qual a principal diferença entre o s 2?
Eu suponho que você pesquisou por conta própria e está com dúvida em alguma parte, porque há bastante material sobre os dois, inclusive em português.
Dito isto, qual ponto exatamente você não entendeu ou precisa de ajuda?
Abraço.
sim pesquisei sim. o que eu gostaria de saber em que situação seria mais adequado utilizar um ao outro por exemplo.
tipo uma aplicação em que seja ideal utilizar kruskal e outra que seria ideal utilizar Prim
A recomendação é usar o algoritmo de Prim caso o grafo tenha muitas arestas (grafo denso), e o de Kruskal caso contrário. Não quer dizer que você não possa fazer o inverso, apenas que o algoritmo de Prim geralmente tem melhor desempenho nesse caso, se ambos forem devidamente implementados.
Note que, para grafos pequenos (menos de 1000 arestas, com uns 300 nós), a diferença provavelmente será mínima. Esse tipo de coisa só se torna realmente notável com grafos realmente grandes, provavelmente acima das 10 mil arestas, em computadores decentes. Para um projeto acadêmico pequeno, provavelmente tanto faz.
Minha memória pode estar falha mas, quando precisei implementar ambos (há uns 8 anos), o de Kruskal foi ligeiramente mais fácil.
Abraço.
obrigado, era exatamente o que procurava saber.
estava na duvida se faria muita diferença implementar um em detrimento do outro, mas minha dúvida foi sanada.