marcus.rodrigues:
Ola. Gostaria de saber se tem como fazer um programa em java para alerta de e-mail. No caso, eu tenho um programa que manda e-mail e tudo mais, só que eu precisava que, quando a pessoa recebesse o e-mail, além do e-mail, iria um alerta de aviso “Seu e-mail chegou” bem no meio da tela do computador (tipo uma pop-up ou estilo quando você está no msn e recebe um e-mail). Teria como fazer isto??
Muito obrigado!
Isso é mais chato que parece; e se pensar bem, você não precisa disso.
Por exemplo, se o destinatário é alguém que está usando o MS Outlook ou o Lotus Notes ou algum outro software corporativo de email, esse tal software já faz isso (mostrar o aviso de recebimento de nova mensagem).
Se o destinatário é um endereço do Google Mail ou do Yahoo Mail e se ele tiver o Google Toolbar ou o Yahoo Toolbar e se estiver configurado para dar avisos de email, isso também ocorre. Acho que o Microsoft HotMail também deve ter algum recurso parecido (sorry, nunca tive uma conta no Hotmail nem no MSN então não sei como e se funciona.)
Em outros casos, você precisa fazer um software que fique varrendo constantemente a caixa postal do usuário (e pode acreditar, amigo, isso é bem chato de fazer, porque é diferente para cada provedor de email, e pode até ser que não seja possível fazer isso), e inspecionando se chegou o tal email de confirmação. Isso quer dizer que vai ser um software bem intrometido e talvez muito pesado, se você resolver fazer em Java.