[AJUDA] Perdidaço

Bom dia galera!

Bom, venho aqui como um completo novato, em praticamente TUDO o que vocês imaginarem sobre computação. Por isso decidi vir aqui no GUJ, por sempre ter ouvido falar do fórum e etc.

Sou programador Lua para embarcados. No entanto, em minha faculdade tive uma experiência bastante ruim com Java, no que diz respeito à conceitos de OOP, UML, Java básico, enfim… Acho que já deu pra vocês entenderem.

Peguei inúmeros apostilas e livros na época, e aquilo parecia grego. No entanto, a questão atual é que um monte de dúvidas me aparecem. Vamos lá:

1. Quero começar a investir em desenvolvimento Android. Portanto, sabendo que Android usa muito XML e que é essencialmente programado em Java, vale a pena eu estudar EXCLUSIVAMENTE Java antes de começar a estudar Android?

2. Não sei por onde começar. Assumindo que até hoje, graças a uma formação pífia que tive na faculdade, ainda tenho que aprender quase TODOS os conceitos (de OO, de Java, de Full Stack, etc). Por onde seria razoável?

3. Materiais de certificação servem para aprender a linguagem, ou se destinam a quem já programa nela?

Ficarei muito grato por todas as respostas.

Muito obrigado galera!

[]'s

1 ) Não.

2 ) Não há como aprender todos os conceitos ou, pelo menos, levaria tempo demais, então, tens que focar naquilo que pode ser importante para ti. Conceitos como OO, desenvolvimento ágil, TDD, Clean Code (que envolve SOLID) e outros que venham a ser discutidos e aplicados em Android (como boas práticas e etc);

3 ) Depende. É muita ampla a pergunta. A OCJP 1 do Java 8 é interessante estudar também quem nunca trabalhou, por abordar o básico (declaração de variáveis, métodos e afins são abordados, por exemplo). Se começar a se aprofundar mais, aí talvez seja mais interessante ter experiência.

Penso que o interessante é buscar não ampliar demais seu “leque”, focar os estudos no que quer e tem como objetivo e a famosa prática, é ela que fará tu aprender e dominar os conceitos e etc.