Romerito.Oliveira:
Bom dia a todos!
Estou fazendo um curso de Java e estou bem no início. O professor nos pediu para fazermos uma agenda simples em Java (inclusão, consulta, alteração, exclusão). Estou querendo criar os campos nome, endereço, telefone, data nascimento e e-mail. Como estou no início estou tendo um pouco de dificuldades. Alguém pode me ajudar?
Obrigado!
Romerito Oliveira
Então, como você está no início, você pode seguir esses passos:
[list]Crie uma classe que representa cada pessoa da lista de endereços. Uma classe Contato que tenha esses atributos: nome, endereço, telefone… Obs: não faça sem usar um objeto que represente um contato, senão nem o requisito mínimo que seu professor espera, você irá alcançar[/list]
[list]Crie um banco de dados e depois uma tabela que irá representar seu objeto. Como a tabela irá representar a entidade Contato, deverá ter os campos nome, endereço, telefone… Eu recomendo que você use um campo único como chave primária e que também seja um atributo da sua classe Contato[/list]
[list]Crie a interface com os botões e campos. A forma como você definirá a interface é seu critério, mas a mais simples possível é fazer uma com campos de texto e botões de navegação para o próximo contato da agenda. Para início está bom. Não tente fazer muito complexo de cara, senão você terá dificuldades[/list]
[list]Crie classes “ouvintes” (Listeners) nos eventos que são disparados ao clicar nos botões de Inserir, Excluir, etc.[/list]
[list]Dentro das classes ouvintes, realize uma Conexão com o banco de dados. (usando a interface JDBC do pacote java.sql.* ) [/list]
[list]Para cada clicar de botão, coloque na classe ouvinte um Statement que realize a consulta SQL (estude consultas sql básicas e um pouco de JDBC - já bastará) que irá buscar, inserir ou apagar contatos da agenda. Ao inserir, por exemplo, você deve recuperar os atributos do objeto Contato para colocar no Statement[/list]
Bom, para uma agenda bem básica o caminho é por aí… dá para melhorar um pouco, utilizar DAO´s… mas o mínimo que você pode fazer são os passos acima.