olá a todos!
sou nova no java e estou bastante confusa no momento. sei que minha duvida é corriqueira, mas ja procuro há algum tempo e ainda não encontrei algo que solucionasse meu problema.
a situação é a seguinte:
tenho um jframe, uso o getContentPane e armazeno em um container.
depois crio um JPanel com uma imagem que será o fundo e adiciono ao container com uma mensagem de “Pressione qualquer tecla para continuar”.
Quando a tecla é pressionada, deve ser disparada uma chamada de função que mostra um menu. Até aí tudo bem, os problemas começam na hora de mostrar o menu.
Possuo uma classe Menu que extende JPanel. Esta classe possui 3 atributos que são Classes diferenciadas, mas todas extendem MenuOpt que extende JLabel. (Sei que ficou um pouco confuso, se depois de tudo houver um modo mais simples de fazer isso, por favor me avise!!!)
Cada MenuOpt possui coordenadas x e y, e um Sprite. A classe Sprite possui apenas uma Image e alguns métodos, dentre eles um método draw(Graphics g), que faz só um g.drawImage e desenha o sprite.
fiz o seguinte:
criei o Menu usando o construtor. Este construtor chama os construtores das tres opções do menu e as armazena.Depois as adiciona ao Menu usando add(opção de menu)
logo após usei container.add(menu) em outro lugar, para adicionar o menu.
Então sobrescrevi o método paintComponent do Menu para fazer opção de menu1.repaint(), etc
e sobrescrevi o método paintComponent de MenuOpt para fazer sprite.draw(g,x,y)
no entanto, nada acontece.
No final, o que quero é mostrar o menu por cima da imagem de fundo, sendo que cada imagem seria uma label e o menu um panel.
Alguém pode me dar uma luz? Se necessário posso colocar um trecho do código, é só pedir. E desculpem se me extendi, mas achei que não ficaria claro se explicasse menos…
Aguardo