Além do inglês, qual outro idioma seria bom ou necessário saber para as áreas relacionadas a TI? Chi

Além do inglês, qual outro idioma seria bom ou necessário saber para as áreas relacionadas a TI? Chinês, alemão, italiano, francês etc.?

O inglês ainda é o principal idioma para TI por uma série de razões. A começar das linguagens de programação, a maioria criada em inglês, passando pela troca de informações com a comunidade geek internacional e a leitura de noticiários e white papers para a atualização dos conhecimentos.

Com a exportação de serviços de software, o profissional brasileiro tem também que ser fluente em inglês, para poder conversar e argumentar com os clientes offshore de qualquer país. Não adianta entender, ler bem ou apenas ?se virar? em inglês ? a conversação fluente é fundamental para negociar e definir pontos importantes dos projetos.

O maior mercado para os serviços brasileiros de TI é o dos Estados Unidos, por conta de seu tamanho e do fuso horário, semelhante ao que temos aqui. Esse é um grande trunfo que temos em relação aos indianos e chineses e devemos aproveitar bem.

Outro mercado importante para o Brasil é o dos países de língua espanhola, como México, Chile e Argentina. Eles são numerosos, estão próximos de nós e demandam muitos serviços em que o Brasil é competitivo. Assim, quem quiser ampliar suas possibilidades deve apostar no espanhol.

Os outros idiomas que você citou, como o chinês, interessam se sua intenção for trabalhar com ou em empresas desses países ou mesmo morar lá por algum tempo.

Em suma, se a intenção for trabalhar no Brasil, inglês e espanhol resolvem boa parte de suas necessidades de comunicação. Se for trabalhar fora daqui, dedique-se a aprender o idioma do país para onde pretende ir. E lembre-se: saber mais ou menos é insuficiente para a vida profissional.

fonte: info

http://guj.com.br/posts/list/60838.java#319515

LPJava, não quero parecer irônico, mas acho que português. Pelo menos no Brasil, é preciso saber a língua portuguesa para trabalhar com TI, coisa que falta pra muitos. Inclusive pra eu! :lol: 8)

ah concerteza… mais as demais linguas seria “alem do portugues”. hehe Coloquei a materia pq, uma vez vi um topico… sobre um usuario que tava com o pé atras de qual idioma fazer… e achei interessante… mais acho que o topico deve ser excluido por ser fonte da info… e nao tem haver com java…

ah concerteza… mais as demais linguas seria “alem do portugues”. hehe Coloquei a materia pq, uma vez vi um topico… sobre um usuario que tava com o pé atras de qual idioma fazer… e achei interessante… mais acho que o topico deve ser excluido por ser fonte da info… e nao tem haver com java…[/quote]
Miguxês

Pequeno dicionário miguxês-português :twisted: :twisted: :twisted:
concerteza = com certeza veja
mais != mas

Acho que conhecimento nunca é demais…
E exemplo, aqui na empresa, temos clientes chineses, os sistemas antigos
estão todos em inglês, fizemos uma tela de teste em chinês e os cara se mijaram de felicidade :smiley:

alem do português claro, acho muito mais proveitoso a pessoa se aprofundar no inglês o máximo possível do que ficar preocupado em aprender 4, 5, 6 linguas e no final das contas nao falar fluentemente nenhuma

Não vou dizer qual a empresa para não queimar. Só posso dizer que era grande, dessas multinacionais com sede no vale do silício e tudo, do ramo de hardware, redes, etc.

Estava eu lá fazendo o senhor curso deles para certificação, adorando. O material deles (conteúdo) era ótimo e o sistema de apoio ao ensino que eles tinham era excelente, feito em Java e flash.

Tudo isso contrastava com o português medonho, inacreditável, com erros de ortografia dos mais toscos, às vezes prejudicando o entendimento.

Pra chegarem nesse ponto, só posso tirar uma conclusão: não estavam nem aí pra língua portuguesa.

Além de ser essencial hoje em dia(e principalmente em TI), inglês é muito fácil de se aprender e tem muitos lugares onde se pode praticar.
Acho espanhol necessário às vezes também, mas é bom saber.

Ainda quero aprender alemão(sei o básico), francês e, se possível, italiano(chinês, quem sabe um dia).

Acho que Chinês, Inglês, Hindi-Urdu, Espanhol, Português, Bengali, Russo, Árabe, Afro-Asiático, Japonês, Francês, Alemão, Wu, Javanês(principalmente), Coreano, Italiano, Marata, Telugu, Tâmil, Lanka, Cantonês e Ucraniano. Assim vc praticamente não perde nenhuma vaga…

Agora falando sério, acho que o inglês para se comunicar é suficiente. Nem precisa falar tão bem…

O mundo está numa paranóia que todo mundo tem que ser super-homem agora, falar várias linguas, saber tudo sobre tudo.

Para com isso… Estude o que você gosta e vai ser feliz.

Não esqueça de aproveitar o sábado de sol com seu filho (quem tiver) ou sua namorada (quem tiver), ou sozinho mesmo.
[]'s

Além do nosso idioma E do inglês, seria muito bom se os profissionais de TI soubessem Java :twisted:

http://aurelio.net/web/miguxeitor.html

eu AxXxU JavAH mTu legaU i axXxU KI dEVeriAmuxXx apRendE INGLexXx…eSpANHow i PorTUgUexXx…saUm SUFicieNtixXx

Primeiro português, que é o menos trivial. Depois inglês. Se ainda sobrar tempo um espanhol pra xingar os hermanos não é de todo mal. :smiley:

[quote=Leozin][quote=flaleite]
Miguxês

Pequeno dicionário miguxês-português :twisted: :twisted: :twisted:
concerteza = com certeza veja
mais != mas
[/quote]

http://aurelio.net/web/miguxeitor.html

eu AxXxU JavAH mTu legaU i axXxU KI dEVeriAmuxXx apRendE INGLexXx…eSpANHow i PorTUgUexXx…saUm SUFicieNtixXx[/quote]

Muito bom, esta cada vez mais indispensável o miguxês, veja que ele esta invadindo o GUJ… mas já estou ficando quase fluente no miguxês, já nem preciso ler mais 4 vezes alguns posts para entender, agora só preciso ler 3 vezes…

Acho que deveria primeiro haver uma preocupação com o seu idioma nativo, e depois partir para outras línguas.

Há tá, saber português é o mínimo, mas antes de tudo ele é obrigatório.

Cansei de ler artigos tecnicamente excelentes com pérolas como “menas vantagem” ou “para mim fazer”.

Acho que o idela é o cara saber inglês e espanhol… mas como não gosto muito de espanhol, estava pensando em fazer um francês… foda é arrumar tempo :roll: