[quote=ManoJava]Passa ai seu problema, quem sabe podemos ajudar, afinal o forum é pra isso e suas duvidas ajudarão outras pessoas com problemas. ok
Att.[/quote]
Ok amigo, ai vai …
Estou utilizando o banco de dados firebird. No banco eu faço essa select e funciona: SELECT * FROM LANCARCONTASRECEBER where LANCARCONTASRECEBER.DATAEMISSAO between ‘01.11.2009’ AND ‘30.11.2009’
Dai essa mesma select, se eu passar ela no irepot, tambem funciona, MAS , se eu passar ela dessa forma com parametros: select * from lancarcontasreceber where lancarcontasreceber.DATAEMISSAO between $P{dataInicial} and $P{dataFinal}, não funciona. Eu criei os parametros no ireport … Os parametros dataInicial e dataFinal são do tipo jata.util.Date … dai eu passo um falor default para elas … só para fazer teste … new Date (2009/11/01) e new Date(2009/11/30)
Bom não sei como resolver, notem que eu informei o LANCARCONTASRECEBER.DATAEMISSAO, fiz isso somente para fazer testes, mas no caso, como o relatorio é de contas a receber, não posso pegar a dataEmissao , e sim o vencimento … no caso tem um campo na tabela do banco, que se chama DATAVENCIMENTO ela é do tipo String … o mais correto seria passar a DATAVENCIMENTO e converte-la para data e depois passar ela na select …
MAS NAO SEI FAZER ISSO … 
Notem por favor a figura em anexo, é a figura do meu form de relatorio …
Notem, sei que essa query que eu fiz esta incompleta, no caso preciso de uma query, que faça essa busca por periodo de vencimentos, conforme eu citei acima; que ordene por: clientes, vencimentos, data pagamento (no caso por data de pagamento, teria que buscar tambem em outra tabela que se chama QuitarContasReceber, a unica diferença dessa tabela para a tabela de lancarContasReceber é o campo datavencimento que é do tipo string e o campo dataPagamento que é do tipo date - os restos dos campos sao iguais), continuando, essa query, tambem devera ter uma select que pega todos os clientes do banco, ou apenas o cliente selecionado, terminando assim, se voce quer um relatorio de contas a receber ou contas recebidas …
Pessoal sei que isso é complexo …
Mas por favor, todas as informações que eu puder passar me avisem que eu passo,
Realmente eu preciso de ajuda.
Obrigado a todos.
Renato Soares