Bom dia,
Iniciei meus estudos de banco de dados com a indicação do livro “Projeto Banco de Dados Vol. 4” do autor Carlos Alberto Heuser por um usuário daqui.
Finalizei o primeiro capítulo onde mostra sucintamente a montagem de um novo banco de dados, os processos envolvidos e tudo mais.
Na hora de fazer os exercícios empaquei numa questão:
Quando é dito arquivos convencionais, seria o uso de “Redundância não controlada”? Ainda existem casos onde a “Redundância não controlada” é indicada?
Abaixo estão as outras perguntas e respostas, caso alguém queira comentar, ajudar. Acho essa parte de fundamentos, de conceitos básicos fundamental pra desenvolver coisas com qualidade.
[quote]Exercício 1.1: Enumere as principais diferenças entre processamento de dados com arquivos convencionais e o processamento de dados com SGBD.
Resposta: O processamento de dados com SGBD 1- favorece a modularização, 2- a expansão futura e 3- a facilidade de manutenção dos códigos responsáveis pela gestão do Banco de Dados.
Exercício 1.3: Defina, sem retornar ao capítulo acima, os seguintes conceitos: banco de dados, SGBD, modelo de dados, modelo conceitual, modelo lógico, modelagem conceitual e projeto lógico.
Verifique a definição que você fez contra a apresentada no capítulo.
Resposta:
Banco de Dados: Conjunto de tabelas ou dados, compartilhados entre vários usuários.
SGBD: Conjunto de ferramentas para a gestão do banco de dados.
Modelo conceitual: Descreve a estrutura do banco de dados, independente do SGBD definido.
Modelo lógico: Descreve a estrutura dos dados contidos no banco de dados, de acordo com o SGBD definido.
Modelagem conceitual: Coletar informações necessárias para a construção do banco de dados.
Projeto lógico: Define os parâmetros necessários para cada entidade, objeto coletados na modelagem conceitual.
Exercício 1.4: A definição de um fator de bloco de um arquivo faz parte de que modelo: do modelo conceitual, do modelo lógico ou do modelo físico?
Resposta: Faz parte do modelo conceitual.
Exercício 1.5: A definição do tipo de um dado (numérico, alfanumérico, …) faz parte de que modelo: do modelo conceitual, do modelo lógico ou do modelo físico?
Resposta: Faz parte do modelo lógico.
Exercício 1.6: Qual a diferença entre a redundância de dados controlada e a redundância de dados não controlada? Dê exemplos de cada uma delas.
Resposta:
Na redundância de dados controlada, o software tem conhecimento dessa redundância e trabalha para manter a sincronia dos dados.
Exemplo: Um sistema onde a mesma informação é armazenada em vários computadores.
Na redundância de dados não controlada, o software não sabe dessa redundância e a sincronia dos dados fica por conta do usuário.
Exemplo: Uma empresa em que cada setor tem um arquivo separado, alimentado manualmente e que a informação de cada um deles é vital para o outro arquivo.[/quote]
Desde já obrigado!