Ajuda com Java e .NET

Olá pessoal, Sei que este tema já está muito cansativo, porém preciso de uma ajuda com o pessoal que já possuí alguma experiência com as duas tecnologias. Não tenho a intenção de falar que uma é melhor do que a outra, até porque creio que isso dependa da solução a se desenvolver. É uma dúvida para um projeto real, então agradeço se todos derem suas opiniões com seriedade.

Tenho um projeto onde obrigatoriamente deverá ser web (gerenciamento de garagens de veículos), pois existem filiais em estados diferentes. Inicialmente não será um ERP, porém inevitavelmente ele irá crescer. Preciso da opinião de vocês (especialmente quem já tem experiência) sobre estas duas tecnologias.

Tenho conhecimentos em JEE(nenhum Expert), tenho também conhecimentos em C#, porém apenas para desktop.

Agradeço desde já todos que contribuírem.

A princípio, as duas tecnologias atendem ao mesmo propósito. Como você mesmo disse, é impossível dizer qual é a “melhor”, ainda mais com tão poucos detalhes, mas existem uma série de pontos que você deve levar em conta:

• qual das duas tecnologias você tem melhor domínio
  • o servidor na qual a solução será implantada (se for um server Linux, esquece .NET)
  • se você precisará contratar pessoas no futuro, qual das duas é mais difundida na sua região
  • etc.

enfim, ao desenvolver Web com .NET, gostei muito da linguagem C# e do ASP.NET MVC. De maneira geral, o Visual Studio é bem produtivo, embora eu continue achando que os recursos de refactoring do Eclipse são imbatíveis. Agora, a verdadeira “pain in the ass” do .NET na minha opinião é configurar o ISS. Pode até ser que seja a falta de experiência, mas configurar um datasource por exemplo, para mim foi um verdadeiro martírio …

[quote=rmendes08]A princípio, as duas tecnologias atendem ao mesmo propósito. Como você mesmo disse, é impossível dizer qual é a “melhor”, ainda mais com tão poucos detalhes, mas existem uma série de pontos que você deve levar em conta:

• o servidor na qual a solução será implantada (se for um server Linux, esquece .NET)
  • se você precisará contratar pessoas no futuro, qual das duas é mais difundida na sua região
  • etc.

enfim, ao desenvolver Web com .NET, gostei muito da linguagem C# e do ASP.NET MVC. De maneira geral, o Visual Studio é bem produtivo, embora eu continue achando que os recursos de refactoring do Eclipse são imbatíveis. Agora, a verdadeira “pain in the ass” do .NET na minha opinião é configurar o ISS. Pode até ser que seja a falta de experiência, mas configurar um datasource por exemplo, para mim foi um verdadeiro martírio … [/quote]
A próxima versão do ASP.NET MVC (da Microsoft mesmo) para nossa alegria vai ser desacoplado do IIS/Windows, tendo a possibilidade de rodar em outros servidores, como no Linux. Depois dá uma lida sobre “ASP.NET MVC vNExt”, que é bem interessante. Para projetos de longa data que estejam no papel ainda pode ser uma boa considerar como opção. Já no presente momento em produção o fator de decisão é o que você falou mesmo, se for Linux usa Java. Se for Windows Server usa .NET.

Sobre configurar o IIS eu sempre achei fácil, é tudo visual, só levei um tempo pra me acostumar com a nova interface. Sobre “configurar datasource”, seria o que exatamente? Pois se estiver falando sobre configurar fonte de dados, no .NET é super simples, bastando configurar a ConnectionString na sua própria aplicação, como se fosse a “Connection URL” do JDBC.

Olá rmendes,
Obrigado pelo comentário.
Eu tenho um conhecimento melhor em JEE, não tive contato ainda com ASP.NET, somente com desktop(WF).

A questão do servidor estou pensando seriamente em utilizar linux (MySQL ou PostgreSQL).

Meu projeto se trata de um sistema gerenciador de garagem de veículos…cadastros,que é trivial…gerenciar estoque da de veículos no pátio,etc. Inicialmente ele não é tão grande, porém tenho planos de expandir o sistema para outras áreas também.
Estive pesquisando bastante sobre as tecnologias, e obtive muitas opiniões a favor do Java, tanto por desempenho, como por questões de investimento em licenças.

Acho que vou de Java mesmo. Além de tudo, tenho um conhecimento melhor em Java.

[quote=javaflex][quote=rmendes08]A princípio, as duas tecnologias atendem ao mesmo propósito. Como você mesmo disse, é impossível dizer qual é a “melhor”, ainda mais com tão poucos detalhes, mas existem uma série de pontos que você deve levar em conta:

• etc.

enfim, ao desenvolver Web com .NET, gostei muito da linguagem C# e do ASP.NET MVC. De maneira geral, o Visual Studio é bem produtivo, embora eu continue achando que os recursos de refactoring do Eclipse são imbatíveis. Agora, a verdadeira “pain in the ass” do .NET na minha opinião é configurar o ISS. Pode até ser que seja a falta de experiência, mas configurar um datasource por exemplo, para mim foi um verdadeiro martírio … [/quote]
A próxima versão do ASP.NET MVC (da Microsoft mesmo) para nossa alegria vai ser desacoplado do IIS/Windows, tendo a possibilidade de rodar em outros servidores, como no Linux. Depois dá uma lida sobre “ASP.NET MVC vNExt”, que é bem interessante. Para projetos de longa data que estejam no papel ainda pode ser uma boa considerar como opção. Já no presente momento em produção o fator de decisão é o que você falou mesmo, se for Linux usa Java. Se for Windows Server usa .NET.

Sobre configurar o IIS eu sempre achei fácil, é tudo visual, só levei um tempo pra me acostumar com a nova interface. Sobre “configurar datasource”, seria o que exatamente? Pois se estiver falando sobre configurar fonte de dados, no .NET é super simples, bastando configurar a ConnectionString na sua própria aplicação, como se fosse a “Connection URL” do JDBC.[/quote]

enfim, como eu disse, pode ser a falta do cacuete com o IIS, pode ser que eu tenha acostumado demais a editar tudo no XML rsrsrs

com relação ao datasource que eu sofri para configurar, tratava-se de um fonte de dados OLAP do Analysis Service, e ele só autentica através da segurança do Windows; abandonei …

[quote=rmendes08][quote=javaflex][quote=rmendes08]A princípio, as duas tecnologias atendem ao mesmo propósito. Como você mesmo disse, é impossível dizer qual é a “melhor”, ainda mais com tão poucos detalhes, mas existem uma série de pontos que você deve levar em conta:

• etc.

Sobre configurar o IIS eu sempre achei fácil, é tudo visual, só levei um tempo pra me acostumar com a nova interface. Sobre “configurar datasource”, seria o que exatamente? Pois se estiver falando sobre configurar fonte de dados, no .NET é super simples, bastando configurar a ConnectionString na sua própria aplicação, como se fosse a “Connection URL” do JDBC.[/quote]

enfim, como eu disse, pode ser a falta do cacuete com o IIS, pode ser que eu tenha acostumado demais a editar tudo no XML rsrsrs

com relação ao datasource que eu sofri para configurar, tratava-se de um fonte de dados OLAP do Analysis Service, e ele só autentica através da segurança do Windows; abandonei …[/quote]
Ah tá, fonte de dados OLAP do Analysis Service, entendo ter sofrido. Mas isso não é relacionado diretamente a .NET, teria sofrido do mesmo jeito configurando a mesma fonte de dados para JDBC por exemplo.

[quote=thiago.antunes]Olá rmendes,
Obrigado pelo comentário.
Eu tenho um conhecimento melhor em JEE, não tive contato ainda com ASP.NET, somente com desktop(WF).

A questão do servidor estou pensando seriamente em utilizar linux (MySQL ou PostgreSQL).

Meu projeto se trata de um sistema gerenciador de garagem de veículos…cadastros,que é trivial…gerenciar estoque da de veículos no pátio,etc. Inicialmente ele não é tão grande, porém tenho planos de expandir o sistema para outras áreas também.
Estive pesquisando bastante sobre as tecnologias, e obtive muitas opiniões a favor do Java, tanto por desempenho, como por questões de investimento em licenças.

Acho que vou de Java mesmo. Além de tudo, tenho um conhecimento melhor em Java.[/quote]
Hoje com certeza vá de Java se estiver preocupado com licença do servidor em rede local. Mas por conhecimento não deixe de acompanhar a próxima versão do ASP.NET MVC, 6 “vNext”, onde quando começar a ter casos de utilização em produção, vai ser uma primorosa opção zero custo de licenças, rodando em Linux.

Olá javaflex,
Conheço o .NET apenas desktop (C#)…achei muito agradável desenvolver neste ambiente, com certeza estarei acompanhando esta nova versão do ASP.NET MVC.

Obrigado pelas sugestões, serão de grande ajuda.