh praticamente o unico metodo conhecido…[/quote]

A prova não é um método usado só no Brasil. O mundo inteiro usa provas. Tem até milhares de filmes americanos de adolescentes que mostram provas. Curioso como o povo gosta de usar nosso país como se tudo aqui fosse errado.

Infelizmente, por mais imprecisa que seja a prova, é a única forma de avaliação individual para um aluno. Agora, é necessário realmente ter critério, e compor a nota com mais de uma avaliação. Não é tanto a prova o problema, mas o processo pedagógico só se basear nela.

Também não vejo necessidade de prova toda aula. São só 40 aulas, talvez o melhor seja uma prova e um trabalho. Veja o desempenho da turma e ajude de acordo.

Quanto ao medo, não crie trauma antes da hora. Assim que eles verem seu conhecimento, é pouco provável que faltem com respeito.

[quote=ViniGodoy][quote=adriano_si]Prova toda aula ??? :shock: nao espante seus alunos… hehehehehehe

Cara… vais avaliar eles com Prova mesmo… ??? nao eh melhor rolar um trabalho de Conclusao ou ateh mesmo trabalhos soltos a cada 2 aulas dadas a terceira teria uma mini-avaliacao ??? Sei la… vejo prova como um metodo de avaliacao Puta do Falido… Infelizmente aqui no Brasil eh praticamente o unico metodo conhecido…[/quote]

A prova não é um método usado só no Brasil. O mundo inteiro usa provas. Tem até milhares de filmes americanos de adolescentes que mostram provas. Curioso como o povo gosta de usar nosso país como se tudo aqui fosse errado.

Infelizmente, por mais imprecisa que seja a prova, é a única forma de avaliação individual para um aluno. Agora, é necessário realmente ter critério, e compor a nota com mais de uma avaliação. Não é tanto a prova o problema, mas o processo pedagógico só se basear nela.

Também não vejo necessidade de prova toda aula. São só 40 aulas, talvez o melhor seja uma prova e um trabalho. Veja o desempenho da turma e ajude de acordo.

Quanto ao medo, não crie trauma antes da hora. Assim que eles verem seu conhecimento, é pouco provável que faltem com respeito.[/quote]

vao ser 8 aulas, e nao 40 aulas por isso que eu gostaria de aplicar prova em todas as aulas, mas posso tambem a cada duas aulas bem no inicio da aula, uma avaliaçao trazendo questoes que eu ensinei nas aulas passadas.
sao 40 horas de curso ou seja 5 horas cada aula.