Estou com a seguinte questão.
Aqui mesmo no fórum, localizei estes comando para o redimensionamento automatico do JFrame.
private void redimensionarTela() {
Toolkit kit = Toolkit.getDefaultToolkit();
Dimension tamTela = kit.getScreenSize();
//Pegando a largura total da tela
int larg = tamTela.width;
//Pegando a altura total da tela
int alt = tamTela.height;
/*Se você quiser que o seu JFrame ocupe 70% da tela por exemplo
multiplique a largura e altura totais por 0,7*/
//Mandando o JFrame utilizar suas dimensões
desktop.setSize(larg, alt);
}
mais a minha duvida é a seguinte.
Primeiramente eu coloquei os comando acima dentro deste metodo redimensionarTela(), não sei tambem se é o certo, mais usando estes comando como faço para redimensionar o projeto na execução dele?
Poderiam me ajudar?
Algo que eu estava esquecendo, eu coloquei este metodo logo abaixo do initComponents() para iniciar na execução pensando que isto iria resolver, mais não sei agora se é o meu Netbeans, ou meu computador, ou também não é o correto né, enfim, mais quando adiciono este metodo o projeto só fica carregando e não abre, e quando tiro executa normalmente.
Eu estava fazendo isso para ficar de acordo com a barra de tarefas, mas como o nosso colega falou @Chaybelucas é melhor utilizar o método dele, se for para iniciar já maximizado
Não.
Ce tem duas opções(a segunda é a mais indicada)
1 Opção
Usar o setBounds(); para dar set na posição de cada componente. Porém, caso o cliente tenha uma tela de dimensão diferente da sua, os componentes não vão se ajustar à tela dele, porque você definiu posições fixas usando setBounds();
seuFrame.setLayout(null); // não fará uso de layout. Não é a maneira correta. seuComponente.setBounds(20,20,100,30); // setBounds(posição x, posição y, largura, altura); seuFrame.add(seuComponente);
2 Opção
Usar um layout no seu JFrame ou JPanel, que irá fazer o trabalho de redimensionar os componentes para as dimensões que o sistema for aberto. Porém, mais que um simples GridLayout() ou outro layout, melhor ainda é o Layout Manager, que sinceramente ainda estou aprendendo a usar. Esta é a forma correta de se criar uma tela com componentes, já prevendo a possibilidade de mudar as dimensões de um monitor. Dessa forma, os componentes se ajustam à JFrame.