Ajuda - Mudar área de Suporte a Programação

A todos bom dia,

Primeiramente, irei dar um background de minha vida e minha pessoa.
Tenho 24 anos, cursei ciencias da computação dos 18 aos 23 e tenho bacharelado. Trabalho na área de suporte desde meus 18 anos, hoje sou suporte nível 2-3 e ganho perto dos meus 3400 PJ. A questão é que estou extremamente infeliz com minha área, passei por diversas empresas terceiras sempre, realizando suporte a usuário, e já ví que não tenho futuro nela. Nunca trabalhei diretamente com programação, na faculdade tive brevemente java em algumas disciplinas e foi uma das linguagens que senti bastante afinidade, me recomendaram começar por javascrip e eu dei uma breve olhada e achei bem interessante.

Hoje quero sair da área de suporte mas tenho muita dificuldade em saber a onde começar para migrar para programação. Quais os desafios que terei que enfrentar? Como começarei se não consigo entrar em um estágio devido a não estar matriculado em uma faculdade? Gostaria de saber o que a galera pensa, estou me sentindo bastante perdi e com medo para ser sincero.

Olá, @xdyuxd. Bem vindo ao GUJ.

Comecei minha vida profissional como suporte, também. Tinha uns 15 anos. Ansiava para caramba entrar para o mundo da programação, só tinha um pequeno detalhe: eu não sabia programar.

Na verdade, eu sabia da lógica de programação básica. O que era um laço condicional, o que era um laço de repetição e tudo mais. Mas nada da sintaxe.

Entrei na faculdade. ADS, tecnólogo. Me ensinou a base de Java. Coincidentemente, consegui um estágio na área. Imagine só, cheguei sabendo for, if e olhe lá. Eu me esforçava muito para aprender, e por isso fui me destacando.

No meu setor, ninguém usava Java. Só Python, PHP… mas precisavam de um programador Java. Imagine só então, não tinha ninguém pra me ensinar sobre Java. O que eu fiz? Continuei estudando.