Ajudinha sobre Java e Linux

Oi Pessoal

Já programo a bastante tempo em java, porém ainda estou me graduando, e ainda não entrei no mercado de trabalho.
O problema é que eu só conheço Windows, nunca mechi em linux. Mas ouvi dizer que a maioria das empresas grandes (tipo IBM) desenvolvem java em linux, e esse conhecimento é um bom diferencial.

Agora, por ser um total leigo em linux, queria saber de vocês qual distribuição eu deveria instalar pra ir aprendendo, ou seja, uma distribuição que vocês acham ou sabem que é mais usada nas empresas que desenvolvem sistemas java (e que seja facil de adquirir ou fazer o download tbm).

Acredito que desenvolvimento em Java seja uma coisa igual pras duas palataformas (essa é uma das razões p/ ela ser uma linguagem com boa portabilidade). Sobre as distros de Linux, depende de onde vai ser instalado. Por exemplo, em servidores os mais usados (acredito eu) ser Slackware e Debian (que são um pouco complicadas). A mais fácil de se aprender é Ubuntu. SuSe acho que também é, mas não vale a pena pelos rolos que tá tendo com a Microsoft.

Eu infelizmente não consegui configurar minha placa de vídeo no Slackware. Antes usava Slack e agora, com o notebook, tenho que usar Ubuntu, pois no Slack as imagens ficam horríveis (MESMO).

A maneira de se desenvolver em Java acredito ser a mesma, tanto em Linux quanto em Windows. Só que, senão me engano existem diferenças quando classes de Threads são usadas, mas não tenho certeza.

Não sei se fui claro… foi mal!

opa dedejava… valew ae

A forma de desenvolver acredito ser igual mesmo… quanto a isso, sem problemas.

A maior duvida era mesmo sobre qual distribuição instalar para minha “iniciação” em linux, pq muitos amigos falam q por exemplo na IBM soh se desenvolve java em Red Hat… ai fikei meio cabreiro com isso.

Mas ja ouvi falar desse Ubuntu ae… se pah vou instalar ele pra ver qualé a desse linux

É o mais fácil… mas não aprende muita coisa não…
Se você quer aprender mesmo, pegue uma difícil, se bata e aprenda bastante. Tem MUITO conteúdo na Internet. Na minha opinião, se você conhece Slackware você pode dizer que conhece Linux (qualquer outra distro). Eu conheço uma boa parte do Slackware, mas ainda tenho MUITO o que aprender. Daqui uns 3, 4 anos, quando trocar o notebook a primeira distro é o Slackware. Depois que você configura tudo e tal… fica perfeito cara, MUITO rápido.

Faça o seguinte (eu fazia assim): deixava tipo uns 20% do espaço do HD pra Windows e o resto pra Linux. Se você tá sem acesso à Internet por problemas de configurações de rede e tal, você entra no Windows procura, anota e vai pro Linux. Eu fazia assim… você não tem idéia de quantos papéis foram, mas quando terminou… a, ficou o bixo!

Abraço.

Olá, desenvolvo java no Suse Linux 10.3, e acredito que o Suse oferece grande facilidade de aprendizado. Você pode se cadastrar nacomunidade: http://www.susebr.org :wink:

Olá gibaholms blz,

Cara em relação ao Linux, como vc falou que tem pouco conhecimento nesta plataforma
te aconselho a dar uma olhada nesse site, na minha opinião o melhor material em português.

http://focalinux.cipsga.org.br/index.html

E em relação a distribuição, aconselho o Ubuntu, pois vc não terá problemas nos primeiros passos
nessa migração de sistema operacional, após algum tempo quando obtiver maior conhecimento vc
poderá decidir qual distribuição se encaixa melhor às suas necessidades…

http://www.ubuntu.com/

Espero que tenha ajudado… e qualquer coisa estamos por aqui.

Bem quanto ao Linux eu aconselho uma distro amigável, pois se vc cair logo de cara em uma distro mais complica irá ficar traumatizado quanto ao Linux. Eu utilizo o ubuntu e tenho gostado dele, embora seja muito amigável e alguns usuários avançados de Linux não gostem dele para vc começar a trabalhar é legal, dá para vc ir aprendendo Linux aos poucos e ir se desenvolvendo nesse ambiente operacional.

[quote]Olá gibaholms blz,

Cara em relação ao Linux, como vc falou que tem pouco conhecimento nesta plataforma
te aconselho a dar uma olhada nesse site, na minha opinião o melhor material em português.

http://focalinux.cipsga.org.br/index.html

E em relação a distribuição, aconselho o Ubuntu, pois vc não terá problemas nos primeiros passos
nessa migração de sistema operacional, após algum tempo quando obtiver maior conhecimento vc
poderá decidir qual distribuição se encaixa melhor às suas necessidades…
[/quote]

Valew pela dica joaosouza!!

Não conhecia esse tutorial, mas eh perfect !!! Curti bastante!

O foca é o melhor guia. Bote fé.

pyro,

Não necessariamente ficaria com trauma do Linux, mas alguém que não tem interesse voltaria pro Windows logo logo :slight_smile:
Eu comecei com Slackware e hoje uso Ubuntu (parece que regredi), por 2 motivos: facilidade no dia a dia e placa de vídeo.

Só falei em trauma pois o Linux “perde” muitos novos usuários por isso, o cara não sabe que existem diferenças entre as várias distros, ele escolhe uma distro mais complexa não consegue usar, assume de forma erronea que o Linux não presta e nunca mais utiliza.
Tirando que alguns usuários de Linux parecem que vivem a 15 anos atrás, odeiam fazer a coisa em modo gráfico (mais fácil) e adoram ficar digitando linhas e mais linhas no terminal, achando isso o máximo. Junto tudo isso e o iniciante nunca mais vai querer tentar usar Linux.

[quote=pyro]
Tirando que alguns usuários de Linux parecem que vivem a 15 anos atrás, odeiam fazer a coisa em modo gráfico (mais fácil) e adoram ficar digitando linhas e mais linhas no terminal, achando isso o máximo. Junto tudo isso e o iniciante nunca mais vai querer tentar usar Linux.[/quote]

Adminstradores de sistema fazem isso, não pra se acharem os caras, digo os “verdadeiros” administradores de sistemas. Eles fazem isso pela produtividade e por conseguir informações valiosas que um modo grafico poderia esconder.

Não sou admin de sistemas, praticamente não uso o console. Utilizo o console apenas para inicializar meus servidores EE e banco de dados.

Novamente, liberadade de escolha torna-se um problema. O problema não é a quantidade de opções e sim a preguiça em pesquisar e estudar a melhor opção para seu problema.

Agora, em relação ao topico. Se vc quer apenas o linux para desenvolvimento com java, escolha uma distribuição mais voltada a usuarios iniciantes como ubuntu, opensuse, fedora (RedHat), pclinux. Se vc quiser uma distribuição para vc estudar LINUX, opte por um slack, debian, ou outros BSDs, como freeBSD, openBSD, solaris, etc

Realmente, adm de rede usam o console porque é melhor para eles, mas me referi a usuários que acham bonito usar console, copiam e colam comandos e nem sabem analisar a saida direito, se vc entrar em um forum de Linux sempre acha gente assim.

Ninguém deveria ter medo do terminal. É simples e rápido trabalhar com ele.

Eu uso o console intensamente por 2 motivos básico.

  1. os comandos são mais padronizados. As interfaces gráficas de cada distribuição são, muitas vezes, front-ends para aplicações de terminal. O que faz muito sentido. O cara pega algo que já funciona (como o ifconfig para configurar placas de rede) e coloca um front-end mais amigável (como o nm-applet do gnome) . Simples assim (em verdade o nm-applet também é front-end para o wireless, mas isso é outra história). Dessa forma, ao usar o terminal, não preciso me ligar em cada distro;
  2. acesso vários servidores remotamente (tanto internos quanto de clientes) e muitas vezes o caminho eficiente/único disponível é por ssh. E aí é terminal puro…

de qualquer maneira, ao longo do tempo você vai se habituar, se realmente precisar…

fui um pouco impreciso, mas não quero me alongar :).

abraços e boa sorte,

otávio

Eu instalei o Ubuntu em casa porém a minha esposa reclama que na hora de dar upload ela não consegue ver os thumbnails

Já usei o Kurumin também, ele é KDE (tem thumbnails) vc pode também pegar o kubuntu que é KDE.

[quote=pyro]Só falei em trauma pois o Linux “perde” muitos novos usuários por isso, o cara não sabe que existem diferenças entre as várias distros, ele escolhe uma distro mais complexa não consegue usar, assume de forma erronea que o Linux não presta e nunca mais utiliza.
Tirando que alguns usuários de Linux parecem que vivem a 15 anos atrás, odeiam fazer a coisa em modo gráfico (mais fácil) e adoram ficar digitando linhas e mais linhas no terminal, achando isso o máximo. Junto tudo isso e o iniciante nunca mais vai querer tentar usar Linux.[/quote]

Isso é bem verdade mesmo. Quando perguntam “Qual distro eu uso pra aprender Linux?”, na hora a resposta é a mais difícil, mas se perguntam “Qual distro é a mais fácil prum usuário?”, a resposta é Ubuntu ou essas que vemos intensamente no dia a dia.

Essa de fazer as coisas no terminal, eu curto (não tanto como uns). Mas eu acho que isso acontece pelo fator segurança… como ir pra partição do Windows. Eu vou usando comandos mesmo, mas porque estou acostumado do tempo que usava slackware. Empacotar usando bz2 ou tgz é a mesma coisa, sendo que a maioria das coisas existentes hoje podem ser feitas através do modo gráfico.

Modo gráfico vs “modo texto”,
dá pra fazer muito mais coisas com o shell, como expressões regulares para apagar arquivos com características específicas, etc.
e também os tutoriais são mais fáceis de explicar em modo texto.
Acesso remoto para suporte é muito mais leve.
É mais uma questão de necessidade do que de gosto.

Modo gráfico
muito mais amigável!
não saberia viver sem.

Um amigo meu me falou pra colocar um tal de “Conectiva”… o que vocês tem a dizer sobre ele ? alguem ja usou ?

Cara, o conectiva eu achei que nem existia mais. Senão me engano a fabricante do Mandrake comprou a Conectiva e virou Mandriva, algo assim.

Pra usuário que não quer se preocupar com muitas coisas a melhor é Ubuntu, sem sombra de dúvidas.
Mas pra quem quer aprender é uma distro mais “Pesada”, tipo Slackware.

Se quiser utilizar uma distro Linux fácil então é Ubuntu. Uma outra alternativa é o Red Hat Linux, mas é menos intuitivo que o Ubuntu. Se quiser escovar muito bits então aconselho o Gentoo ou Slackware ou Debian.

Com relação ao uso do Java,

as distro trabalham praticamente iguais, com relação as distribuições, é importante se ter em mente que:

Basicamente existe três grades distribuições:
Debian
Redhat
Slackware

A Debian é a favorita nos ambientes acadêmicos e é onde se tem o maior número de bases instaladas. Muito provavelmente seja a distriuição com o maior número de links e papers pela internet, pela razão já citada. E pelo mesmo motivo é considerada uma das mais “frageis”, na realidade é onde se estuda muito a evolução do próprio kernel e naturalmente onde se encontra os bugs primeiros. Isso não significa que não existam nos outros, mas as fragilidades que eu cito é consequência da popularidade.

O redhat é e sempre foi a linha mais comercial, logo é onde se encontra empresas de grande porte dando suporte e soluções corporativas, como clusterização, virtualização etc.

O Slackware é conhecido como o mais díficil, pessoalmente não acho, é uma das distribuições mais estáveis, na realidade Patrick Volkerding defende e defendeu uma filosofia de “empacotar” as versões que na combinação fossem mais estáveis. Isso significa que nem sempre você terá a última versão do X ou do gcc disponível. Por outro lado, é a versão com menos problemas de compatibilidade, menor consumo de memória e melhor performance para servidores e aplicações web. Nos testes que fizemos aqui na UFPR, ele superou os concorrentes em vários pontos.
Apenas em aplicações de banco de dados, como Oracle, PostgreSQL e os BDB em que a Redhat foi superior.

Com relação aos outros linux comentados, vale a pena saber que:
Ubuntu, derivado do debian, tornou-se popular por ser uma das primeiras distro a trazerem a tecnologia que ainda esta(va) em desenvolvimento pela equipe da Suse, o Xgl/beryl.
Conectiva, Mandrake, Mandriva, e outros são derivados da redhat.
O fedora é a versão “livre” da redhat
O gentoo é derivado do slackware

Um detalhe a mais com relação ao debian, ele é (normalmente) o que leva mais tempo para lançar uma versão estável. A última versão (versão 4) foi lançada no dia 26/12/2007.

E com relação a alguns sites que gosto muito:
http://www.vivaolinux.com.br/ - site com diversos artigos, predomina o slackware, mas tem artigos de todas as distros.
http://www.linorg.usp.br/ - um dos melhores mirrors no Brasil para baixar as distro, alias um bom mirror do debian é o link da ufpr.
http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/
http://www.slackwarebrasil.org/
http://www.linuxpackages.net/ - O maior depósito de pacotes para serem instalados no slackware que conheço.
www.ubuntu-br.org
planeta.ubuntubrasil.org
www.br.redhat.com
http://www.debian.org/

fw