Ajuda em Java, ler e editar arquivo txt

Boa tarde. Sou novo em Java e gostaria que me ajudassem.
Estou com esse exercício e não consegui faze-lo:

Você deve desenvolver um programa que calcule o dígito verificador para uma série de matrículas da empresa SEUTIME.

Dada uma matrícula de 0000 a 9999 o cálculo do dígito verificador deverá ser feito multiplicando o primeiro número a esquerda por 5, o segundo por 4, o terceiro por 3 e o quarto por 2. O resultado parcial de cada posição deve ser somado e o resultado final da soma deverá ser dividido por 16. O resto desta divisão deverá ser convertido para hexadecimal, sendo este então o dígito verificador.

Exemplo: matrícula = 9876

Cálculo: 9 * 5 = 45 / 8 * 4 = 32 / 7 * 3 = 21 / 6 * 2 = 12 / Total = 45 + 32 + 21 + 12 = 110

Resto da divisão de 110 por 16 é igual a 14.

O número 14 em base 16 é “E”. Este é o dígito verificador da matrícula.
Matrícula completa = 9876-E

Pede-se:

1- Ler as matrículas que estão no arquivo matriculasSemDV.txt e gerar um arquivo de saída matriculasComDV.txt com as matrículas completas, conforme regra de formação descrita acima.
Exemplo:
matriculasSemDV.txt
9876
9992

matriculasComDV.txt
9876-E
9992-0

2- Ler as matrículas que estão no arquivo matriculasParaVerificar.txt e gerar um arquivo matriculasVerificadas.txt com as matrículas e um indicador de “verdadeiro” ou “falso” ao lado de cada matrícula, separado por espaço.
Exemplo:
matriculasParaVerificar.txt
9876-E
9992-2

matriculasVerificadas.txt
9876-E verdadeiro
9992-2 falso


já fiz isso :
//ler o arquivo
try(Scanner scanner = new Scanner (new FileInputStream (“C:\Users\Leonardo\Desktop\SoftblueJAVA\matriculasSemDV.txt”))){

			while (scanner.hasNext()) {
			String s = scanner.nextLine();
			//s += line + "\n";
				
				System.out.println(s);

//conta sem ler do arquivo
float[] array = new float[7];

//digita 4 numeros para fazer a conta.
	try (Scanner entrada = new Scanner(System.in)) {
		
		
	
	System.out.println("Valores: ");