e ai galera…
por favor, alguém ai sabe me dizer onde eu encontro um tutorial meio avançado sobre o IReport???
já procurei no google e não encontrei o que eu procurava. vi alguns bem básicos mas não abordava o que estou precisando no momento.
se alguém puder ajudar fico mto agradecido.
flws
[quote=evandrosantos]e ai galera…
por favor, alguém ai sabe me dizer onde eu encontro um tutorial meio avançado sobre o IReport???
já procurei no google e não encontrei o que eu procurava. vi alguns bem básicos mas não abordava o que estou precisando no momento.
se alguém puder ajudar fico mto agradecido.
flws[/quote]
O que voce está procurando no momento?
vou tentar descrever…
bom…tenho que fazer um relatório cujo faça uma busca no banco com algumas condições e agrupe os resultados…algo do tipo:
DE 20 A 24 ANOS TOTAL
masculino x
feminino y
na query do relatório eu coloquei:
select sexo, count(*)
from docentes
where datepart(yyyy, getDate()) - datepart(yyyy, data_nasc) >= 0
and datepart(yyyy, getDate()) - datepart(yyyy, data_nasc) <= 40
group by sexo
até ai td bem…ele me retorna duas colunas, a coluna sexo e uma outra sem nome ("") que seria a quantidade de cada sexo.
só que quando eu peço pra gerar o relatório com a quantidade ele dá erro dizendo que não tem coluna com o nome ("") na tabela, o que de fato não existe mesmo.
conclusão da dúvida: só quero saber uma maneira de fazer imprimir a quantidade de cada sexo nas condições especificadas.
se alguém puder me ajudar a resolver isso eu agradeço mto, pq já não tenho mis idéias pra tentar resolvê-lo.
vlw
pensei em colocar uma consulta sql numa variável, isso provavelmente resolveria o meu problema…mas não dá certo fazer consulta numa variável…
pelo menos comigo não deu
Dê um nome pra sua segunda coluna:
select sexo, count(*) as qtd
from docentes
where datepart(yyyy, getDate()) - datepart(yyyy, data_nasc) >= 0
and datepart(yyyy, getDate()) - datepart(yyyy, data_nasc) <= 40
group by sexo
Agora a coluna qtd será utilizada lá no relatório.
você ja cadastrou um “field” com o nome do ‘alias’ dado no SQL no caso do exemplo e qtd.
Se não tiver cadastrado, cadastre deve funcionar.
cara…eu naum tinha pensado em “apelidar” uma coluna.
essa idéia foi perfeita…me qubrou mó galho msm
mto obrigado pessoal
vlw msm
flws
Aí galera, alguém pode me dar uma força? É o seguinte, eu tô usando o iReports 1.3.0, e não tô conseguindo pegar os dados de um xml. O que devo colocar na expressão do textfield? Tipo como é a sintaxe do comando?
Valew!!! :lol:
nusss…me surgiu outra dúvida…to vendo que eu vou apanhar mto do ireport até pegar a “manha” do negócio…
tem como eu pegar o valor de um campo que está em um subrelatório?
por exemplo, tenho meu relatório principal e um subrelatório…e queria somar o valor de um campo do subrelatório com um do relatório principal.
tem como?
desde de já vlw
flws