[AJUDA] Perdidaço

Bom dia galera!

Bom, venho aqui como um completo novato, em praticamente TUDO o que vocês imaginarem sobre computação. Por isso decidi vir aqui no GUJ, por sempre ter ouvido falar do fórum e etc.

Sou programador Lua para embarcados. No entanto, em minha faculdade tive uma experiência bastante ruim com Java, no que diz respeito à conceitos de OOP, UML, Java básico, enfim… Acho que já deu pra vocês entenderem.

Peguei inúmeros apostilas e livros na época, e aquilo parecia grego. No entanto, a questão atual é que um monte de dúvidas me aparecem. Vamos lá:

1. Quero começar a investir em desenvolvimento Android. Portanto, sabendo que Android usa muito XML e que é essencialmente programado em Java, vale a pena eu estudar EXCLUSIVAMENTE Java antes de começar a estudar Android?

2. Não sei por onde começar. Assumindo que até hoje, graças a uma formação pífia que tive na faculdade, ainda tenho que aprender quase TODOS os conceitos (de OO, de Java, de Full Stack, etc). Por onde seria razoável?

3. Materiais de certificação servem para aprender a linguagem, ou se destinam a quem já programa nela?

Ficarei muito grato por todas as respostas.

Muito obrigado galera!

[]'s

1 ) Não.

2 ) Não há como aprender todos os conceitos ou, pelo menos, levaria tempo demais, então, tens que focar naquilo que pode ser importante para ti. Conceitos como OO, desenvolvimento ágil, TDD, Clean Code (que envolve SOLID) e outros que venham a ser discutidos e aplicados em Android (como boas práticas e etc);

3 ) Depende. É muita ampla a pergunta. A OCJP 1 do Java 8 é interessante estudar também quem nunca trabalhou, por abordar o básico (declaração de variáveis, métodos e afins são abordados, por exemplo). Se começar a se aprofundar mais, aí talvez seja mais interessante ter experiência.

Penso que o interessante é buscar não ampliar demais seu “leque”, focar os estudos no que quer e tem como objetivo e a famosa prática, é ela que fará tu aprender e dominar os conceitos e etc.

Abraços.

1 curtida
  1. Sim, com certeza. Um bom roteiro é a apostila da Caelum, FJ11(acho) e um livro (Use a cabeça Java). No Coursera tem um curso de Java for Android.

2. Java básico, OO Java, Design Patterns

3. Não é necessário. Não precisa ser um expert em Java para programar Android.

Depois de aprender o básico em OO Java, pode começar a estudar também o Android.

1 curtida

Nel,

Cara, valeu… é desse tipo de informação que eu precisava também. Como sou bem novo nos conceitos, acredito que tenho que começar a conhecer isso. Desenvolvimento para embarcados é COMPLETAMENTE diferente de desenvolvimento front/back end. Valeu mesmo pelas dicas!!

A_H_Gusukuma,

Velho, sem dúvida, a Caelum parece que tem excelentes apostilas. Mas acho que traumatizei, por que na facul eu pegava as apostilas deles e tudo o que eu estudava nelas o prefessor ia lá e confundia a gente na sala com um monte de observações estranhas. Vou tentar dar uma segunda olhada, agora neste momento.

Quanto ao curso, acho que é exatamente o que eu precisava. Pra mim, video aulas funcionam bem melhor do que livros. Juntando o que vocês falaram, estou começando a ver algumas luzes pra começar a caminhar.

Quero em seguida começar a desenvolver para iOS. Como sei que Swift também é OO, acredito que tudo será muito válido! Percebi que você tem vários posts sobre desenvolvimento Android e mobile. Tem algo como que um comparativo entre Android e iOS que possa me indicar?

Agradeço muito por toda a ajuda galera!! Muito obrigado mesmo!!

[]'s

1 curtida