Ajuda&lt<Raiz Quadrada>

Olá pessoal, meu primeiro post aqui nesse fórum, bom não sei se aqui é o lugar certo para postar isso mais la vai…estou fazendo um ALGORITMO para saber a raiz quadrada de um número, mais qual o comanda de RAIZ QUADRADA em PSEUDO-CÓDIGO ? :smiley:

Math.sqrt(double);

Em pseudo-codigo fica assim ?

puts… desculpa… assim é em java… rsrs

c vc for fazer em java ja sabe como é!! rsrs… em pseudo-codigo eu naum sei mesmo!

Oi,
Métodos da classe Math podem ajudar…

Math.sqrt(double a)
Math.pow(double a, double b)

Exemplo:
http://java.sun.com/j2se/1.5/docs/api/java/lang/Math.html

Teste:

public class Teste { public static void main(String[] args) { System.out.println("Raiz quadrada de 4 eh = " + Math.sqrt(4)); } }

Tchauzin!

intaum… mas pelo que eu entendi ele quer em pseudo-codigo

http://www.unicamp.br/fea/ortega/info/aula0401.htm

eu tbm fiquei curioso para saber como faz isso!! rsrs (embora a utilidade seja apenas para faculdade)

Ninguem sabe ?

Cara, acho q o bom do pseudocódigo é que ele não tem muitas regras.
Acho q algo assim vale:

x recebe raiz quadrada de y.

ou

x <- raiz de y

naum sei se vc faz faculdade… mas se isso for um trampo de facul… acho que o ideal era vc chegar para ele e perguntar… caso contrario segue a dica anterior… essa “linguagem” aceita certos “improvisos”. :wink:

Oi!

Acredito que o professor queira você escreva o algoritmo para o cálculo da raiz quadrada. x <- sqrt(y) não te dá algoritmo algum, vc está assumindo que o algoritmo já foi escrito.

Existem muitas formas de calcular aproximações para a raiz quadrada de um número. Recomendo um bom livro de cálculo.

Abraços,

Acho q não Giuliano. Para isso já seria uma linguagem mesmo…
Pelo que ele disse, tá mais pro lado do Portugol mesmo, onde tudo é possível só com palavras, hehehe.

Disfarça… Li melhor o tópico dele e realmente acho q não ficou bem claro se ele quer o algoritmo mesmo ou somente o pseudocódigo.

Procure entender esse processo, pois ele pode ser facilmente transformado em um algoritmo.

Outro meio seria você recorrer ao cálculo numérico (cuidado, só a palavra calculo vai te levar a sites de calculo diferencial e integral).

Você poderia utilizar o método de Newton.

Ele geraria um algoritmo próximo ao da busca binária:

1. Lê o núm “N” que você quer tirar a raiz “r”
  2. Chute um valor diferente de zero para “X0” (X0 é uma variável auxiliar), pode ser X0 = 1
  3. Calcula o novo “X1” assim X1 = (r-1).X0/r + N/r/[X0 ^ (r-1)]
  4. Se X0=X1 então imprima "A raiz ‘r’ de N = " X0 e FIM do algorítmo !
  5. Faça X0=X1
  6. Refaça o passo 3

Cada execução do algoritmo deve gerar um número mais próximo da raiz que você quer obter.

Oi Viny,

Mas é de um bom livro de cálculo diferencial e integral mesmo que eu estou falando. Esses livros costumam cobrir de forma bastate didática tópicos como séries e expansões (além de uma infinidade de outros tópicos), que, IMHO, são fundamentais prá quem está procurando aprender a respeito de coisas desse tipo.

Claro que uma boa base em métodos numéricos também é importante - especialmente para quem vai implementar os algoritmos - mas não sei se é tão importante no caso dele.

Abraços,

Não é trabalho para facul não é curiosidade minha mesmo tenho alguns exercicios de lógica aqui e um deles pede a raiz de um numero :lol:, bom em java eu já sei como é :lol:

Fala ai pessoal …Não sei se ajuda…

Mas com o pseudocódigo que eu uso na faculdade ficaria assim…

Math.pow (2,3) = pot(2,3);
Math.sqrt (4) = rad(4);

abrasss a todos

em pesdeucodigo é:
exemplo:
nota_01<–nota**¹/²
nota_01<–simbolo de raiz com nota no denominador