“Veja como você pode ajudar a multiplicar por 6 a doação que o BR-Linux fará à Wikipédia no final de fevereiro.”
“Após a recente divulgação de que Florence Devouard, a chairwoman da Wikimedia Foundation desde outubro do ano passado, usou seu espaço na conferência LIFT 2007 para (entre outros temas) informar ao público que a Wikipédia tem recursos financeiros para manter seus servidores no ar por mais 3 a 4 meses apenas, e que na ausência de novos recursos, não é impossível que a enciclopédia on-line venha a desaparecer, resolvi que deveria fazer a minha parte.”
Não sei por q não passam a Wikipédia pro Google, acho que o Google teria interesse em manter o projeto, e os lideres da Wikipédia podiam ir trabalhar pro Google administrando o projeto…
E acho que bastava uma coluna ou barra de publicidade do Google, e eles já ganhavam bastante dinheiro…
Não vejo problemas em fazer isto, é uma questão de sobrevivência…
[quote=eduveks]Não sei por q não passam a Wikipédia pro Google, acho que o Google teria interesse em manter o projeto, e os lideres da Wikipédia podiam ir trabalhar pro Google administrando o projeto…
E acho que bastava uma coluna ou barra de publicidade do Google, e eles já ganhavam bastante dinheiro…
:?
[/quote]
O Goooooooogle já tinha demonstrado interesse em comprar o Wikipedia há algum tempo atraz pois esse projeto tem a mesma ideologia do Google, porém o pessoal(Wikipedia) não quis negociação.
Acho que com essa crise do Wikipedia o Google irá dar uma investida.
[quote=Paulo Roberto Schiavon][quote=eduveks]Não sei por q não passam a Wikipédia pro Google, acho que o Google teria interesse em manter o projeto, e os lideres da Wikipédia podiam ir trabalhar pro Google administrando o projeto…
:?
[/quote]
O Goooooooogle já tinha demonstrado interesse em comprar o Wikipedia há algum tempo atraz pois esse projeto tem a mesma ideologia do Google, porém o pessoal(Wikipedia) não quis negociação.
Acho que com essa crise do Wikipedia o Google irá dar uma investida.
[/quote]
Acho q os caras do Wikipedia estão sendo um pouco orgulhosos não sei… os dois ganhavam e muito com a união, os caras do Wikipedia iam poder ter bons salários e parte dos lucros, e depois não ficavam ai choramingando na net…
Onde já se vio um projeto desta dimensão sem nenhum suporte sólido, a sorte q mesmo q o Wikipedia morra o Google tem o bakcup em cache…
já vi uma discussão parecida numa outra dessas crises da wikipedia. colocar anúncios do google adsense num site com esse conteúdo deixaria qualquer um milionário em alguns minutos, mas parece q isso vai contra os princípios da toda poderosa wikipedia…
da última vez eu até doei, dessa vez não sei não. acho muito idiota esse puritanismo deles em não querer colocar anúncios nas páginas. morra. sem uma empresa sólida por trás, como já foi dito, se não morrer agora morre na proxima crise.
se morrer, logo aparece algum substituto. de repente até através do google ou outra grande empresa.
[quote=eduveks]
Acho q os caras do Wikipedia estão sendo um pouco orgulhosos não sei… os dois ganhavam e muito com a união, os caras do Wikipedia iam poder ter bons salários e parte dos lucros, e depois não ficavam ai choramingando na net…
Onde já se vio um projeto desta dimensão sem nenhum suporte sólido, a sorte q mesmo q o Wikipedia morra o Google tem o bakcup em cache…
:twisted: [/quote]
Acredito que a questão seja que é possível existir um projeto inteiramente livre e independente de um “patrono”.
A Wikipédia ser totalmente livre é sem sombra de dúvida uma espécie de garantia da imparcialidade da mesma.
E o outro lado da moeda é esse mesmo: falta grana porque a coisa não visa o lucro, algo que corre o risco de mudar se a Wikipéia se submeter a alguma corporação.
[quote=AugustoCSS]acho muito idiota esse puritanismo deles em não querer colocar anúncios nas páginas. morra. sem uma empresa sólida por trás, como já foi dito, se não morrer agora morre na proxima crise.
se morrer, logo aparece algum substituto. de repente até através do google ou outra grande empresa.[/quote]
É complicado mesmo, mas acho importante o cara ter a coragem de arriscar e viver com seus princípios e até acreditar que se não for pela comunidade ele não quer. Até porque eles venderem é até bem fácil.
[quote=otaviofcs][quote=AugustoCSS]acho muito idiota esse puritanismo deles em não querer colocar anúncios nas páginas. morra. sem uma empresa sólida por trás, como já foi dito, se não morrer agora morre na proxima crise.
se morrer, logo aparece algum substituto. de repente até através do google ou outra grande empresa.[/quote]
É complicado mesmo, mas acho importante o cara ter a coragem de arriscar e viver com seus princípios e até acreditar que se não for pela comunidade ele não quer. Até porque eles venderem é até bem fácil.
Tomara que eles consigam.[/quote]
Concordo. O uso comercial da wikipedia poderia distorcer o seu conteúdo. Uma enciclopédia que dependa de um “patrono” não é uma enciclopédia livre…
não é uso comercial, é sobrevivência. vai viver de princípios??? princípios pagam servidor hospedagem?
e além do mais, a wikipedia não precisa se vender. uns banners do adsense resolveriam o problema e pronto. ela não seria queimada na fogueira nem taxada de mercenária. simples. viver de doações é que tá difícil!
Depende, eles tem que criar um modelo comercial. Por exemplo: uma das maiores receitas da mozilla é aquela barra do google (à direita em cima, do lado da barra de endereços). Eles criaram um modelo de negócios que toda vez que você usa essa barra o google (para asia o default é yahoo) dá $$$ a fundação (http://weblogs.mozillazine.org/mitchell/archives/2006/03/mozilla_corporation_part_1.html).
Não acho que a Wikipedia deva se vender. Mas pode usar os anúncios do google ou do yahoo em uma pequena parte do site. Os caras que querem viver disso é que tem que descobrir a resposta…
Depende, eles tem que criar um modelo comercial. Por exemplo: uma das maiores receitas da mozilla é aquela barra do google (à direita em cima, do lado da barra de endereços). Eles criaram um modelo de negócios que toda vez que você usa essa barra o google (para asia o default é yahoo) dá $$$ a fundação (http://weblogs.mozillazine.org/mitchell/archives/2006/03/mozilla_corporation_part_1.html).
Não acho que a Wikipedia deva se vender. Mas pode usar os anúncios do google ou do yahoo em uma pequena parte do site. Os caras que querem viver disso é que tem que descobrir a resposta…[/quote]
acho que deu pra entender minha opinião quando eu disse “a wikipedia não precisa se vender” certo? não é difícil de entender, imagino.
como eu disse, uns anuncios (ou um modelo como vc disse, do mozilla) resolveria.
sobre o Linus, garanto que ele não vive de princípios, ideologias nem mesmo de esmolas (donations) via paypal… se prestar atenção verá q ele é apenas um milionário vestido de hippie.