Ajuda IReport

9 respostas
E

e ai galera…

por favor, alguém ai sabe me dizer onde eu encontro um tutorial meio avançado sobre o IReport???

já procurei no google e não encontrei o que eu procurava. vi alguns bem básicos mas não abordava o que estou precisando no momento.

se alguém puder ajudar fico mto agradecido.

flws

9 Respostas

furutani

evandrosantos:
e ai galera…

por favor, alguém ai sabe me dizer onde eu encontro um tutorial meio avançado sobre o IReport???

já procurei no google e não encontrei o que eu procurava. vi alguns bem básicos mas não abordava o que estou precisando no momento.

se alguém puder ajudar fico mto agradecido.

flws

O que voce está procurando no momento?

E

vou tentar descrever…

bom…tenho que fazer um relatório cujo faça uma busca no banco com algumas condições e agrupe os resultados…algo do tipo:

DE 20 A 24 ANOS                                      TOTAL
                   masculino                                x
                   feminino                                  y

na query do relatório eu coloquei:

select sexo, count(*)
from docentes
where datepart(yyyy, getDate()) - datepart(yyyy, data_nasc) &gt= 0 
and datepart(yyyy, getDate()) - datepart(yyyy, data_nasc) &lt= 40
group by sexo

até ai td bem…ele me retorna duas colunas, a coluna sexo e uma outra sem nome ("") que seria a quantidade de cada sexo.

só que quando eu peço pra gerar o relatório com a quantidade ele dá erro dizendo que não tem coluna com o nome ("") na tabela, o que de fato não existe mesmo.

conclusão da dúvida: só quero saber uma maneira de fazer imprimir a quantidade de cada sexo nas condições especificadas.

se alguém puder me ajudar a resolver isso eu agradeço mto, pq já não tenho mis idéias pra tentar resolvê-lo.

vlw

E

pensei em colocar uma consulta sql numa variável, isso provavelmente resolveria o meu problema…mas não dá certo fazer consulta numa variável…

pelo menos comigo não deu

J

Dê um nome pra sua segunda coluna:

select sexo, count(*) as qtd
from docentes
where datepart(yyyy, getDate()) - datepart(yyyy, data_nasc) >= 0 
and datepart(yyyy, getDate()) - datepart(yyyy, data_nasc) <= 40
group by sexo

Agora a coluna qtd será utilizada lá no relatório.

julianoeustaquio

você ja cadastrou um “field” com o nome do ‘alias’ dado no SQL no caso do exemplo e qtd.

Se não tiver cadastrado, cadastre deve funcionar.

E

cara…eu naum tinha pensado em “apelidar” uma coluna.

essa idéia foi perfeita…me qubrou mó galho msm

mto obrigado pessoal

vlw msm

flws

von.juliano

Aí galera, alguém pode me dar uma força? É o seguinte, eu tô usando o iReports 1.3.0, e não tô conseguindo pegar os dados de um xml. O que devo colocar na expressão do textfield? Tipo como é a sintaxe do comando?

Valew!!! :lol:

E

nusss…me surgiu outra dúvida…to vendo que eu vou apanhar mto do ireport até pegar a “manha” do negócio…

tem como eu pegar o valor de um campo que está em um subrelatório?

por exemplo, tenho meu relatório principal e um subrelatório…e queria somar o valor de um campo do subrelatório com um do relatório principal.
tem como?

desde de já vlw

flws

E

ninguém?

Criado 18 de janeiro de 2007
Ultima resposta 19 de jan. de 2007
Respostas 9
Participantes 5