Ajuda iniciante com Math.Random

Olá sou iniciante e não consigo resolver um problema. Se alguém poder me ajudar agradeço.

Tenho um Array, onde vou inserir numeros sorteados. Porem gostaria que o sorteio repetisse no máximo 3 vezes cada numero.

Exemplo:

Tenho 3 jogadores, cada jogador tem 3 posições do Array. Multipliquei a quantJogadores por 3, sendo assim tenho 9 posições onde eu gostaria de percorrer o Array sorteando de 1 a 3. Porem ao sair 3 números iguais, ele não sorteie mais esse numero

public void inicializaNivel(int quantJogadores){
a = new int[quantJogadores*3];
for(int i=0; i int tipo = (int)(Math.random()*quantJogadores);
a = tipo+1;

ao imprimir o resultado sai assim: 1,2,2,1,3,3,1,3,3. Gostaria que sai-se 3 de cada tipo: 1,2,2,1,3,2,1,3,3. Sendo assim tenho 3 números 1, 3 números 2 e 3 números 3.

Obrigado.

Bem sugiro uma espécie de contador. se número =1 soma1 no contador, se contador +3, vc evita que aceite de fato o número 1, e faz gerar um novo sorteio… certo?

tenho um jogo de bingo que se encaixa neste contexto, pois como vc sabe, não posso ficar repetindo números…

não é mesmo? se quiser estudar o código, postei os links todos em um post recente… bem interessante…

segue o tópico.

Entendi, mas ai eu teria que criar um contador para cada numero, tem somente 3 jogadores no exemplo, porem a quantidade de jogadores é passada por parâmetro. Tem alguma maneira de fazer alguma comparação com as posições do array ? ou mesmo pelo sorteio ?

ah provavelmente sim, faz um for para verificar cada posição… monta a lógica de um número só, e depois é só usar o for, para passar por todos os ítens do array.

o que acha??

Provavelmente será mais facil criares uma lista com todos os valores que pretendes e depois fazer um shuffle.

Poizeh a unica opção que tenho para o método é criar um array, e colocar os números dentro dele porem não repetindo mais que 3x cada numero,

tentei usar um if para caso contenha mais que 3x (contador) porem sem sucesso.