Então estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UNISINOS-RS, agora em julho acabo o terceiro semestre, restando então +3 semestres, até que estou gostando do curso ( estou com uma média global de 8 e uns quebrado até que ta razoável para alguém que nem técnico fez, e minha universidade é nota 5 no ENADE em Análise )
Mas o que eu sempre quis fazer era CC ou Engenharia da Computação, mas como não tinha dinheiro fiz o ENEM e consegui bolsa pelo proUni pra Análise ( porque a nota era menor para concorrer ) porém na minha universidade existe a possibilidade de transferir a bolsa para um curso “similar”, ai eu estava pensando uma coisa muito loca:
1- Mudar de Análise para CC ou Engenharia ( Qual vocês acham melhor ?, eu gostei mais de Engenharia pela grade curricular );
2- Caso eu consiga transferir, após acabar CC ou Engenharia, pagar para cursar os 3 semestres restantes de Análise;
Assim eu teria graduação em (CC ou Engenharia) e Análise…
Vale a pena profissionalmente ? Não me importo de estudar gosto muito aliás, faço 21 anos em julho… acho que até uns 25-27 teria as duas graduações ai faria um MBA… Por que vamos pensar, se continuar assim com 22 vou acabar Análise, e dizem que não vale a pena fazer MBA antes dos 25…
Outra coisa preciso começar logo trabalhar na área, 20 anos é tarde ? Vocês começaram em que idade ? Começaram com suporte, desenvolvimento, … ?
Por favor respondam as perguntas, é muito importante para mim.
Particularmente acho que experiencia vale muito mais que qualquer titulo(seja graduação, pós, mestrado, certificação, MBA)…
Não quero dizer que não vale a pena fazer isso tudo(eu fiz e foi o start da minha carreira), vale sim, porem a maior parte do conhecimento que tenho hoje foi adquirido durante o trabalho, quando você tem um problema e tem que realmente correr atras da melhor solução…
Não acho que ter 2 graduações(similares) vão te permitir um melhor posicionamento no mercado de trabalho, se for para gastar grana mesmo procura uma certificação que seja pre-requisito para a maior parte dos empregos, e inicie o quanto antes no mercado de trabalho.
Também não vejo vantagem nenhuma ter 2 graduações…
Agora trocar um curso tecnólogo (3 anos) para um bacharel (4 ou 5 anos), aí sim compensa…
Com relação a iniciar com trabalho, eu sempre trabalhei com desenvolvimento, comecei com 20 anos tb e me formei com 22 anos. Sai da faculdade com 3 anos de experiência já, o que me fez ficar muito a frente dos outros que nunca tinha trabalhado na area. Não sai da graduação “perdido”…
Duas graduações vai depender muito do que você busca… Primeiro, realizar as duas graduações pensando no mercado de trabalho acredito ser desnecessário, pois as graduações se complementam tanto CC quanto Engenharia (Análise está dentro das duas de uma certa maneira).
Mas você não deveria pensar no mercado de trabalho, como nosso amigo disse antes, o que importa muitas vezes é a experiência e a faculdade acaba se tornando um diferencial (no meu modo de ver inútil, pois a faculdade onde você estou não diz o quão bom você é em algo, porém as empresas não tem muita escolha na hora de comparar profissionais iniciantes).
Pensando no conhecimento, sugiro que você faça um bacharelado, CC ou Engenharia (puxo mais para Engenharia, até porque sou Engenheiro e posso te dizer com certeza o quanto foi gratificante fazer esse curso). Um professor da faculdade sempre dizia, Engenheiro é o profissional que aprendeu a aprender… digo isso porque nenhum curso vai te preparar por completo para o mercado de trabalho, porém ele te dará capacidade para evoluir a partir de um certo ponto e isso com certeza a Engenharia consegue até pela excessiva carga de cálculo e física que temos que compreender durante a faculdade, digo isso porque o esforço mental que você fará para compreender isso é bem maior do que compreender Orientação a Objetos por exemplo…
Isso é um diferencial, porém seu e não algo visto pelas empresas, entretanto sacrificando um pouco agora, pode compensar muito na frente… até porque sua curva de aprendizado será maior (uma exponencial como diria meu professor).
Um conselho, não de foco no aprendizado de uma linguagem, antes disso aprenda e entenda muito bem lógica, serio mesmo pense em lógica e deixe que a ferramenta voce irá aprender no dia a dia trabalhando com ela.
Agora, uma observação, isso que falei serve para todos que fazem um curso de bacharelado ? Não… Conheço pessoas que nem graduação tem e estão anos luz na minha frente, tanto em capacidade de aprender quanto experiência . Mas, uma graduação é algo que você leverá pela vida inteira e a pós são apenas complementos, ou seja, começe certo para terminar certo (isso se refere a fazer cursos mais ou menos e depois vir falar que faz uma pós numa USP da vida e está tudo certo).
Fica ai minha opinião e espero ter sido util…
Então eu não acho que os dois cursos sejam parecidos, Engenharia é muito mais focado em cálculos, hardware… Análise é muito mais focado em analisar processos e negócios para facilita-los através de algum software…
Eu vi a grade curricular de engenharia, e só tem umas 5 cadeiras que são iguais de análise, se bem que tem algumas que se equivalem, mas não sei se a Universidade iria aceitar…
Ai fiz 18 até agora, e só ia aproveitar 5 seria foda, se bem que umas 2 aproveito como horas complementares e tem 1 de livre escolha, tornando assim 8/18 aproveitáveis …
Análise tava legal os 2 primeiros semestres mas agora ta ficando muito chato, aquele papo de CMMI, e coisas burocráticas não é pra mim, gosto muito mais de algo mais técnico…
Mas por outro lado Engenharia o deve ser foda, muito calculo e são 10 semestres …
Fui ver a média salarial de iniciantes em Análise vs Engenharia e engenharia ganha umas 3x mais… não sei se é realidade ou papo da mídia…
Como eu te disse, ai depende da experiência de cada um e sim Engenharia também realiza analisa de processo e negócios… provavelmente você vai ver isso na matéria de engenharia de Software ou sei la qualquer nome que de para a matéria. Engenharia não é parecido, ela complementa o que voce ve em Análise, fora as cargas de calculo, fisica, eletrica, eletronica, IA, computação gráfica e por ai vai…
Questão salárial não faço ideia, só pense no seguinte, baseado em seu curso atual você será capaz de competir com alguem que fez engenharia ? Mas no final tenha em mente que é a experiência que conta!!
Competir na parte de software, desenvolvimento provavelmente, mas agora na parte de hardware com certeza não… Vou esperar até o meio do ano pra decidir e arrumar um trabalho até la, ai vou ver o que faço, obrigado !