[quote=rmendes08][quote=javaflex][quote=rmendes08]A princípio, as duas tecnologias atendem ao mesmo propósito. Como você mesmo disse, é impossível dizer qual é a “melhor”, ainda mais com tão poucos detalhes, mas existem uma série de pontos que você deve levar em conta:
- qual das duas tecnologias você tem melhor domínio
- o servidor na qual a solução será implantada (se for um server Linux, esquece .NET)
- se você precisará contratar pessoas no futuro, qual das duas é mais difundida na sua região
- etc.
enfim, ao desenvolver Web com .NET, gostei muito da linguagem C# e do ASP.NET MVC. De maneira geral, o Visual Studio é bem produtivo, embora eu continue achando que os recursos de refactoring do Eclipse são imbatíveis. Agora, a verdadeira “pain in the ass” do .NET na minha opinião é configurar o ISS. Pode até ser que seja a falta de experiência, mas configurar um datasource por exemplo, para mim foi um verdadeiro martírio … [/quote]
A próxima versão do ASP.NET MVC (da Microsoft mesmo) para nossa alegria vai ser desacoplado do IIS/Windows, tendo a possibilidade de rodar em outros servidores, como no Linux. Depois dá uma lida sobre “ASP.NET MVC vNExt”, que é bem interessante. Para projetos de longa data que estejam no papel ainda pode ser uma boa considerar como opção. Já no presente momento em produção o fator de decisão é o que você falou mesmo, se for Linux usa Java. Se for Windows Server usa .NET.
Sobre configurar o IIS eu sempre achei fácil, é tudo visual, só levei um tempo pra me acostumar com a nova interface. Sobre “configurar datasource”, seria o que exatamente? Pois se estiver falando sobre configurar fonte de dados, no .NET é super simples, bastando configurar a ConnectionString na sua própria aplicação, como se fosse a “Connection URL” do JDBC.[/quote]
enfim, como eu disse, pode ser a falta do cacuete com o IIS, pode ser que eu tenha acostumado demais a editar tudo no XML rsrsrs
com relação ao datasource que eu sofri para configurar, tratava-se de um fonte de dados OLAP do Analysis Service, e ele só autentica através da segurança do Windows; abandonei …[/quote]
Ah tá, fonte de dados OLAP do Analysis Service, entendo ter sofrido. Mas isso não é relacionado diretamente a .NET, teria sofrido do mesmo jeito configurando a mesma fonte de dados para JDBC por exemplo.