Boa noite pessoal.
Estou iniciando em Java agora e estou com sérios problemas pra entender orientação a objetos, mesmo vendo algumas apostilas achadas no google, nunca achei nenhuma que realmente me fizesse entender de uma vez por todas.
Estou lendo uma apostila da Caelum sobre Orientação a objetos(umas das melhores que achei), ela começa a explicar sobre uma classe conta, mas não entendo direito os locais certos onde ficam as classes e onde criam-se os objetos, pois o mesmo cria a classe, depois instacia, depois referencia o objeto do tipo conta, depois acessa o objeto, mas isso ele faz em blocos separados e com o mesmo nome de programa e somente no último tem o número das linhas e mesmo assim fica confuso, pois fazendo no Eclipse, sempre dá erro, creio que seja pq estou colocando em local errado, vou colocar a baixo, trecho onde ele mostra os blocos:
==== Apostila CAELUM ====
4.4 - Criando e usando um objeto
Agora, temos uma classe em Java que especifica o que todo objeto dessa classe deve ter. Mas como usá-la? Além dessa classe, ainda teremos o Programa.java e a partir dele é que iremos utilizar a classe Conta.
Para criar (construir, instanciar) uma Conta, basta usar a palavra chave new, utilizamos também os parênteses, que descobriremos o que são, exatamente, em um capítulo posterior:
class Programa {
public static void main(String[] args) {
new Conta();
}
}
Bem, o código acima cria um objeto do tipo Conta, mas como acessar esse objeto que foi criado? Precisamos ter alguma forma de nos referenciarmos a esse objeto. Precisamos de uma variável:
class Programa {
public static void main(String[] args) {
Conta minhaConta;
minhaConta = new Conta();
}
}
Pode parecer estranho escrevermos duas vezes Conta: uma vez na declaração da variável e outra vez no uso do new. Mas há um motivo, que entenderemos também posteriormente. Através da variável minhaConta, agora, podemos acessar o objeto recém criado para alterar seu nome, seu saldo etc:
1 class Programa {
2 public static void main(String[] args) {
3 Conta minhaConta;
4 minhaConta = new Conta();
5
6 minhaConta.nome = "Duke";
7 minhaConta.saldo = 1000.0;
8
9 System.out.println("Saldo atual: " + minhaConta.saldo);
10 }
11 }
Diante do que coloquei acima, me digam, o primeiro bloco de código (class conta) deve ficar antes da class Programa? e a montagem do restante dos blocos? na apostila não tem o código completo pra mim examinar e confesso que já tentei em vários lugares diferentes no código.
Gostei muito de como essa apostila foi feita, a didática dela é muito boa, mas somente neste trecho fiquei confuso, até pq pela falta de experiência em programação em geral, e creio que Orientação a Objetos seja minha pedra em meu sapato.
Se puderem me dar uma dica eu agradeço. :?:
Abraço a todos.