Ajuda GridLayout + JButton

Oi, sempre visito este forum em busca de informação e desta vez estou com uma dúvida que ta meio complicado de resolver, então resolvi postar para ver se alguém consegue me ajudar.

Fiz um GridLayout 15x15 e cada “posição” dele é um JButton e gostaria de saber como ao clicar em um destas dezenas de botões eu posso pegar somente a posição do botão que foi clicado, ex.:

esse é meu trabalho como podem perceber facilmente o gridlayout e seus botões com fundo representando o mar, ainda bem precario =p:

e vamos supor ao clicar no botão marcado em vermelho, gostaria de saber como pegar a posição dele, ou seja a posição (1, 1):

e aproveitando o topic, alguém poderia me dar uma luz de como estar fazendo um executavel deste projeto?

Vlw

@Edit
vlw gente, já conseguir fazer. na hora de adicionar os botões no GridLayout eu adiciono a cada botão um BOTAO.setActionCommand(String), depois na hora de capturar o evento eu captura aquela string referente ao botão e.getActionCommand() e então envio essa string para o programa que faz a conversão da entrada de dados para os indices interno da matriz principal… eu expliquei bem mal, mais ta ai! xD Vlw

Crie uma matriz de JButton’s (JButton[][] matriz) e preencha-a com os JButton’s que puser no GridLayout. Quando um deles for clicado, basta você procurar por ele dentro da matriz para determinar a posição em que ele está na interface gráfica.

Quanto ao arquivo executável, recomendo ver o link abaixo:

http://www.guj.com.br/posts/list/129324.java

[quote=roger_rf]Crie uma matriz de JButton’s (JButton[][] matriz) e preencha-a com os JButton’s que puser no GridLayout. Quando um deles for clicado, basta você procurar por ele dentro da matriz para determinar a posição em que ele está na interface gráfica.

Quanto ao arquivo executável, recomendo ver o link abaixo:

http://www.guj.com.br/posts/list/129324.java[/quote]

hm, vlw entendi, eh acho que resolve mais queria outras ideias também, brigado.
Vou olhar este link^^.

Ressuscitando o tópico!

@Edit
vlw gente, já conseguir fazer. na hora de adicionar os botões no GridLayout eu adiciono a cada botão um BOTAO.setActionCommand(String), depois na hora de capturar o evento eu captura aquela string referente ao botão e.getActionCommand() e então envio essa string para o programa que faz a conversão da entrada de dados para os indices interno da matriz principal… eu expliquei bem mal, mais ta ai! xD Vlw”

Alguém poderia me explicar melhor isso aqui? Tô com o mesmo problema.