Além do inglês, qual outro idioma seria bom ou necessário saber para as áreas relacionadas a TI? Chinês, alemão, italiano, francês etc.?
O inglês ainda é o principal idioma para TI por uma série de razões. A começar das linguagens de programação, a maioria criada em inglês, passando pela troca de informações com a comunidade geek internacional e a leitura de noticiários e white papers para a atualização dos conhecimentos.
Com a exportação de serviços de software, o profissional brasileiro tem também que ser fluente em inglês, para poder conversar e argumentar com os clientes offshore de qualquer país. Não adianta entender, ler bem ou apenas ?se virar? em inglês ? a conversação fluente é fundamental para negociar e definir pontos importantes dos projetos.
O maior mercado para os serviços brasileiros de TI é o dos Estados Unidos, por conta de seu tamanho e do fuso horário, semelhante ao que temos aqui. Esse é um grande trunfo que temos em relação aos indianos e chineses e devemos aproveitar bem.
Outro mercado importante para o Brasil é o dos países de língua espanhola, como México, Chile e Argentina. Eles são numerosos, estão próximos de nós e demandam muitos serviços em que o Brasil é competitivo. Assim, quem quiser ampliar suas possibilidades deve apostar no espanhol.
Os outros idiomas que você citou, como o chinês, interessam se sua intenção for trabalhar com ou em empresas desses países ou mesmo morar lá por algum tempo.
Em suma, se a intenção for trabalhar no Brasil, inglês e espanhol resolvem boa parte de suas necessidades de comunicação. Se for trabalhar fora daqui, dedique-se a aprender o idioma do país para onde pretende ir. E lembre-se: saber mais ou menos é insuficiente para a vida profissional.
fonte: info