Na verdade terminei a graduação em 2012, e desde então na vejo nada relacionado a programação, então decidi fazer o de lógica também para não perder nenhum detalhe.
Você acha que vale a pena esses cursos mesmo eu nunca ter trabalhado na área, acha que consigo entrar no mercado de trabalho?
[quote=lkbm]Um diploma não significa que você sabe desenvolver, apenas que você não é um “novato”.
[/quote]
desenvolver > programar
Quando você diz desenvolver eu entendo todo o processo que envolve projetar o software, escrever um código legível, modular, testar,etc. Nesse sentido, concordo que existe uma grande defasagem entre o que se ensina nas faculdades e aquilo que tem funcionado no mercado, e que vale a pena buscar cursos sobre desenvolvimento ágil, frameworks, etc.
Agora, lógica de programação é muito básico. O mínimo de preparo que se espera de alguém que graduou em CC, SI, etc. é que a pessoa saiba criar algoritmos básicos: percorrer uma lista, executar condições, etc. Mesmo que a pessoa não pense em se tornar um desenvolvedor, no sentido que descrevi acima. Se a pessoa se tornar um DBA, admin. de redes, QA cedo ou tarde ele precisará escrever um script ou procedimento para automatizar tarefas … ou seja, lógica de programação é base de qualquer coisa que se faça em uma profissão relacionada a TI.
Assim, respondendo ao autor do tópico, se eu fosse um entrevistador (e já fiz esse papel), um curso de lógica de programação básica no currículo passa a mensagem que você não aproveitou nada do seu curso de graduação. Lembre-se que quando alguém lê o seu currículo pela 1a vez você não estará lá para justificar sua escolha.
Com relação ao curso de Java, a história é outra. Ninguém pode exigir você conhecer uma ferramenta específica a partir de uma formação generalista. Nesse caso, cursos de Java, .NET, Ruby ou sobre metodologias ágeis demonstram que você está buscando se especializar e entrar em sintoniza com o mercado de trabalho.
Eu sei o básico de lógica… condições (if, while, for), mas tenho medo de começar o curso java e ter passado algo na lógica que não tenho conhecimento.
Como não tenho experiência, pensei em fazer os cursos da Caelum, não só para constar no CV mas também para adquirir conhecimento e tentar ocupar um cargo júnior em alguma empresa
Rafa, a apostila de Lógica da Caelum é aberta não ? Estuda ela antes de partir pra algum curso presencial especifico e vai “reciclicar” tudo que passou e ver algo que talvez não tenha tido contato!
Falo isso por mim que fiz técnico e também terminei em 2012, não tava com a lógica em dia, mas fiz a formação JAVA super de boa!